Crédito

Prepare-se financeiramente para pedir crédito habitação! Veja 7 dicas que lhe ajudarão

Pensando em comprar um imóvel? Pois, então, prepare-se para pedir crédito habitação com nossas dicas. Com elas, você aumenta suas chances de ter sucesso na operação! Confira!

Anúncios

Prepare-se financeiramente para pedir crédito habitação e aumente suas chances de fazer um bom negócio

casa ao fundo em meio ao verde da mata
Saiba tudo sobre o assunto aqui. Fonte: Pexels.

Comprar um imóvel é algo sério e que requer reflexão e preparo! Portanto, é imprescindível que você se prepare financeiramente para pedir crédito habitação antes de requerê-lo.

chave na porta de uma casa que foi adquirida com uso de crédito habitação

O que é um crédito habitação? Saiba hoje como funciona, tipos e condições

Pensando em construir, reformar ou comprar um imóvel? Então saiba o que é um crédito habitação, quais são os tipos, finalidades e o que você precisa fazer para conseguir um. Leia a seguir nosso artigo completo!

Nesse momento, são vários passos que devem ter a sua atenção. Também cuidados e detalhes que não podem fugir à vista. Aliás, tudo isso se torna essencial para que você faça bons negócios. Então, acompanhe dicas a seguir!

Dicas para se preparar e pedir crédito habitação

Para garantir a contratação de um bom negócio e a capacidade financeira em arcar com as parcelas de um crédito habitação, é importante se informar bastante sobre o assunto, como você está fazendo lendo esse texto.

Então, continue e veja dicas importantes sobre como se preparar para pedir crédito habitação. Assim, conquiste bons negócios e finalmente adquira o imóvel com o qual você tanto sonhou!

1 – Valor de entrada

Se você quer comprar um imóvel é importante ter isso em mente desde logo. Afinal, você precisará ter economias disponíveis para apresentar enquanto valor de entrada.

Afinal, ainda que existam empréstimos de habitação que oferecem financiamento de 100% do valor do imóvel, essa não é a melhor escolha. Isso porque o valor das parcelas será maior, assim como os juros aplicáveis.

Ainda, porque isso restringe em muito as opções que você terá para contratação. Portanto, é importante se organizar para ter à disposição o valor de entrada.

O mais comum (e recomendado) é que você disponha de ao menos 20% do valor do imóvel. Para isso, você pode desde já:

  • Aumentar o controle do orçamento;
  • Buscar fontes de renda extra;
  • Cortar gastos desnecessários;
  • Fazer investimentos cujo rendimento futuro será utilizado para apresentação da entrada.

2 – Garanta que seu nome está limpo

Continuando com os passos para pedir crédito habitação, é crucial que o seu nome esteja limpo. Ou seja, que ele não esteja inscrito na lista negra do Banco de Portugal, um documento que atualizado mensalmente.

Ele lista quem está em atraso no pagamento de dívidas e “suja” o nome do consumidor, que fica impedido de obter novos contratos de crédito. Por isso, certifique-se de que o seu nome está limpo.

Para isso é possível fazer uma rápida busca online no site do Banco de Portugal. Caso haja alguma dívida inscrita, aliás, busque negociá-la o mais rápido possível.

Somente quando o seu nome estiver limpo (após pagamento das dívidas atrasadas) é que você poderá solicitar o empréstimo. Por isso, prepare-se para pedir o crédito habitação!

logotipo Fonte: Banco de Portugal YouTube

Saiba se está na lista negra do Banco de Portugal e como sair: passo a passo!

Saber se está na lista negra do Banco de Portugal é essencial para todos que possuem contratos com serviços financeiros. Aprenda, hoje, como verificar se está na lista e como sair dela!

3 – Separe a documentação

Para pedir o crédito de habitação você precisará apresentar alguns documentos importantes. Portanto, separe a seguinte documentação:

  • Documento de identificação (ou autorização de residência);
  • Comprovante de renda dos últimos 3 a 6 meses (para trabalhadores formais ou autônomos, respectivamente);
  • Declaração da entidade patronal (para trabalhadores formais);
  • Extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses (para trabalhadores formais ou autônomos, respectivamente);
  • Declaração de IRS com comprovante de quitação;
  • Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal.

Este último documento, assim como a lista negra, fica disponível no site do Banco de Portugal. Ele é importante por trazer um resumo sobre a vida financeira dos consumidores.

4 – Estude sobre finanças e empréstimos para conhecer os termos e entender as propostas e contratos

varanda com uma mesa e cadeiras
Estude bastante para poder pedir crédito habitação. Fonte: Pexels.

Continuando com os preparativos indispensáveis para pedir crédito de habitação, saiba que é um bom momento para estudar finanças e conhecer mais sobre o mundo financeiro e créditos.

Por exemplo, é importante conhecer os tipos de taxas, como incidem e outros detalhes. Afinal, eles fazem parte de um compromisso financeiro que você assumirá. Portanto, saber o que impactará nas suas finanças se torna imprescindível.

Portanto, busque acompanhar notícias sobre o mercado financeiro e estude publicações sobre finanças disponíveis online, tudo bem? Como as postagens do Senhor Cartão!

5 – Conheça os prazos de quitação de acordo com as faixas etárias

Um dos fatores importantes para pedir crédito habitação se refere aos prazos de quitação. O Banco de Portugal estipula prazos máximos de acordo com a faixa etária do consumidor.

  • Até 30 anos de idade: 40 anos para quitação;
  • 31 aos 35 anos de idade: Até 37 anos para quitação;
  • 36 anos ou mais: 35 anos de quitação.

E, apesar de todos os bancos seguirem este regulamento, note que esses são prazos máximos. Por isso, eles correspondem ao teto, mas o banco poderá oferecer tempo inferior.

6 – Saiba quais são as instituições com as melhores condições

Se preparar para pedir crédito de habitação também requer conhecimento sobre onde é possível requerê-lo. Isto é, quais são os bancos que podem lhe ajudar.

Para isso, busque conhecer mais sobre as instituições bancárias. Veja quais são as regras praticadas por cada uma e as condições médias de empréstimo.

Igualmente, conheça qual é a imagem da instituição perante o mercado e os consumidores. Ainda, faça simulações de crédito. Com isso, você pode comprar as condições de cada uma e saber quem tem regras mais benéficas.

7 – Seja íntimo do seu orçamento

Antes de pedir crédito para habitação é indispensável que você conheça seu orçamento. Afinal, você assumirá uma dívida que lhe acompanhará por anos e anos.

Por isso, você deve ter a certeza de que poderá arcar com as parcelas. Em caso contrário, poderá ficar com o nome sujo, além de perder o imóvel.

Assim, anote todos os seus gastos. Considere tanto os a pequeno prazo quanto os a longo prazo. Ainda, anote despesas fixas e variáveis.

Igualmente, considere qual é a sua renda e as expectativas de que ela aumente ou diminua. Do mesmo modo, não deixe de analisar cenários em que você fique sem renda salarial.

Tudo isso ajuda você a se organizar. Também, a ver soluções, como esperar para pedir o crédito, fazer uma poupança de emergência ou buscar renda extra.

Além disso, essas considerações são relevantes na medida em que ajudam na escolha das taxas de juros de crédito (mistas, variáveis ou fixas).

Por fim, quer saber mais sobre crédito habitação? Então acesse o artigo a seguir! Nele, explicamos quais são os tipos, características de cada um e como as taxas funcionam. Confira!

pessoa com uma chave nas mãos

Quais são os tipos de taxa de crédito habitação? Saiba como funcionam!

Existem, basicamente, 3 tipos de taxa de crédito habitação, com características e benefícios diferentes ao consumidor. Por isso, conhecê-las é imprescindível antes de fechar negócio. Saiba quais são e como funcionam.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Miles & More Classic

O cartão de crédito Miles & More Classic é indicado para quem deseja acumular milhas, pois as compras são convertidas em pontos. Saiba mais!

Continue lendo
content

Criptomoeda Cardano: o que é e quanto vale?

A criptomoeda Cardano é uma das moedas digitais de maior sucesso no mundo, além de possuir uma alta taxa de retorno. Conheça mais sobre ela!

Continue lendo
content

Cartão de crédito zero anuidade: veja opções em Portugal

Quer opções financeiras e acesso a benefícios sem gastar? Confira as principais opções de cartão de crédito 0 anuidade para usar em Portugal.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conta digital moey!: como abrir a sua?

Abrir uma conta digital moey! é bem simples e prático. Baixe a app no seu telemóvel e comece a aproveitar os benefícios desse banco!

Continue lendo
content

Cartão NB Branco ou NB Gold: qual o melhor?

Entre cartão NB Branco ou NB Gold, o segundo é mais completo, pois conta com programa de recompensas e outras vantagens. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Conta digital moey!: conheça todos os benefícios

Quer conhecer mais sobre a conta digital moey!? Essa conta à ordem oferece vantagens exclusivas sem cobrar por comissão de manutenção!

Continue lendo