Educação Financeira

Crédito Habitação vs Crédito Pessoal: qual a melhor opção?

Hoje você confere um embate de gigantes: crédito habitação vs crédito pessoal! Descubra qual deles é melhor em cada situação e quais são as suas características principais.

Anúncios

Crédito Habitação vs Crédito Pessoal: saiba tudo sobre as opções e escolha a mais interessante!

imagem de uma sala de estar com um computador após a pessoa descobrir qual a melhor opção entre crédito habitação vs crédito pessoal
Aqui tem tudo que você precisa sobre a diferença entre esses tipos de crédito. Fonte: Pexels.

Escolher um bom empréstimo é um assunto sério. Por isso, veja hoje quem sai melhor na briga do crédito habitação vs crédito pessoal. Desse modo, saiba qual contratar!

Esses créditos são diferentes. Além de possuírem condições próprias, também divergem quanto à finalidade e as vantagens que ofertam.

Continue lendo, então, e conheça mais sobre cada um deles. Saiba para que servem esses créditos, os tipos de cada um e os prazos máximos aplicáveis.

pessoa com uma chave nas mãos

Quais são os tipos de taxa de crédito habitação? Saiba como funcionam!

Existem, basicamente, 3 tipos de taxa de crédito habitação, com características e benefícios diferentes ao consumidor. Por isso, conhecê-las é imprescindível antes de fechar negócio. Saiba quais são e como funcionam.

O que é crédito habitação?

Ele corresponde a um empréstimo cujo valor se aplica em um imóvel. Pode ser utilizado para uma série de operações. Contudo, cada banco delimita quais são as possibilidades.

Para que serve o crédito habitação?

O crédito habitação serve para diversas coisas. Por exemplo, pode ser útil para a compra de um imóvel já construído. Ou, então, para aquisição do terreno onde será a construção.

Igualmente, também é útil para a realização de reformas, melhorias e modernizações. Outros usos se referem à hipoteca, à compra de materiais, etc.

Aliás, saiba que mesmo quem já possui um imóvel pode usar o crédito habitação para a compra de outro imóvel. Nesse caso, chama-se de imóvel secundário.

Ele pode ser utilizado, por exemplo, para fins comerciais ou para arrendamento para outra família. Assim, atuaria como fonte de renda. 

Quais são os tipos de crédito habitação?

Existem diversas modalidades de crédito habitação. Contudo, cabe ressaltar que nem todos os bancos oferecem todas elas.

Por exemplo, ainda que exista a modalidade de crédito para reforma, muitos bancos limitam a concessão para fins de aquisição.

Veja os tipos de crédito habitação:

  • Construção;
  • Reforma;
  • Aquisição;
  • Melhoria;
  • Hipoteca.

Quais são os prazos de quitação do crédito habitação?

Os prazos máximos de quitação são estabelecidos pelo Banco de Portugal e valem para todas as instituições de crédito. Confira quais são:

  • Até 30 anos de idade: 40 anos para quitação;
  • 31 aos 35 anos de idade: Até 37 anos para quitação;
  • 36 anos ou mais: 35 anos de quitação.

Esses são os prazos máximos. Por isso, saiba que não há garantia de que o banco irá aplicá-los inteiramente. Isso dependerá das condições de cada consumidor.

Por exemplo, quem tem 28 anos não necessariamente conseguirá os 40 anos de quitação. É possível que o banco os limite a 30 ou 35 sem que isso fira a lei.

Imagem com fundo branco com o logo do Banco BNI Europa

Conheça o crédito Habitação BNI: até 30 anos para quitar!

O Crédito Habitação BNI te dá aprovação em até 24 horas e tem solicitação online, além de muitos outros benefícios. Continue lendo e saiba tudo sobre ele, inclusive como solicitá-lo!

O que é crédito pessoal?

O crédito pessoal, diferentemente do crédito habitação, não se volta para um fim específico. Nesse caso, ele apenas representa a aquisição de um valor para uso livre.

Explica-se: no caso do financiamento de imóvel, por exemplo, quem contrata o crédito habitação nem vê a cor do dinheiro. Afinal, ele vai diretamente para a construtora ou incorporadora.

No crédito pessoal isso não acontece. Ao contratá-lo, o consumidor o recebe em sua conta bancária e não precisa prestar esclarecimentos sobre como o utilizou.

Portanto, ele é um crédito que se liga à pessoa, e não à aquisição de uma propriedade ou a um fim específico.

Para que serve o crédito pessoal?

Ele pode servir para muita coisa. Afinal, diferentemente do que ocorre com o crédito habitação, o crédito pessoal não requer declaração da finalidade de uso.

Portanto, é comum que ele seja utilizado para:

  • Emergências financeiras;
  • Quitação de dívidas;
  • Viagens;
  • Cursos, etc.

Aliás, não raramente quem faz um empréstimo pessoal divide o montante, utilizando cada parte para um fim específico. Isso não importa, pois não há comprometimento do uso do crédito.

Quais são os tipos de crédito pessoal?

O crédito pessoal pode se apresentar em categorias mais específicas. Por exemplo, voltado a jovens com certa faixa etária.

Mas, em geral, ele segue a mesma lógica: não exige comprometimento do uso do dinheiro em um fim específico. Além disso, também geralmente não tem oferecimento de bem em garantia.

Contudo, nada impede que você negocie com a instituição financeira melhores condições de pagamento (juros e prazo) pelo oferecimento de um bem em garantia.

Quais são os prazos de quitação do crédito pessoal?

Assim como o crédito habitação, o crédito pessoal também tem limite máximo de pagamento determinado pelo Banco de Portugal. São eles:

  • Até 30 anos de idade: 40 anos para quitação;
  • 31 aos 35 anos de idade: Até 37 anos para quitação;
  • 36 anos ou mais: 35 anos de quitação.

Novamente, é importante ressaltar que não há garantia de que o teto será concedido. Os bancos têm liberdade para estabelecer limites de pagamento menores, mas jamais maiores.

Crédito habitação vs Crédito pessoal: Qual é o melhor?

imagem de uma sala de estar com um computador após a pessoa descobrir qual a melhor opção entre crédito habitação vs crédito pessoal
Entenda qual é a melhor opção para você entre imagem de uma sala de estar com um computador após a pessoa descobrir qual a melhor opção entre crédito habitação vs crédito pessoal. Fonte: Pexels

Não é possível dizer que um crédito seja melhor que o outro, puramente. O que ocorre é que um é melhor para algumas situações e, o outro, para outras.

Isto é, caso a sua intenção ao pedir um crédito no banco seja a construção de uma casa, o melhor será o crédito habitação.

Por outro lado, caso você deseje gastar o dinheiro sem compromisso ou em questões como viagens e cursos, o crédito pessoal se mostra como a melhor opção.

Portanto, não há um crédito melhor que o outro. O que acontece é que em questões habitacionais se aplica o crédito habitação; em outras, o pessoal.

Além disso, saiba que a solução perfeita para você pode sequer estar entre essas opções. Afinal, existem outros tipos de crédito específicos para outros fins. Continue lendo e descubra mais sobre crédito habitação!

chave na porta de uma casa que foi adquirida com uso de crédito habitação

O que é um crédito habitação? Saiba hoje como funciona, tipos e condições

Pensando em construir, reformar ou comprar um imóvel? Então saiba o que é um crédito habitação, quais são os tipos, finalidades e o que você precisa fazer para conseguir um. Leia a seguir nosso artigo completo!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como pedir o cartão de crédito Unibanco Clássico?

Veja o passo a passo de como solicitar o cartão de crédito Unibanco Clássico, um cartão que possui anuidade grátis e inúmeros benefícios!

Continue lendo
content

Conheça o crédito Pessoal CrediJet ©: Solicite online

Precisando de dinheiro extra? Conheça o crédito Pessoal CrediJet © e organize suas finanças para conquistar seus sonhos!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Oney Auchan: sem anuidade e com muitos descontos!

O Cartão Oney Auchan facilita teu dia a dia e concede uma série de vantagens para tuas compras em mercados, postos, farmácias e mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a Conta Poupança Openbank e benefícios!

A conta poupança Openbank tem inúmeras vantagens, como adesão online e proteção de dados garantida pela lei europeia. Confira!

Continue lendo
content

Avianca Airlines: Promoções Imperdíveis para voos Nacionais e Internacionais

Viajar com uma passagem da Avianca Airlines é uma oportunidade de desfrutar dos serviços completos dessa companhia com ótimas promoções!

Continue lendo
content

Cartão EuroBic Classic x EuroBic Gold: qual o melhor?

Cartão EuroBic Classic ou EuroBic Gold? Ambos possuem cobertura internacional e seguros, mas também características diferentes. Compare aqui!

Continue lendo