Curiosidades

Visto Português: tudo sobre como conseguir!

Para quem quer obter o visto português, é preciso saber qual o objetivo da sua viagem. Seja a trabalho, turismo, estudo ou reagrupamento familiar, são muitas possibilidades!

Anúncios

Saiba como conseguir o visto português: viaje para Portugal com mais liberdade!

Passaporte português com mapa mundi ao fundo
Saiba tudo sobre o visto português! Fonte: AdobeStock.

Conseguir um visto português não é uma tarefa fácil, cada um deles requer um tipo de ação! Então, se você pretende ir para terra lusitanas, seja para turismo, trabalho ou estudo, saiba como obter o visto necessário.

Além disso, cada país tem uma regra específica para o oferecimento do visto. No caso, vamos focar neste post nas regras em relação ao Brasil, que possui uma relação histórica e diplomática direta com Portugal!

Menina sorrindo mostrando passaporte para câmera

Como conseguir um passaporte europeu: guia prático!

Conseguir um passaporte europeu não é uma iniciativa tão fácil. Mas, ela pode trazer vários benefícios, ainda mais para quem quer usufruir da possibilidade de visitar e até morar em outro continente ou país.

O visto pode ser algo bastante burocrático que necessita vários documentos. Além de ser necessário comparecer até locais específicos. Aliás, vale lembrar que planejar sua viagem pode dar mais trabalho do que você imagina.

Assim, existem algumas regras específicas. Mas, fique tranquilo que vamos apontar todos os detalhes necessários para você não se perder. Além disso, você poderá seguir um passo a passo para fazer sua solicitação!

Brasileiros precisam conseguir visto para ir para Portugal?

Bandeira de Portugal, óculos e formulário de visto
Será que é possível conseguir o visto? Fonte: AdobeStock.

A pergunta se brasileiros precisam conseguir um visto português para visitar o país é bastante recorrente entre todos. Assim, vamos apontar algumas questões básicas sobre o assunto e sanar todas as dúvidas!

Bom, existe um tratado de pessoas entre Portugal e o Brasil. Então, caso você pretenda ir à Portugal apenas como turista, para passear, você tem direito de permanecer por até 90 dias no país sem necessidade de obter um visto!

Mas se você quiser permanecer por mais tempo em Portugal, independente do motivo, vai precisar solicitar um visto! Assim, o motivo da sua permanência vai ditar o tipo de visto que deve pedir! 

Aliás, vale lembrar que depois do período de três meses já é considerado permanência ilegal caso você não tenha a documentação necessária! Assim, vamos verificar algumas opções!

Situações que exigem visto para permanência

Apesar de muitas pessoas pensarem que não se precisa de visto para ficar menos de 3 meses no país, isso é um equívoco.

Dessa maneira, se você precisar ir para Portugal por qualquer motivo que não seja turismo terá que conseguir um visto português!

Sendo assim, vamos verificar todos os tipos de visto que irão atender às suas melhores demandas. Com diferentes requisitos de permanência que irão garantir sua segurança como imigrante no país.

Categorias de vistos português

Passaporte português sobre a mesa
Afinal, quais são os tipos? Fonte: AdobeStock.

Existem algumas categorias, vamos analisar brevemente sobre cada uma delas! Então vamos analisar qual é a possibilidade de visto que mais se adequa a você!

Aliás, as categorias de vistos se relacionam com a duração e com o tempo que você pretende permanecer no país. Assim, selecionamos alguns tipos mais procurados para você saber o que precisa!

Mulher sorrindo e trabalhando em notebook

Programa e-Residency: cidadania virtual na Estônia para empreender!

Para pessoas que querem abrir uma start-up ou começar uma nova empresa, é possível empreender na Estônia! O país oferece uma cidadania virtual para que você crie uma empresa.

  • Visto de Turismo: para quem pretende visitar Portugal por motivos de turismo, lazer ou visita a familiares e amigos superior a 90 dias!
  • Visto de Estudante: para quem pretende estudar em Portugal por um período superior a 90 dias.
  • Visto de Trabalho: para quem pretende trabalhar em Portugal por um período superior a 90 dias.
  • Visto de Residência: para quem pretende residir em Portugal por um período superior a 90 dias.
  • Visto de Investimento: para quem pretende investir em Portugal, por exemplo, na compra de um imóvel.
  • Visto de Reagrupamento Familiar: para quem pretende reunir-se com familiares que já residam em Portugal.
  • Visto de Trânsito: para quem pretende fazer escala em Portugal, a caminho de outro país.

Além disso, podem existir outros tipos de vistos. O ideal é que você confira todos os detalhes sobre cada um deles e a duração exata entrando em contato com o consulado ou a embaixada portuguêsa!

Como conseguir o visto português?

Primeiramente, verifique se você precisa de um visto para Portugal, como dissemos, turismo não necessita de visto para menos de 90 dias de permanência.

Em seguida, reúna todos os documentos necessários para o visto. Os requisitos variam dependendo do tipo de visto que você está solicitando, mas incluem um passaporte válido, comprovante financeiro, seguro saúde, entre outros.

Depois, deve agendar uma entrevista no consulado português mais próximo de você. Durante a entrevista, você precisará apresentar seus documentos e responder a perguntas sobre sua viagem.

Então, precisará pagar a taxa do visto, que vai variar dependendo do tipo de visto e da duração da estadia que você pretende! Bom, depois basta você aguardar a aprovação do visto

Quanto tempo demora para chegar o visto?

Depois de fazer todos os passos orientados acima para conseguir o visto português, você precisará esperar a chegada do documento na sua casa. Isso pode levar algumas semanas. Então, é necessário ter calma e aguardar!

Depois que o visto estiver em suas mãos, verifique cuidadosamente as datas e outras informações no documento. Certifique-se de que seu passaporte tenha a validade adequada para a duração do visto para não haver imprevistos!

Lembre-se de que as regras e os procedimentos podem mudar, por isso é importante verificar as informações atualizadas no site oficial do Consulado Português no Brasil.

Ou ainda no site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Portugal!

Conheça outras opções: serviço Cidadania4u!

E então, gostou de saber como conseguir um visto português? Mas, se você não precisa de visto, mas quer saber como conseguir sua cidadania europeia, conheça agora um app que ajuda todo o seu processo burocrático!

Assim, o serviço Cidadania4u é um aplicativo único que te oferece a possibilidade de conseguir encontrar sua cidadania sem sair de casa! Ao contratar o serviço, a equipe preparada do app vai resolver todos os detalhes.

Ou seja, desde encontrar a documentação dos seus ancestrais, até dar entrada no processo! Então, se você está querendo ter a possibilidade de usufruir dos benefícios de uma dupla cidadania, veja como usar o app!

Dessa maneira, confira todos os detalhes no nosso review sobre o Cidadania4u. Clique agora no link abaixo e saiba mais!

Fundadores da plataforma, time da empresa, passaportes e pessoas trabalhando

App Cidadania4u: adquira sua cidadania estrangeira!

O Cidadania4u é um aplicativo criado para ajudar quem quer ter uma cidadania europeia, mas não sabe como fazer ou não quer aguardar os longos tempos nas filas dos consulados!

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Revolut Metal

O cartão de crédito revolut metal tem programa de cashback, cobertura internacional, entre outros benefícios. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Promoções de passagem aérea Ryanair: conheça e viaje economizando!

As promoções de passagem na Ryanair podem te ajudar a viajar pelo mundo com menos de 10 Euros pelo bilhete. Conheça e saiba vantagens!

Continue lendo
content

Escolha as melhores promoções de passagens aéreas

É possível viajar e economizar ao mesmo tempo? Para isso, a escolha das melhores promoções de passagens aéreas é essencial! Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual o futuro das criptomoedas em Portugal?

Entenda agora como será o futuro das criptomoedas em Portugal, e veja quais são as corretoras autorizadas para você investir com confiança.

Continue lendo
content

Como contratar os Pacotes MEO? Acesse os serviços sem sair de casa

Quer contratar os pacotes MEO para ter TV por assinatura, internet, telefonia móvel e mais? Então confira aqui como fazer!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Montepio World?

Para solicitar o cartão de crédito Montepio World é muito simples e prático, tudo é feito diretamente pelo site com a aprovação de crédito.

Continue lendo