Crédito

O que é o mapa das responsabilidades de crédito? Saiba como obtê-lo

Vai pedir um empréstimo? Então você precisa saber o que é mapa das responsabilidades de crédito, um documento essencial para que as suas chances de sucesso aumentem!

Anúncios

O que é mapa das responsabilidades de crédito?

imagem com uma folha de papel do mapa de responsabilidades de crédito com uma caneta para a assinatura
Saiba mais sobre o que é o mapa das responsabilidades de crédito. Fonte: Pexels.

O mapa das responsabilidades de crédito é um importante documento financeiro. Assim como o nome já indica, ele mapeia questões financeiras dos indivíduos.

O nome oficial deste documento é “Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal”. Ele é gerenciado pela Central de Responsabilidades de Crédito (CRC).

contratar Crédito Habitação CTT

Como contratar o Crédito Habitação CTT?

O Crédito Habitação CTT conta com condições especiais e descomplicadas que ajudam você a conquistar o sonho da casa própria. Confira como contratá-lo!

Portanto, trata-se de um documento financeiro que analisa os créditos em nome de uma pessoa, a quantas anda o pagamento, a existência de garantias, riscos, fiadores, etc.

Desse modo, é como se fosse um raio-x financeiro de grande importância para os consumidores. Com ele é possível ter mais conhecimento sobre as suas finanças.

Também, sobre sua imagem enquanto consumidor perante o mercado. Abaixo, saiba mais sobre o documento e sobre quais são as informações que ele possui.

Quais são as informações disponíveis no mapa de responsabilidades de crédito?

O mapa volta-se aos créditos já existentes e que ainda estão em pagamento. Aqui é importante ressaltar que ele não analisa apenas dívidas em atraso.

Portanto, todas as suas transações financeiras que ainda estejam em pagamento – tais como cartão de crédito, crediário de loja, financiamentos e créditos diversos – são importantes aqui.

Confira os tipos de créditos que entram no foco do mapa de responsabilidades de crédito:

  • Cartão de crédito;
  • Crédito pessoal;
  • De habitação;
  • De energias renováveis;
  • De automóveis;

Além disso, saiba que o mapa também sinaliza quais são os créditos em que você é avalista ou fiador. Veja também os dados que constam no documento financeiro:

  • Valor das prestações;
  • Data de início e de previsão de término de quitação do contrato de crédito;
  • Forma de pagamento (mensal, semanal, mensal, trimestral, etc.);
  • Valor já pago e o que ainda resta pagar;
  • Número de devedores (para créditos contratados conjuntamente);
  • Existência de litígio sobre o crédito ou não;
  • Eventuais atrasos no pagamento;
  • Se há garantias associadas.

Além disso, quando você aparece como fiador ou avalista de um crédito para terceiro, há outra informação que pode constar no mapa de responsabilidades de crédito.

Ele corresponde à “dívida potencial” e se refere à dívida que não existe, mas que possui riscos de vir a existir. A anotação se deve à análise dos hábitos financeiros do avaliado.

Para que serve o mapa das responsabilidades de crédito?

Esse documento é importante para que o consumidor tenha noção de como é a sua imagem perante o mercado. Mas não só isso! Ele também pode ser resumo interessante sobre todas as suas obrigações financeiras e dívidas.

Nesse sentido, veja que o mapa pode ser um ótimo documento para acompanhamento financeiro e, também, para visualizar fraudes relacionadas à contratação, por golpistas, de produtos e serviços financeiros em seu nome.

Por fim, o mapa das responsabilidades de crédito também é um bom sinalizador das suas chances de obtenção de um empréstimo, independentemente de sua natureza.

Afinal, considere que o banco sempre fará a análise do risco de acordo com seus dados financeiros. 

Sendo assim, quem tem maior número de parcelas em aberto tende a apresentar mais riscos ao banco, pois possui mais compromissos financeiros.

Além disso, esses gastos com parcelas comprometem o orçamento do consumidor, de forma que aumentam a taxa de esforço.

Como ter acesso ao mapa das responsabilidades de crédito?

Confira o passo a passo para obter o mapa das responsabilidades. O processo é todo online e fácil, por isso leva poucos minutos. Veja:

  • Comece acessando o site do Banco de Portugal;
  • Logo depois, na parte superior da página clique na aba “Particulares”;
  • Aguarde a abertura da nova página e faça login com senha;
  • Em sequência, acesse a Central de Responsabilidades de Crédito;
  • Então, aceite as condições da página para, em seguida, clicar em “Obter mapa”;
  • Nesse momento você deve indicar qual é o período do qual necessita de informações financeiras;
  • Para terminar, faça a autenticação e tenha acesso ao documento. Você pode salvá-lo para visualizá-lo sempre. Também, pode atualizá-lo ou requerê-lo com dados de outros períodos sempre que quiser!

Quando recorrer ao mapa das responsabilidades de crédito?

É interessante fazer uma análise no documento de tempos em tempos. Com isso você consegue vários benefícios, como controle financeiro e segurança contra golpes.

Além disso, é ideal obtê-lo antes de solicitar crédito no mercado. Independentemente de ser cartão ou empréstimo, saiba que o mapa pode lhe mostrar algumas questões pendentes.

Com ele você pode regularizar qualquer situação que não esteja em dia ou que possa diminuir a sua confiabilidade. 

Isso levaria ao aumento do risco para os bancos e aumento dos juros, bem como redução das oportunidades de crédito. Para evitar que isso ocorra, conte com o mapa das responsabilidades de crédito.

Por fim, também não deixe de usar o documento antes de assumir novas dívidas. Ele serve muito bem como um lembrete de todas as suas obrigações financeiras.

O que fazer se o mapa das responsabilidades de crédito indicar dívidas em aberto?

imagem com duas pessoas com um mapa de responsabilidades de crédito sob uma mese com uma caneta na mão para sua assinaturaa
Veja mais sobre o mapa de responsabilidades de crédito. Fonte: Pexels

Nessa hipótese cabe a você resolver a situação. Entre em contato com a instituição para negociar a dívida. Para isso você pode tentar um refinanciamento, por exemplo.

Outra solução é simplesmente quitar a dívida. Com isso, ela deixa de existir e seu nome sairá da lista negra do Banco de Portugal. Também, o mapa deixará de apresentar a inadimplência.

Caso não se trate de uma dívida contratada por você, certifique-se de informar isso ao banco credor. Depois, siga as instruções dadas pela instituição e os trâmites legais necessários.

Por fim, se você está presente na lista negra do Banco de Portugal, veja o você precisa fazer para regularizar a situação.

Logo Banco de Portugal

Saiba se está na lista negra do Banco de Portugal e como sair: passo a passo!

Saber se está na lista negra do Banco de Portugal é essencial para todos que possuem contratos com serviços financeiros. Aprenda, hoje, como verificar se está na lista e como sair dela!

Em Alta

content

Conheça a corretora Mind the Coin: o que é e como funciona?

Veja como funciona a corretora Mind the Coin e comece a investir em bitcoin, litecoin e monero! Conheça tudo sobre a plataforma.

Continue lendo
content

Conheça o crédito consolidado Montepio: sem comissão de abertura de contrato

O crédito consolidado Montepio tem taxas fixas e pode ser a solução para você organizar suas dívidas. Saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Benefícios dos cartões de crédito TAP: viagens e muito mais

Bandeira Visa, benefícios em viagens, adesão online, bônus em milhas... São diversos os benefícios dos cartões de crédito TAP. Veja-os aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como pedir o cartão de crédito Millennium BCP Gold?

Pedir o cartão Millennium BCP Gold é um processo simples e online. Veja como solicitar e aproveite suas vantagens, como programa de pontos!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão pré-pago Pocket NB?

Saiba o passo a passo de como solicitar cartão pré-pago Pocket NB, o cartão com várias vantagens e indicado para jovens a partir de 12 anos!

Continue lendo
content

Como abrir sua conta à ordem BIG 100%?

Abrir a sua nova conta BIG 100% pode ser muito fácil e você pode fazer online! Quer saber como? Clique aqui e veja o passo a passo exclusivo!

Continue lendo