Dicas

Apoio Social Comunidade de Inserção: o que é?

O Apoio Social Comunidade de Inserção é fundamental para ajudar as pessoas e grupos marginalizados. Veja como funciona.

Anúncios

Descubra o que é o Apoio Social Comunidade de Inserção

Logo ePortugal e pés de bebê
Afinal, o que é o Apoio Social? Fonte: ePortugal.

O Apoio Social Comunidade de Inserção é um dos benefícios oferecidos pelo programa “Apoio Social para a Família e Comunidade” da Segurança Social de Portugal.

O Apoio Social, de modo amplo, oferece serviços e equipamentos sociais para ajudar pessoas carenciadas.

Logo ePortugal

Como solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção?

Solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção pode ser simples, mas todas as formas são presenciais. Vá ao local mais próximo e solicite!

Assim, existem nove apoios totais. Cada um é voltado para um grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade. Você pode, inclusive, acumular mais de um apoio.

Ademais, vamos falar sobre o apoio para a Comunidade de Inserção? Continue lendo o texto e descubra todas as características desse apoio.

Como funciona o Apoio Social Comunidade de Inserção?

O Apoio Social para Família e Comunidade, voltado para a Comunidade de Inserção, é uma resposta para a exclusão social de indivíduos e grupos específicos.

Ou seja, este é um serviço gratuito que, através de um grupo de ações específicas, ajuda pessoas carenciadas a se reintegrar na sociedade. Além disso, ele pode contar ou não com alojamento. Mas, quem tem direito ao auxílio?

Quem tem direito a este Apoio Social?

Assim, este apoio em específico é voltado para três grupos em situação de marginalização social:

  • Mães solteiras
  • Ex-detentos
  • Pessoas sem-abrigo

É necessário fazer parte de um destes grupos. Mas, lembre-se que existem outros auxílios dentro do Apoio Social. Desta forma, outros grupos de pessoas carenciadas podem se beneficiar de outros apoios.

Qual o objetivo desse Apoio Social?

O objetivo deste apoio é tentar reinserir famílias e indivíduos marginalizados na sociedade.

Desse modo, ele visa sanar necessidades básicas desse grupo, além de ajudar no desenvolvimento estrutural e das capacidades de cada indivíduo afetado.

Além disso, o programa também quer auxiliar na reinserção no mercado de trabalho.

Quais obrigações e quando acaba o Apoio Social Comunidade de Inserção?

Criança de máscara
Quanto tempo dura o benefício? Fonte: ePortugal.

Além de você poder pedir o serviço a qualquer momento, ele não tem prazo de duração. Assim, acaba somente quando a pessoa sair da situação de marginalização ou se ela descumprir alguma das regras.

As regras são apresentadas apenas quando se realiza a inscrição nos serviços presenciais.

Ademais, vale lembrar que esse apoio depende da disponibilidade na zona mais próxima de você. Além disso, também depende de vagas disponíveis. Mas, como descobrir todas essas informações e como solicitar?

Como solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção?

Então, você só pode realizar sua solicitação presencialmente. Para isso, basta entrar em contato com alguns órgãos sociais, como a própria Segurança Social.

Você pode se dirigir a um balcão oficial mais próximo. Assim, é possível ver todos os locais disponíveis no sítio da Segurança Social

E aí? Quer saber mais sobre como solicitar? Então, vem conhecer um passo a passo exclusivo para você. Clique no link abaixo e saiba tudo!

Logo ePortugal

Como solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção?

Solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção pode ser simples, mas todas as formas são presenciais. Vá ao local mais próximo e solicite!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Montepio + Vida?

Para solicitar o Cartão de Crédito Montepio + Vida é muito simples, basta acessar o site, escolher o cartão, e preencher a proposta!

Continue lendo
content

Como funciona o AUTOvoucher?

Quer saber como funciona o benefício AUTOvoucher? Aproveite e tenha desconto mensal no preço do litro do seu combustível.

Continue lendo
content

Cartão Millennium BCP Go ou Millennium BCP Classic: qual o melhor?

Seja o Millennium BCP Go ou Millennium BCP Classic, ambos possuem cobertura internacional e bandeira Visa. Compare e escolha o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer o Cartão Cidadão?

Saiba aqui como fazer o Cartão Cidadão, documento obrigatório para cidadãos portugueses que reúne informações fiscais, eleitorais e mais!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão Banco Best Gold Visa?

Aprenda como solicitar o cartão de crédito Banco Best Gold Visa, que conta com cobertura internacional e possibilidade de anular a anuidade!

Continue lendo
content

Cartão Caixa ISIC ou Caixa In: qual o melhor?

Cartão Caixa ISIC ou Caixa In? Ambos contam com bandeira Visa internacional, seguros e muito mais! Compare e escolha o seu preferido.

Continue lendo