Cartões

Existe cartão de crédito para quem tem nome sujo? Veja!

Procurando um cartão de crédito para quem tem nome sujo? Pois saiba que está no local certo! Confira as opções disponíveis e veja dicas para limpar o seu nome.

Anúncios

Cartão de crédito para quem tem nome sujo: saiba quais são os melhores

imagem de pessoa pesquisando sobre como fazer cartão de crédito para quem tem nome sujo
Saiba como ter cartão de crédito para quem tem nome sujo. Fonte: Pexels.

Quem tem o nome sujo e busca um cartão de crédito para chamar de seu pode se ver em maus lençóis. Afinal, a concessão de crédito nesse caso é limitada.

A inscrição do nome do consumidor na lista negra do Banco de Portugal pode gerar uma série de consequências negativas e atrapalhar ainda mais suas finanças.

Logo Banco de Portugal

Saiba se está na lista negra do Banco de Portugal e como sair: passo a passo!

Saber se está na lista negra do Banco de Portugal é essencial para todos que possuem contratos com serviços financeiros. Aprenda, hoje, como verificar se está na lista e como sair dela!

Então, continue a leitura e veja quais são as opções de cartões, bem como outras soluções financeiras disponíveis. Na sequência, confira dicas para limpar seu nome novamente.

Existe cartão de crédito para quem tem nome sujo?

A resposta é não. Quem tem uma inscrição de seu nome na lista negra de Portugal encontra barreiras para obter crédito.

Assim, não é possível obter nem cartões de crédito e nem novos empréstimos. Eles somente ficam disponíveis para quem está com as dívidas em dia, e não atrasadas.

Por que quem tem nome sujo não tem acesso a cartão de crédito?

Porque o Banco de Portugal impõe restrição de crédito para quem está com dívidas em atraso. Considere que esses consumidores oferecem um risco ao mercado.

A inscrição na lista negra já indica, por si só, que aquele consumidor não é um bom pagador. Ou, ao menos, que no momento não tem capacidade de arcar com suas dívidas.

Por isso, quando há essa inscrição ela impede que haja acesso ao crédito. Nenhum banco arcará com o risco de conceder crédito a quem está com o nome sujo.

Crédito pessoal rápido pré-aprovado

A partir de 100€. Solicite em menos de 2 minutos.

Você será redirecionado a outro site

Estou com o nome sujo: vou perder meu cartão de crédito?

Não necessariamente. Isso dependerá se a dívida em questão tem relação com o cartão ou com o banco que o gerencia ou não.

Quando a dívida não tem relação com a instituição bancária ou não se refira à fatura do cartão em atraso, ele não deve ser bloqueado.

Raras exceções se referem à previsão, no contrato do cartão, de bloqueio ou cancelamento dele em caso de negativação do seu nome por qualquer que seja o motivo.

Porém, de modo geral, uma dívida que não se relacione com o banco ou com o cartão não o afeta. Assim, você pode continuar usando-o normalmente, desde que a fatura esteja em dia.

Opções de cartão para quem tem o nome sujo

imagem de pessoa pesquisando sobre como fazer cartão de crédito para quem tem nome sujo
Veja opções de cartão de crédito para quem tem nome sujo. Fonte: Pexels.

Como vimos, não há opções de cartão de crédito para quem tem o nome sujo. O cidadão apenas pode manter o cartão que já possuía antes do seu nome entrar na lista negra.

Por outro lado, isso não significa que não existam soluções financeiras para os consumidores com dívidas em aberto. Eles também possuem algumas opções.

Continue lendo e veja nos itens abaixo quais são essas soluções e como elas funcionam. Logo depois, confira dicas para regularizar o seu nome e se livrar das dívidas!

Cartão pré-pago

A primeira solução para quem está com o nome sujo e procura um cartão de crédito é o pré-pago. Ele é uma opção simples, mas que pode ajudar você.

Os cartões pré-pagos não possuem limite de crédito concedido pela instituição financeira. Nesse caso, fazer compras depende da presença de saldo em conta.

Assim, cabe ao consumidor depositar valores que se transformarão em limite para compras no crédito. O pagamento delas é à vista e não há fatura ao final do mês.

Contudo, isso é interessante porque permite o uso do cartão no exterior, por exemplo, desde que ele tenha bandeira internacional e saldo para compras.

Embora seja necessário ter dinheiro à disposição para que se possa usar o cartão, é uma alternativa imediata.

Cartão de débito para quem tem o nome sujo

Outra opção financeira para quem tem nome sujo e não consegue um cartão de crédito é apostar em cartões de débito. Hoje existem vários deles que são internacionais.

Com bandeiras Mastercard e Visa eles também podem ser soluções temporárias. Assim como a opção anterior, eles também funcionam apenas à vista e caso haja saldo em conta.

O que fazer se meu nome está sujo?

Quem não conseguiu honrar com as contas e está com dívidas em atraso pode ser penalizado com a inscrição do seu nome na lista negra do Banco de Portugal. 

Isso pode gerar uma série de consequências negativas, como limitação de acesso ao crédito. Por isso, é de extrema importância que o consumidor busque resolver a situação.

Caso não consiga pagar o valor em atraso imediatamente, não deixe de entrar em contato com o credor. Se possível, contate-o antes mesmo da parcela vencer.

Desse modo é possível negociar a dívida antes mesmo do seu vencimento e, assim, evitar que ela vença, atrase e leve à inscrição na lista negra.

A negociação também é possível para dívidas que já venceram. Busque as condições com o credor, mas somente aceite uma solução que realmente caiba no seu bolso.

Em caso contrário há grandes chances de que em breve seu nome volte a ilustrar a lista negra do Banco de Portugal.

Por fim, lembre-se de sempre ficar de olho no seu orçamento. Buscar renda extra e cortar gastos desnecessários é uma ótima maneira de retomar o equilíbrio financeiro.

Crédito consolidado

Ainda, outra opção se revela na consolidação de crédito. Ela consiste na reunião de diversas dívidas de crédito em uma só. Com isso, diminui-se o número de taxas e tarifas de cada operação.

Desse modo, é comum que esse tipo de operação promova economia de até 60% no valor das dívidas de crédito mensal. Todavia, é preciso estar com o nome limpo para contratá-la.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, temos um artigo completo que fala tudo sobre crédito consolidado. Confira-o a seguir!

Uma calculadora e um documento assinado, com uma caneta sobre ele.

Como funciona o crédito consolidado? É uma boa opção?

Saber como funciona o crédito consolidado é muito importante, especialmente quando você busca serviços e produtos financeiros. Continue lendo e saiba tudo sobre ele!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir sua conta poupança no Openbank?

Veja aqui como abrir conta poupança Openbank e aproveite todas as suas vantagens, como adesão online e anuidade gratuita!

Continue lendo
content

Criptomoeda SafeMoon: o que é e quanto vale? Conheça!

Conheça mais sobre a criptomoeda SafeMoon, alternativa com potencial de retorno positivo aos investidores, e descubra se vale a pena investir!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão N26 You? Veja aqui!

Você pode solicitar o cartão de crédito N26 You através dos canais digitais oferecidos pela empresa! Veja aqui como fazer, e solicite hoje!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito CTT

O cartão de crédito CTT conta com várias vantagens, como cobertura internacional e bandeira da rede Mastercard. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Saiba como fazer o Cartão Oney Auchan e garanta descontos e promoções exclusivas

Confira o passo a passo de como fazer o Cartão Oney Auchan e garanta um cartão com até 3.500 Euros de limite e muitos descontos!

Continue lendo
content

Consultoria Doutor Finanças: Conheça e encontre as melhores condições

Quer sair do vermelho e reorganizar suas finanças? Conte com a consultoria Doutor Finanças. Gratuita, ela pode ser a solução ideal para você!

Continue lendo