Educação Financeira

Como escolher entre os auxílios do governo?

Precisando de ajuda para entender os auxílios disponibilizados pelo governo? A gente te mostra tudo sobre eles. Saiba como escolher o seu benefício!

Anúncios

Nós deixamos tudo preparado para você saber como escolher e acessar os melhores auxílios do governo de Portugal. Vamos começar!

Selecione o seu benefício

125 euros para você
Suporte para o seu filho
Tenha o seu documento
Trabalhe no interior

Qual é o auxílio ideal para você?

Bandeira de Portugal e mão oferecendo ajuda
Afinal, qual o melhor auxílio para o seu perfil? Fonte: AdobeStock.

Existem diversos benefícios oferecidos atualmente pelo governo português. Eles são ideais para quem está passando por alguma dificuldade financeira. Bem como para quem quer encontrar melhores oportunidades de vida em Portugal.

Além disso, os benefícios atendem diferentes grupos de pessoas. Dessa forma, existem auxílios para todos, sejam estrangeiros, emigrantes, imigrantes e cidadãos que residem em Portugal!

E aí? Quer saber como escolher os auxílios do governo? Vamos comparar alguns desses benefícios e conhecer melhor como funcionam. Desse modo você poderá saber se tem direito e como solicitá-lo!

Abono de Família

Esse auxílio é recomendado para famílias carenciadas. O abono é direcionado ao sustento e educação das crianças e jovens.

O valor do abono é calculado a partir da renda familiar e pode variar de acordo com outros fatores, como idade da criança/jovem e número de crianças e adultos no agregado familiar.

Assim, quem tem direito ao abono são crianças de até 16 anos, e jovens estudantes até os 24 anos. No caso de crianças e jovens com deficiências, as idades sobem para 24 e 27 respectivamente.

Ademais, os beneficiários não podem ter contrato de trabalho enquanto receberem o auxílio!

Logo do Governo de Portugal

Como solicitar o Abono de Família 2022?

O Abono de Família é muito simples de ser solicitado. Tudo funciona online através da Segurança Social Direta. Veja quais são os passos necessários e garanta o recebimento desse auxílio o quanto antes.

Auxílio de 125 Euros

Esse auxílio foi criado para combater a inflação. Ele é pago em uma parcela única. Além disso, ele é voltado apenas para quem reside em Portugal.

Felizmente, isso também inclui estrangeiros. Assim, existem algumas obrigatoriedades. Como já ser registrado na Segurança Social e ter declarado seus impostos de forma correta.

Ademais, a sua renda mensal bruta não pode ultrapassar 2,7 mil euros.

duas mãos trocando notas de euros

Como receber o pagamento extraordinário de 125 euros?

É possível receber os 125 euros de auxílio, além dos outros benefícios propostos pelo governo português diretamente na conta bancária ou pela internet, se você cumprir os requisitos. Saiba como!

Auxílio Filho

O Auxílio Filho é uma ação voltada para trabalhadores devidamente registrados e com contribuições previdenciárias em dia. Desse modo, você pode se ausentar do seu trabalho para cuidar de seu filho doente.

A vantagem é que continua recebendo seu salário de maneira integral. Além disso, se seu filho tiver mais de 12 anos, você pode se ausentar por apenas 15 dias no ano.

Agora, se o seu filho for uma criança menor de 12 anos, o tempo se expande para 30 dias. Ademais, em casos de hospitalização de crianças menores de 12 anos, não há limite de tempo.

Na mesma linha, se seu filho com deficiência ou doença crônica for hospitalizado, não há limite de tempo. Aliás, no último caso, independe a idade do filho.

Saiba como solicitar o Auxílio Filho

Precisou faltar ao trabalho para cuidar do seu filho por motivo de acidente ou alguma doença? Veja aqui como solicitar o Auxílio Filho e garanta uma indenização pelos dias de salário perdidos!

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é o principal documento de identificação do cidadão português. É através dele que você consegue solicitar benefícios exclusivos do governo. Ele reúne dados civis, fiscais, eleitorais, de saúde e de Segurança Social.

Com o Cartão você também pode concorrer a bolsas de estudo em universidades do país. Bem como de concursos públicos.

Por fim, você pode solicitar o Cartão se for cidadão português. Da mesma forma, brasileiros com autorização de residência no país também podem realizar sua solicitação.

pessoa segurando em uma das mãos o cartão cidadão

Como fazer o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um documento obrigatório para quem mora em Portugal. Aqui você entende como fazê-lo, onde solicitar, valores, validade do documento e mais informações importantes.

Programa Emprego Interior Mais

Você quer se mudar para o interior de Portugal, buscar um novo emprego e ainda ganhar um auxílio? Saiba que qualquer cidadão português desempregado ou em busca de trocar de trabalho tem direito de participar.

Contudo, você precisa ter um registro no IEFP. Além disso, emigrantes de Portugal também podem retornar ao país e solicitar este benefício.

Ademais, estrangeiros que habitem ou não no país podem solicitar, caso já tenham emprego em Portugal e consigam adquirir o visto de permanência.

duas pessoas assinando contrato de emprego

Programa Emprego Interior Mais: como participar?

O Programa Emprego Interior Mais está aberto para cidadãos portugueses e estrangeiros, para trabalharem no interior, inclusive com teletrabalho, com auxílio financeiro do governo. Saiba como participar desse programa.

Agora sim!

Carimbo da bandeira de Portugal
Então, escolha o auxílio que se encaixa para você! Fonte: AdobeStock.

Agora que já conhece várias opções de auxílios, ficou mais fácil saber os que dialogam com a sua realidade. Então, já sabe como escolher os melhores auxílios do governo para você?  

Desse modo, caso queira entender melhor algum dos benefícios, clique naquele que corresponde ao seu interesse. Assim, descubra todas as informações em detalhes.

Por exemplo, conheça como funciona, como é o passo a passo para solicitar, onde solicitar, quais documentos são necessários para a inscrição e muito mais!

Descubra qual o melhor cartão para si!

Por outro lado, está pensando em solicitar alguma linha de crédito? Que tal conhecer diferentes cartões da Caixa Geral de Depósitos, um dos principais bancos de Portugal, e adquirir um novo modelo baseado no seu perfil financeiro?

Afinal, o que levar em conta na hora de escolher? Bandeira, anuidade, taxas, limite? Descubra todas as informações necessárias, bem como suas vantagens, para tomar a melhor decisão de acordo com seu cenário atual!

Desse modo, você encontra tudo o que precisa saber para tomar a melhor decisão na nossa lista. Clique no link abaixo e tire agora mesmo todas as suas dúvidas!

logotipo Caixa Geral de Depósitos atual, fundo azul

Qual o melhor cartão de crédito da Caixa Geral de Depósitos?

Determinar qual é o melhor cartão da Caixa Geral de Depósitos depende muito de quais são as suas necessidades e do que você procura em cada um. Abaixo, então, conheça as opções e vantagens ofertadas!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Visto de Residência para Atividade Profissional Independente ou Imigrantes Empreendedores?

Descubra como solicitar seu Visto de Residência para Atividade Profissional Independente ou Imigrantes Empreendedores de forma simples!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Wise?

Solicitar o cartão Wise é prático e online. Confira aqui o passo a passo de como pedir o cartão de débito sem anuidade da Wise!

Continue lendo
content

Descubra como abrir agora o teu Depósito a Prazo a 15 meses CGD!

Abrir a conta Depósito a Prazo a 15 meses do CGD é prático! Podes fazer isso pela internet, app e até pessoalmente numa agência!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir à corretora Bit2me? Aprenda aqui!

Aderir à Corretora Bit2me é um procedimento simples, rápido e seguro. Aprenda o passo a passo para utilizar a Bit2me para criptomoedas!

Continue lendo
content

Como solicitar e ativar o cartão de crédito Bankinter Premier?

Veja como solicitar e ativar o cartão Bankinter Premier e aproveite vantagens incríveis, como bandeira Visa internacional e seguros viagem!

Continue lendo
content

Como solicitar a consultoria do Doutor Finanças?

Doutor Finanças é um portal que se dedica a ajudar você a organizar sua vida financeira. Veja como usá-lo de forma fácil e gratuita!

Continue lendo