Educação Financeira

Seguros e Planos Mutualistas: o que são?

Mutualismo é um princípio básico da área de seguros. Descubra mais sobre esses planos que atuam nas áreas da saúde e segurança social.

Anúncios

Descubra o que são os Seguros e Planos Mutualistas!

Pessoas de negócios em reunião em sala de vidro
Então, conheça tudo sobre esses seguros e planos! Fonte: AdobeStock.

Já ouviu falar sobre seguros ou planos mutualistas, mas não sabe o que são? Então, aqui tiramos suas dúvidas sobre essa modalidade de seguros.

O mutualismo é um movimento e um sistema privado de proteção social para diferentes riscos. Isso pode ser direcionado para vários pontos, como seguros, fundos, previdências, entre outros. 

Cofrinho preto de porquinho, com várias moedas ao redor. Representando como conseguir empréstimo em Portugal.

O que são os seguros associados ao empréstimo?

Os seguros associados ao empréstimo existem para garantir à instituição fornecedora de linhas de crédito que não haverá inadimplência por parte do consumidor.

Assim, o mutualismo é constituído por um grupo de pessoas que estão correndo os mesmos riscos, conhecidos como massa de segurados.

Desse modo, cada indivíduo dessa massa fornece um valor mínimo para que o fundo coletivo banque a perda de alguém, quando ela houver.

Seguradoras e Mutualismo

Primeiramente, vale destacar que o conceito básico do mutualismo já está embutido em qualquer seguradora.

Isso acontece porque é a contribuição do coletivo, ou da massa de segurados, que permite que a seguradora tenha o fundo disponível.

Desse modo, com esse fundo é possível cobrir um eventual acidente ou necessidade de um ou mais dos segurados.

Contudo, na maioria dos casos, o lucro está associado ao serviço prestado pela empresa privada, o que eleva o custo das mensalidades.

Associações Mutualistas

Pessoas assinando contrato enquanto outra aponta calculadora
Afinal, o que são associações? Fonte: AdobeStock.

Por outro lado, existem as Associações Mutualistas, também conhecidas como Mutualidades. Nesse caso, essas são instituições particulares de solidariedade social.

Em Portugal, as Associações Mutualistas têm atraído cada vez mais pessoas, principalmente na área da saúde e da Segurança Social.

Assim, elas se apresentam como alternativas aos sistemas estatais e privados que visam o lucro. Desse modo, uma Mutualidade não apresenta fim lucrativo.

O objetivo é sempre o bem coletivo e segurar as pessoas que fazem parte do fundo quando elas necessitam. Por isso, existe um número limitado de membros.

Conheça alguns planos e seguros mutualistas

Na área da saúde, por exemplo, é muito comum planos mutualistas. Assim, graças a esses planos não existe discrepância entre pessoas mais idosas ou mais novas.

Todos têm direito de participar, todos têm acesso aos mesmos benefícios e todos devem contribuir com valores proporcionais a sua faixa etária.

Assim, esse é um sistema baseado em ideais como:

  • Solidariedade;
  • Autonomia;
  • Liberdade;
  • Responsabilidade;
  • Transparência;
  • Igualdade; 

Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Social

Um grupo que se destaca nas suas atividades em Portugal é a Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Social (ASDS).

Em apoio com uma outra instituição francesa, a MGEN, esse grupo oferece um plano de saúde totalmente viável para todos.

Ademais, alguns das iniciativas e princípios da ASDS são:

  • Apoio às famílias;
  • Integração social e comunitária;
  • Promoção da saúde;
  • Educação e formação profissional;
  • Resolução de questões de habitação
  • Promoção de práticas de auxílio mútuo e coletividade;
  • Organização e gestão de equipamentos e serviços de apoio social para todos;
Mulher festejando com cartão de crédito e notebook

9 Melhores Cartões com mais Cashback 2023!

Confira opções de cartões de crédito que oferecem cashback, anuidade zero e outros benefícios. Escolha o melhor cartão para o seu perfil.

MGEN

A MGEN, Mutuelle Générale de L’Éducation Nationale, é uma seguradora de saúde democrática de origem francesa. Ela apresenta seguros e planos de saúde mutualistas.

Todo o dinheiro que sobra dos pagamentos individuais é reinvestido para o benefício dos próprios aderentes. Além disso, essa empresa está atuando em Portugal desde 2010.

Confira agora alguns benefícios de fazer parte desse plano mutualista:

  • Não há limite de idade;
  • Não há questionário médico para se associar;
  • Tratamento de quaisquer doenças, sejam raras ou graves;
  • Pode se inscrever com doença pré-existente e congênita
  • Sem resolução unilateral do contrato;

A Previdência Portuguesa

Essa instituição, também conhecida como APP é uma outra Associação Mutualista. Assim, ela atua em diferentes áreas sociais de seguros e planos mutualistas. Assim, seu objetivo é garantir diversos serviços com qualidade, como:

  • segurança social
  • saúde
  • habitação
  • ensino
  • desenvolvimento cultural
  • qualidade de vida

Seguros e Planos Mutualistas em expansão

Pessoas em reunião de finanças com gráficos na tela no notebook
Mas, será que vale a pena? Fonte: AdobeStock.

Ademais, as Associações Mutualistas estão em grande expansão na europa e em Portugal. Assim, essas iniciativas de seguros e planos mutualistas se apresentam como uma “terceira via”.

Ou seja, uma tentativa melhorar a condição social dos indivíduos e das famílias. Caso tenha se interessado por essas questões, procure um seguro ou plano de saúde que se adeque a essa lógica e filosofia.

O pensamento coletivo é muito importante para uma sociedade saudável e pode te ajudar. A maior vantagem são os preços mais reduzidos, já que não há necessidade de pagar pelo lucro da empresa.

Todo o dinheiro investido é utilizado num fundo coletivo para todos e os excedentes reinvestidos!

Conheça o Seguro Proteção Rendas Tranquilidade: a segurança do inquilino e do proprietário!

Entendeu melhor o que são e como funcionam os seguros e planos mutualistas? Então que tal conhecer mais sobre um seguro específico? O Seguro Proteção Rendas Tranquilidade é ideal para senhorio ou inquilino de um imóvel.

Esse é um seguro privado destinado para o arrendamento de um imóvel. Caso o inquilino não possa pagar a renda por algum motivo de urgência, o aluguel é bancado pela seguradora.

Assim, tanto inquilino quanto locatário se beneficiam do seguro e qualquer um pode fazer o seguro! Interessante, não é? Então se você quiser saber como aderir a essa proposta, saiba que é muito fácil!

Assim, clique no link abaixo e confira um passo a passo exclusivo para você. Seja proprietário ou locador, faça agora mesmo sua solicitação com a tranquilidade de que seu aluguel está assegurado!

Seguro Proteção de Rendas

Como aderir ao Seguro Proteção Rendas Tranquilidade: consulte online!

Para aderir ao seguro da Tranquilidade, você começa o seu processo de simulação online. Basta acessar para garantir a proteção do seu imóvel!

Em Alta

content

Conheça o cartão de débito Jovem Novo Banco

O cartão de débito Jovem Novo Banco surgiu para facilitar suas finanças. Saiba quem tem direito, como funciona, taxas e como solicitar!

Continue lendo
content

Conheça o crédito Pessoal CrediJet ©: Solicite online

Precisando de dinheiro extra? Conheça o crédito Pessoal CrediJet © e organize suas finanças para conquistar seus sonhos!

Continue lendo
content

Banco Invest Portugal: Conheça vantagens e serviços oferecidos

O Banco Invest de Portugal é uma opção perfeita para todos que querem fazer investimentos contando com a ajuda de especialistas no assunto!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Autorização de Residência: o que é e como pedir?

A Autorização de Residência é um documento para você poder permanecer em Portugal. Ele pode ser temporário ou permanente, veja qual é o seu!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito pessoal Montepio?

Se você solicitar o crédito Montepio poderá ter uma solução financeira que oferta até 75.000 € para você! Veja como fazer aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Kreditiweb?

Para solicitar o crédito pessoal Kreditiweb é muito simples, a aprovação é online e imediata, basta preencher a solicitação! Veja aqui.

Continue lendo