Educação Financeira

O que são ataques phishing? Saiba como identificar!

Um ataque phishing é um golpe para roubar informações e dados online. Descubra dicas para ficar mais seguro e evitar esse risco!

Anúncios

Descubra o que é o phishing: não deixe seus dados em risco!

Homem sério olhando por cima da tela do notebook
Descubra o que é e como se prevenir! Fonte: Pexels.

Caso você nunca tenha ouvido falar de ataques phishing, saiba que essas são formas de roubar dados e informações privadas pela internet.

Assim, os responsáveis pelo ciberataque tentam obter senhas de cartões e outras informações suas através de mensagens falsas.

Logotipo XTB com slogan "online trading" o que é o serviço da carteira

Conheça a XTB: plataforma de investimentos de mais de 10 criptomoedas

Investir seu dinheiro e atuar com ações, cripto e commodities é uma forma de fazê-lo render e trabalhar para você. Então, conheça o que é XTB!

Essas mensagens normalmente parecem ter sido enviadas por fontes confiáveis, mas não é o caso. Então, fique atento. Mais adiante mostraremos formas de se proteger dessas mensagens fraudulentas.

O que significa phishing?

Pois bem, o termo vem do inglês e significa literalmente “pescar”.

Isso acontece porque o ladrão prepara um recado falso, normalmente um e-mail, que funciona como isca e tenta te atrair para roubar suas informações.

Essa modalidade de ataque cibernético é o mais simples. Por outro lado, é o mais perigoso e efetivo. Isso acontece porque o ataque se aproveita da nossa emoção.

Como acontecem os ataques phishing?

Primeiramente, vale dizer que os ataques phishing normalmente buscam nos alarmar, instigar nossa curiosidade ou nos assustar.

Quanto menos pensarmos de forma racional, melhor para os golpistas, que se aproveitam do calor do momento.

Então, você pode receber e-mail de alguma loja famosa ou algum órgão do governo. Independente, o remetente normalmente parece confiável.

Assim, mensagens possuem um caráter urgente. Além disso, podem sugerir graves consequências se a mensagem for ignorada.

Os golpistas podem dizer que você está devendo algo, ou que seus dados foram clonados. Assim, pedem para você clicar em um link e fornecer algumas informações.

Consequências do ataque

Na maioria das vezes, ao clicar no suposto link, você está baixando um malware para sua máquina. E, consequentemente, este malware irá roubar suas informações ou usar seus dados para outros malefícios.

Ou seja, com apenas um clique que você dá com seu rato e já abre todos seus dados para os golpistas. Desse modo, o mais importante é sempre manter a calma e analisar todas as informações antes de clicar em qualquer link.

Ademais, daremos algumas dicas de como se prevenir dos ataques phishing e de como se prevenir.

Perigos

Os perigos são variados. Então, listamos alguns malefícios que o ciberataque pode acarretar:

  • Roubo do seu dinheiro;
  • Realização de pagamentos com seus dados e suas contas bancárias;
  • Roubo da sua documentação pessoal, podendo te privar do acesso em alguns casos;
  • Utilização de seus dados e redes sociais para divulgar outras mensagens golpistas.

Formas mais comuns de ataques phishing

Homem olhando para tela com códigos
Mas, afinal, como acontecem os ataques? Fonte: Pexels.

Existem alguns tipos e variações de phishing. Então, vamos apresentar alguns para que você fique atento e se proteja desses ciberataques.

Não direcionados

Essas são as mensagens que não são específicas. Ou seja, são enviadas em grande quantidade para várias pessoas simultaneamente.

Os golpistas se fazem passar por uma empresa ou marca famosa. Assim, as pessoas podem acreditar serem verdadeiras.

Spear phishing

São mensagens direcionadas para você especificamente. Normalmente acontecem dentro de empresas.

Assim, os golpistas usam informações que encontram publicamente para tentar fazer a vítima realizar um pagamento ou algo do tipo.

Phone phishing

Este ataque pode ser realizado por voz ou sms. Apesar de mudar o meio de ataque, a técnica é a mesma.

Os golpistas se fazem passar por marcas, empresas grandes, bancos e agências governamentais e tentam obter seus dados.

Como identificar um phishing?

Ademais, existem algumas formas de identificar se a mensagem que você recebeu é falsa ou não. Confira como.

calculadora, celular e alguns papéis sobre a mesa

O que são plataformas de simulação de crédito? Descubra tudo sobre elas!

Se você quer saber o que são plataformas de simulação de crédito, saiba que você está no lugar certo. Tire suas dúvidas sobre elas e seu funcionamento!

Remetente desconhecido

Caso receba um e-mail de um remetente novo ou desconhecido, sempre cheque se ele é confiável.

Erros gramaticais

Normalmente, se o e-mail recebido apresentar erros gramaticais ou até mesmo ortográficos, desconfie.

Pedidos de urgência

Como já falamos, a forma mais comum é instigar a urgência de uma ação. A mensagem quer te forçar a clicar imediatamente.

Confira dicas para se proteger de ataques phishing!

Mão digitando em notebook com códigos na tela
Então, veja como se manter protegido! Fonte: Pexels.

Mas, afinal, como evitar cair em golpes e manter os nossos dados a salvo? Veja algumas dicas para manter-se seguro!

Sempre que você receber algum tipo de e-mail que parece suspeito não clique nos links que eles disponibilizam.  Em vez disso, existe uma técnica muito prática que você pode aplicar.

Desse modo, coloque o seu rato em cima do link. Em seguida, na parte inferior do seu navegador, um endereço deve aparecer.

Então, confira o código deste endereço eletrônico. Assim, se certifique de que ele corresponde ao sítio ou empresa que enviou a mensagem.

Domínios

Outra ação importante é: confira sempre o endereço de e-mail. Lembre-se que o domínio deve sempre corresponder à loja ou empresa que te enviou a mensagem.

Mas fique atento, muitos domínios são similares aos originais, justamente na tentativa de te enganar com mais facilidade.

Ademais, você pode descobrir qual é o domínio oficial de uma marca e comparar com aquele da mensagem recebida.

Pesquise o remetente

Seguindo a dica anterior, se você recebeu um e-mail de alguma empresa conhecida, mas achou o conteúdo suspeito, pesquise o remetente.

Ou seja, pegue o endereço de e-mail e coloque no seu navegador. Veja se existem comentários online sobre aquele remetente.

Muitas vezes, outras pessoas já notificaram e denunciaram alguns endereços de e-mail por serem falsos!

Nunca compartilhe seus dados

Muitas dessas mensagens fraudulentas pedem para que você compartilhe dados e informações. Além disso, até os ataques de phone phishing podem solicitar informações importantes.

Sempre essas solicitações são em tom de alerta e se fazem passar por medidas preventivas contra ataques. Mas, lembre-se, nenhuma empresa, banco ou órgão do governo solicitam informações pessoais como senhas.

Aja com calma

Esta última dica vem a redundar o que já foi dito, mas, ao mesmo tempo, reforçar o ponto mais importate. Nunca aja por impulso. Tome seu tempo, pesquise e investigue o contéudo do e-mail e seu remetente.

Se for através de uma ligação, faça perguntas. Se ofereça para ligar mais tarde e busque o número no site de confiança. Toda cautela é pouca na hora de evitar os ataques de phishing!

Agora que você já sabe como se proteger e como identificar um ataque phishing, que tal entender como fazer compras online se forma segura? Aproveite a praticidade da internet sem dores de cabeça!

Mão usando celular para fazer compras

Como comprar online com segurança: descubra as principais dicas!

Comprar online é uma forma muito mais prática de adquirir os produtos e serviços que você precisa. Descubra como fazer suas compras de forma segura!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar e ativar o cartão de crédito BPI Zoom?

Anuidade grátis e benefícios da bandeira Mastercard: confira aqui o passo a passo de como solicitar e ativar o cartão BPI Zoom!

Continue lendo
content

Tudo sobre Fundos de Investimento Imobiliário

Quer investir as suas economias? Então conheça tudo sobre fundos de investimento imobiliário! Confira como funcionam e quais as vantagens.

Continue lendo
content

O que é a Bolsa de Documentos: praticidade e segurança!

Você sabe o que é a Bolsa de Documentos? Esse é um mecanismo realizado pelo governo português para facilitar o acesso de documentos virtuais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Descubra como abrir agora o teu Depósito a Prazo a 15 meses CGD!

Abrir a conta Depósito a Prazo a 15 meses do CGD é prático! Podes fazer isso pela internet, app e até pessoalmente numa agência!

Continue lendo
content

Unibanco Atitude ou Unibanco Clássico: qual o melhor cartão?

Unibanco Atitude ou Unibanco Clássico? Ambos contam com cobertura internacional, programa de cashback e mais! Veja qual o melhor para si!

Continue lendo
content

Como aderir à corretora Oanda?

Aderir à Oanda é simples! Ela é uma plataforma de negociação de ativos diversos, especialmente de Forex. Clique e veja como abrir a conta!

Continue lendo