Crédito

O que são os seguros associados ao empréstimo? Saiba como funcionam, opções e vantagens

Os seguros associados ao empréstimo existem para garantir à instituição fornecedora de linhas de crédito que não haverá inadimplência por parte do consumidor. Saiba mais sobre eles e tire suas dúvidas aqui!

Anúncios

O que são os seguros associados ao empréstimo?

Cofrinho preto de porquinho, com várias moedas ao redor. Representando como conseguir empréstimo em Portugal.
Entenda tudo sobre seguros associados ao empréstimo. Fonte: Pexels.

Os seguros associados ao empréstimo são algumas condições que podem ser impostas à contratação de crédito. Além disso, também podem tornar as parcelas mais vantajosas.

Os seguros podem se apresentar de modo diverso, mas geralmente correspondem ao de vida (incluindo a morte acidental) assim como ao multirriscos (maior abrangência).

Segurança social logotipo

Como obter o seu NISS facilmente?

Veja o passo a passo de como tirar o NISS em Portugal. Afinal, o NISS é obrigatório e nosso guia ensina como obtê-lo de maneira simples e rápida.

Esses seguros geralmente são de exigência dos bancos para a concessão de crédito. Especialmente quando se trata de crédito habitação.

Tal exigência decorre da necessidade do banco diminuir seu risco no momento da concessão do crédito. Ou seja, de sofrer com a inadimplência no pagamento das parcelas.

Para que servem os seguros associados ao empréstimo?

Esses seguros servem justamente para dar mais garantias ao credor, ou seja, para o banco que concede o empréstimo. Assim, ele tem menos riscos de inadimplência.

Uma vez que esses seguros geralmente se relacionam com a morte do consumidor, ou com situações relacionadas ao lar, eles garantem que isso não impedirá a quitação do crédito.

pessoa segurando um cartão de crédito e um notebook no colo pesquisando sobre milhas

Empréstimo com cartão de crédito: como funciona?

O empréstimo com cartão de crédito é uma das alternativas de quem precisa de dinheiro extra. Mas, por ter juros mais altos, será que ele é a melhor opção? Continue lendo e descubra!

Considere, por exemplo, a morte de um consumidor que possuía um crédito de habitação em pagamento. Caso ele tenha um seguro de vida, o crédito será quitado.

Isso ocorrerá porque o valor decorrente do seguro, no sinistro, será direcionado ao banco credor, e não à família. Assim, ela fica em posse e propriedade do imóvel.

Contudo, saiba que apenas o seguro associado ao empréstimo e volta ao banco. Caso o cidadão tenha outros seguros sem associação, os beneficiários serão quem ele indicar na contratação.

É obrigatório contratar seguros junto à contratação de crédito?

Não, porém a maioria dos bancos exige. Em outras palavras: embora a lei não exija essa contratação, ela permite aos bancos que a exijam.

Assim, é muito comum que os seguros sejam um dos requisitos para a obtenção de crédito no mercado. Em outros casos, ele fica como opcional, mas tende a trazer benefícios ao consumidor.

Afinal, nos casos em que ele se faz opcional os bancos costumam oferecer menores taxas de juros, diminuindo o spread de crédito.

Somente o crédito habitação exige seguros associados ao empréstimo?

Não, esse é apenas o tipo mais comum de crédito a exigir esse tipo de seguro. Os seguros também podem ser aplicados a outras operações de crédito, tais como:

  • Crédito automóvel;
  • Crédito consolidado;
  • Crédito pessoal, etc.

Quais são os direitos do consumidor na contratação de seguros associados ao empréstimo?

O consumidor possui alguns direitos garantidos ao contratar um seguro junto ao crédito. Conheça os principais deles abaixo!

Escolha do seguro

Primeiramente, saiba que a lei portuguesa dá ao consumidor o direito de escolher qual será a seguradora responsável pelo seguro da contratação de crédito.

Isso significa que o consumidor não precisa utilizar o seguro oferecido pelo banco que também será responsável pelo crédito. Ele é livre para buscar outra instituição.

Com isso, ao invés de concentrar o seguro e o crédito apenas no banco X, ele pode contratar o crédito no banco X e o seguro para assegurar as parcelas no banco Y.

A garantia para essa operação se encontra no Decreto-Lei 222 de 2009. É importante na medida em que é comum que os consumidores encontrem seguros com valores menores em outras instituições que não seja a concessora do crédito.

Transferência de crédito

Outro direito dos consumidores é transferir o seguro para outra seguradora durante o pagamento das parcelas de crédito.

Em outras palavras, mesmo que o crédito seja concedido sob a proteção da seguradora X, o consumidor pode transferir o seguro para a Y, sem prejuízos.

Essa escolha cabe sempre ao consumidor. Ela deve ocorrer quando as condições de outra instituição se mostrarem mais benéficas.

Quais são as vantagens dos seguros associados ao empréstimo?

São duas vantagens que se destacam. Uma se refere à possibilidade de economia. A outra, de tranquilidade quanto ao futuro das prestações.

Descontos nos juros

A primeira vantagem se refere à possibilidade de obtenção de menores juros. Isso acontece porque o risco do banco que concede o crédito encontra menos riscos.

Assim, é possível que haja a limitação do spread, isto é, do lucro que o banco teria frente a riscos maiores. Desse modo, você economiza nas parcelas mensais.

Tranquilidade

Outro ponto importante dos seguros associados aos empréstimos é a tranquilidade. O consumidor fica mais tranquilo ao saber que caso algo ocorra com ele a família não perderá o imóvel.

Afinal, o valor do seguro se volta à quitação do seguro quando uma de suas coberturas se ilustrarem.

O que acontece no caso de sinistro nos seguros associados ao empréstimo?

imagem com vários papéis sobre a mesa com moedas e um notebook para a pesquisa
Saiba mais sobre sinistro e seguro associado ao empréstimo. Fonte: Pexels.

Nesse caso, o valor contratado no seguro é pago para o banco que concedeu o empréstimo, de acordo com o contrato.

Ao receber o valor, o banco quita a dívida e o crédito. Desse modo, o imóvel passa a ser, definitivamente, de propriedade da família, que pode vendê-lo, arrendá-lo ou ocupá-lo.

Quais são os tipos de seguros que se associam aos empréstimos?

São o seguro de vida e o de multirriscos. A seguir, confira mais sobre cada um deles.

Seguro de vida

Um dos principais se refere ao seguro de vida. Nele há a garantia de que se o contratante morrer o crédito será quitado pelo prêmio assecuratório.

Aqui geralmente estão inclusas mortes naturais e por acidentes. Também, pode incluir casos de acidentes que causem incapacidade total ou parcial, temporária ou definitiva.

Seguro multirriscos

Outro dos seguros associados aos empréstimos é o multirriscos. Embora geralmente se relacione com questões do lar, pode ter outras coberturas, inclusive a de vida ou de acidente pessoal.

No entanto, no que diz respeito ao lar, ele geralmente assegura contra incêndios, roubos, furtos, alterações decorrentes de fenômenos naturais, problemas elétricos e outros.

Por fim, caso queira conhecer mais sobre empréstimos e esteja realmente procurando por um, veja a seguir dicas de como conseguir e tire suas dúvidas!

Homem engravatado e mulher também de roupa social, bastante felizes, em escritório com notebook e documentos sobre a mesa, fazendo cumprimento alto batendo as mãos. Possivelmente fechando um acordo como conseguir empréstimo emPortugal.

Como conseguir empréstimo em Portugal: 5 dicas valiosas!

Precisando de dinheiro extra? Conheça, então, dicas de como conseguir empréstimo em Portugal. Também, saiba quais cuidados são indispensáveis para se proteger e fazer o melhor negócio!

Em Alta

content

Como abrir sua conta digital N26 You?

Digital, segura e com adesão online. Descubra aqui o passo a passo para abrir sua conta N26 You, uma conta cheia de vantagens!

Continue lendo
content

BPI Net Empresas: veja o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

O serviço BPI Net Empresas veio para facilitar a gestão das finanças do seu negócio. Conheça mais sobre ele e como usar sem complicações!

Continue lendo
content

Conta Poupança Aforro Millennium BCP: Poupe quanto e quando quiser!

Uma poupança é essencial para manter o dinheiro valorizado. A Conta Poupança Aforro Millennium BCP apresenta boas taxas de juros para ti!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba como solicitar o Auxílio Filho

Faltou ao trabalho para cuidar de filho adoentado? Então confira como solicitar o Auxílio Filho, que indeniza os pais nessas situações.

Continue lendo
content

Simulador CréditoConsolidado.pt: como utilizar?

Se tua dúvida é como utilizar o simulador CréditoConsolidado.pt, saiba que pode fazer pela internet. Tenhas o resultado em poucos instantes!

Continue lendo
content

Trader em Portugal: o que é e como começar a investir em 2023

Quer saber como ser trader em Portugal e obter sucesso? Precisarás conhecer muito o mercado financeiro e ser paciente! Saiba mais aqui.

Continue lendo