Crédito

O que é um crédito habitação? Saiba hoje como funciona, tipos e condições

Pensando em construir, reformar ou comprar um imóvel? Então saiba o que é um crédito habitação, quais são os tipos, finalidades e o que você precisa fazer para conseguir um. Leia a seguir nosso artigo completo!

Anúncios

O que é um crédito habitação?

imagem com uma chave na porta de uma casa que foi adquirida após entender o que é um crédito habitação
Entenda como funciona o crédito habitacional. Fonte: Pexels.

O crédito habitação é um empréstimo para obtenção, construção ou reforma de imóvel, dentre outras possibilidades, que se caracteriza por sempre ter relação com questões imobiliárias.

Desse modo, pode se voltar para a construção de um imóvel. Também, para a reforma de um já existente ou, ainda, para a compra de um que já está pronto.

Logotipo Governo de Portugal, através do qual é possível solicitar Auxílio Filho

Conheça o Auxílio Filho: garanta assistência nos momentos delicados!

O Auxílio Filho é um benefício previdenciário que se volta aos trabalhadores portugueses. Afinal, ele evita perdas salariais por falta ao trabalho em razão de doença. Saiba mais e veja como solicitá-lo!

Outra possibilidade de utilizar esse tipo de crédito é para a compra de um terreno onde, futuramente, ocorrerá a construção de um imóvel.

Por isso, diferentemente do crédito pessoal, o crédito habitação tem um compromisso. O uso do seu valor sempre deve ser para fins imobiliários.

Quais são os tipos de crédito de habitação que existem?

Existem 5 modalidades de crédito habitacional disponíveis nos bancos portugueses. Confira abaixo mais detalhes sobre quais são elas e como funcionam.

Aquisição

O primeiro tipo de crédito de habitação corresponde ao valor disponível para a aquisição de imóveis. Ou seja, ele se volta à compra de imóveis.

Nesse caso a aquisição se refere à construção em si, e não ao terreno. Pode se voltar à compra de um imóvel pronto e que não necessite de grandes reformas.

Por exemplo, pode ser útil na compra de apartamentos em prédios recém construídos.

Construção

Outra modalidade do crédito de habitação corresponde ao uso dele para a construção de um novo imóvel em um terreno que o indivíduo já possui.

É comum que aqui a concessão do valor ocorra por tranches. Em outras palavras, de acordo com o progresso na obra.

Obras

Esse tipo de crédito de habitação é bem semelhante ao anterior, de construção. A diferença é que aqui o imóvel já existe. Portanto, o crédito se volta às reformas e alterações.

O crédito pode ser útil em um imóvel que já seja de propriedade do indivíduo ou um que ele esteja em vias de comprar.

Novamente a liberação dos valores progride junto com a construção, de modo que ocorre aos poucos, em tranches.

Terreno e construção

O quarto tipo de crédito de habitação se volta a dois objetivos ao mesmo tempo. Afinal, ele engloba tanto o valor para compra do terreno quanto para a construção do imóvel.

Transferência

Por fim, o último tipo de crédito habitacional é o de transferência. Ou seja, nesse caso já existe um empréstimo e ele somente é transferido para outra instituição.

A transferência se dá com o objetivo de que o cliente encontre melhores condições de pagamento, como menores taxas.

Entenda as finalidades de um crédito habitação

imagem com várias casas em uma rua que podem ser adquiridas com o crédito habitação
Você pode usar o crédito habitação para diversas finalidades. Fonte: Pexels.

Além das modalidades do crédito para habitação, ele também possui classificações entendidas como finalidades. Confira, nos itens abaixo, quais sãoi elas.

Habitação própria permanente

A primeira finalidade para a qual o crédito de habitação pode ter uso corresponde à aquisição de habitação própria permanente.

Ou seja, para adquirir o imóvel ou reformar outro que será habitação própria familiar. Nesse caso o grupo familiar não possui outro imóvel de sua propriedade.

Habitação própria secundária

Essa finalidade se refere aos casos em que o grupo familiar já possui um imóvel, porém deseja adquirir ou construir outro.

Nessa hipótese, então, o crédito de habitação será útil para adquirir um imóvel de veraneio, por exemplo. Ou, então, para uso da propriedade para fins de arrendamento.

Habitação para investimento

Por fim, a terceira e última finalidade de um crédito de habitação corresponde ao seu uso para fins de investimento.

Esse corresponde ao empréstimo para adquirir um imóvel (ou construí-lo, como vimos acima) para fins de arrendamento, exclusivamente. Assim, gerará lucro à família.

Qual o prazo e o valor do crédito de habitação?

As condições referentes ao valor e ao prazo de quitação de um empréstimo para habitação variam de acordo com cada caso.

Afinal, as condições dependem da situação financeira do indivíduo, das garantias e de sua imagem perante o mercado.

Por outro lado, também mudam de acordo com a instituição financeira. Elas variam quanto ao prazo máximo ou montante máximo que disponibilizam nas operações.

O que  é necessário para contratar um crédito de habitação?

Existem algumas condições que se aplicam a todos os bancos no que diz respeito à concessão de crédito. Elas também incidem sobre o de habitação. Veja quais são:

  • Não estar com o nome na lista negra do Banco de Portugal (lista de devedores);
  • Ter comprovante de residência fixa em Portugal;
  • Possuir comprovante de renda.

Portanto, somente quem mora em Portugal, tem renda e não está com o nome sujo poderá contratar um empréstimo.

Para o crédito habitação, então, cabe ao indivíduo entregar comprovantes de residência e de renda no momento da solicitação.

Além disso, ao oferecer um bem em garantia – como o próprio imóvel – é possível reduzir as taxas de juros da operação e melhorar as condições de pagamento.

Cuidados ao contratar o crédito de habitação

Por fim, existem alguns cuidados indispensáveis no momento da contratação de crédito. Confira quais são!

Busque bancos de qualidade

Antes de fazer qualquer negócio conte com um banco de qualidade. Pesquise sobre a fama das instituições que oferecem o crédito desejado. Assim, evite golpes!

Cuidado com indícios de golpes

Além de saber quais são as instituições de boa fama do mercado, fique atento a outros sinais. Por exemplo, nenhum banco pede depósito inicial para concessão do crédito.

Caso isso aconteça, fuja dessa opção, pois ela cheira a fraude!

Compare as condições

Ao ter propostas de bancos de qualidade em mãos, compare-as. Assim, veja quais são mais custosas e, também, quais são mais vantajosas.

Tenha sempre seu orçamento em vista

Por fim, lembre-se de conhecer seu orçamento e suas condições financeiras antes de fechar negócio. É indispensável que você tenha capacidade financeira de suportar as parcelas do crédito habitação.

E, caso queira opções para ter por onde começar e fazer pesquisas, conheça abaixo o Crédito Habitação BNI. A solicitação é online e você tem até 30 anos para quitá-lo!

Imagem com fundo branco com o logo do Banco BNI Europa

Conheça o crédito Habitação BNI: até 30 anos para quitar!

O Crédito Habitação BNI te dá aprovação em até 24 horas e tem solicitação online, além de muitos outros benefícios. Continue lendo e saiba tudo sobre ele, inclusive como solicitá-lo!

Em Alta

content

Como se cadastrar na Compramos seu Carro?

Aprenda como se cadastrar no Compramos seu Carro e como usar esse serviço que ajuda você a vender o seu veículo! Confira o passo a passo aqui!

Continue lendo
content

Melhor banco para depósitos a prazo: como investir até 100€?

Qual é o melhor banco para depósitos a prazo? É o que oferece boas taxas de juros, com reforços, renovação e prazos que atendam seu objetivo!

Continue lendo
content

Como comprar a criptomoeda Bitcoin?

Conheça o passo a passo para comprar criptomoeda Bitcoin e descubra se esse deve ser seu próximo investimento. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir à carteira digital XTB?

Quer uma plataforma segura para negociar investimentos? Então confira como aderir à carteira XTB e saiba tudo sobre essa oportunidade.

Continue lendo
content

Lei laboral 2023: quais as mudanças aprovadas e novidades?

Você está a saber das novidades na Lei laboral? Essas mudanças vão entrar em vigor até Março! Descubra quais pontos foram alterados!

Continue lendo
content

Como comprar criptomoeda SafeMoon?

Conheça o passo a passo para como comprar criptomoeda SafeMoon, um dos modelos mais promissores, e veja quais carteiras a disponibilizam.

Continue lendo