Dicas

Sites financeiros ilegais: como evitar golpes?

Cada vez é mais comum cair em golpes na internet, mas o que podemos fazer para evitar essas situações? Veja algumas ações simples para fugires de situações perigosas ao investir online.

Anúncios

Descubra como não cair em esquemas de fraude financeira

Homem usando notebook com imagens de exclamação
Saiba como são os principais golpes e evite transtornos! Fonte: AdobeStock.

Para o desespero de todos, cada vez existem mais sites financeiros ilegais que tentam roubar-te o dinheiro, mas como evitar essas falcatruas?

Nos últimos dias, o Banco de Portugal emitiu 61 avisos sobre sítios na internet que não estão autorizadas a oferecer créditos financeiros. Assim, comparativamente, o número se escala cada vez mais e está a atingir cada vez mais vítimas.

Homem sério olhando por cima da tela do notebook

O que são ataques phishing? Saiba como identificar!

Um ataque phishing é um golpe para roubar informações e dados online. Descubra dicas para ficar mais seguro e evitar esse risco!

Aliás, já são mais de 1 milhão de euros em coimas! Então, é necessário ficar atento aos inúmeros serviços que ainda se mantêm ativos e tentam enganar as pessoas que precisam de uma solução financeira.

Ou seja, se estás a buscar por opções de crédito ou investimento através da internet, é bom ficar atento aos sinais que indicam esquemas ou ações ilegais. Vamos descobrir como cuidar do nosso dinheiro e fugir de esquemas suspeitos?

Atenção aos sites financeiros ilegais

Homem frustrado segurando cartão de crédito e olhando para notebook
Afinal, quais os principais tipos de golpe? Fonte: AdobeStock.

Então, é muito comum na internet ver anúncios ou divulgações que prometem dinheiro fácil e rápido. O mundo online facilita esquemas e embustes de vários tipos!

Isso porque a informação se propaga muito rapidamente e atinge um grande número de pessoas. Então, toma cuidado com as supostas chances de ouro de mudar de vida.

É preciso estar atento a sites ilegais para poder evitar cair num embuste. Dessa forma, vale conhecer algumas das principais atividades de enganação. 

Nesse sentido, os principais relatos de fraude estão relacionados às criptomoedas e aos esquemas de pirâmide. Caso tenha dúvida de como se blindar a esse tipo de ataque, fica calmo que vamos te ajudar a evitar sites financeiros ilegais.

Esquema de pirâmide

Assim, vamos começar com um dos esquemas mais comuns. A pirâmide consiste numa operação fraudulenta que promete altos níveis de lucro em pouco espaço de tempo. 

Contudo, para que esse retorno aconteça, é necessário buscar e trazer novas pessoas para o esquema. Ou seja, as novas pessoas “investem” teu dinheiro, e parte do montante paga os investidores mais antigos.

Assim, cria uma falsa impressão de que o retorno financeiro do investimento é real. Então, é importante tentar evitar sites financeiros que a fonte do lucro não fica evidenciada.

Além disso, se a principal fonte de renda vier de terceiros, denuncie o sítio. Ademais, não realize transferências sem antes checar a procedência do site financeiro, ele pode ser uma insituição ilegal!

Criptomoedas

O investimento em criptomoedas não deve ser realizado por qualquer um. Pois, como esse é um investimento volátil, o ideal é que você tenha conhecimento de como o mercado funciona e esteja disposto a arriscar teu dinheiro.

Ademais, também é importante fazeres uma checagem no sítio do Banco de Portugal sobre quais são as criptomoedas registradas. Desse modo, você consegue evitar esquemas em sites financeiros ilegais.

Apesar de o risco da desvalorização se manter em qualquer investimento em criptomoedas, o ato de checares as informações sobre a instituição é fundamental!

Assim, podes evitar cair em esquemas de incumprimento e de perda total do dinheiro investido.

imagem com fundo escuro sobre o futuro criptomoedas em Portugal

Qual o futuro das criptomoedas em Portugal?

Entenda como será o futuro das criptomoedas em Portugal, incluindo em quais lugares são aceitas como forma de pagamento e por que é importante investir nelas hoje utilizando corretoras seguras.

Cursos

É muito comum ver anúncios de cursos na internet que prometem oferecer informações quase mágicas sobre como obter dinheiro fácil. Estas propagandas são muito persuasivas e conseguem te convencer que as informações são reais.

Contudo, é importante ficares atento para esses esquemas. Normalmente, não há nenhum curso. Os supostos professores apenas reproduzem conceitos básicos e aleatórios da internet.

Assim, é importante saber se a pessoa que oferece o curso realmente está habilitada para tal. Além disso, desconfie de vídeos que prometem muito mas entregam poucas informações sobre o assunto.

Ademais, uma das vantagens da internet é a democratização da informação de maneira gratuita. Então, antes de pensar em pagar por um curso suspeito, estudes por conta!

Publicidade

Embora influencers sejam pessoas que tendemos a confiar ou a admirar, é necessário ficar atento. Isso porque, muitos recebem uma grande quantidade de dinheiro para divulgar um ativo, mas não são diretos sobre ser uma propaganda.

Então, normalmente, não são fornecidas todas as informações necessárias sobre o produto, como criptoativos de mercado. Dessa forma, muitas pessoas podem se envolver em um esquema pouco saudável por conta de publicidade.

Ademais, o importante é não se deixar levar por qualquer produto ou investimento que é divulgado por alguém que admiras.

Investimentos

No mesmo sentido do que já apontamos nos demais itens desta lista, não acredite em esquemas de investimento que prometem retornos altos e rápidos a baixos custos. Muitas vezes os investimentos não são realizados.

Assim, o enganador fica com o dinheiro para si. Então, depois ficam evitando o investidor, ou dizendo que o retorno ainda não chegou, ou que ainda precisará ser investido uma nova quantidade de dinheiro, criando um cenário de bola de neve.

Então, cuide do seu dinheiro e saiba que para ter altos lucros, os riscos reais são muito grandes!

Crédito

Os principais anúncios de crédito são de sites financeiros ilegais. Aliás, esse embuste atinge principalmente imigrantes que precisam de ajuda para conseguir se manter no país. 

Assim, é importante ficar atento aos valores dos empréstimos e ao exagero de facilidades que são oferecidos. Mas, felizmente, a oferta de crédito é uma enganação fácil de se verificar.

O sítio do Banco de Portugal oferece uma lista completa de todas as instituições financeiras que estão habilitadas a oferecer crédito. Então, antes de saíres a aceitar qualquer oferta de crédito, confira a listagem na página oficial.

Além disso, muitas páginas na rede social Facebook também oferecem condições de crédito que são enganadoras. Ou seja, mais uma vez, é necessário ficares atento.

Sejas cuidadoso com as fraudes: conheça sinais

Cartões com anzol
Veja como é importante ter cuidado! Fonte: AdobeStock.

Além de todos os cenários que apontamos, é importante que tu sejas cuidadoso. Assim, quando perceberes algo de suspeito em alguma transação virtual, podes e deves contatar o Banco de Portugal ou outra instituição oficial.

Ademais, existem alguns sinais que podem te orientar a não se prejudicar inadvertidamente. Por exemplo, quando é apresentado como oportunidade única e que te oferece pouco tempo para decidir.

Outro exemplo é notar a escrita do português. Muitos esquemas apresentam erros ortográficos. Além disso, normalmente as explicações são vagas e insuficientes.

Então, se tu notares algum desses pontos, já é motivo para procurares as entidades competentes e denunciar o esquema.

O que não fazer?

Assim, nossas últimas dicas são destinadas a ações que você deve evitar, como oferecer seus dados pessoais em abundância. Jamais forneças número de cartão, sempre opte por pagamentos seguros e sítios confiáveis.

Não abras e-mails que aparentam ter conteúdo suspeito, ou enviados por um remetente desconhecido. Muitos desses e-mail são phishing e vão tentar obter seu dinheiro.

Ademais, não utilize computadores públicos com tanta frequência. Esses equipamentos são mais facilmente hackeados e, consequentemente, menos seguros.

Então, caso precises usar um desses computadores, não introduza senhas ou informações delicadas.

Conheça a opção de crédito pessoal Moey!

Bom, caso precise de um crédito pessoal, como citamos acima, é importante evitar sites financeiros que sejam ilegais e nem suspeitos. Dessa maneira, moey! é uma ótima opção para ti.

Essa é uma instituição financeira reconhecida e verificada para oferecer crédito. Assim, as condições são interessantes e podem te ajudar a conseguir aquele dinheiro extra que faltava.

Então, queres conhecer mais sobre como funciona o crédito pessoal moey!? Assim, clica no link a seguir e confira todos os detalhes sobre esse produto financeiro!

Mão segurando celular com símbolos de dinheiro saindo

Crédito Pessoal moey!: como solicitar?

Tem interesse em adquirir o crédito pessoal do banco moey!? Então saiba que para solicitar é muito simples e você pode pedir sem sair de casa, com o seu telemóvel!

Em Alta

content

Como aderir ao Cartão EDP Charge?

Se quer aderir ao cartão EDP Charge, saiba que o processo é simples e rápido. Enquanto espera o cartão chegar, pode usar a app para recargas!

Continue lendo
content

Como solicitar a consultoria do Doutor Finanças?

Doutor Finanças é um portal que se dedica a ajudar você a organizar sua vida financeira. Veja como usá-lo de forma fácil e gratuita!

Continue lendo
content

Benefícios dos cartões de crédito TAP: viagens e muito mais

Bandeira Visa, benefícios em viagens, adesão online, bônus em milhas... São diversos os benefícios dos cartões de crédito TAP. Veja-os aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como gerenciar as despesas escolares?

Com o retorno às aulas, nada melhor do que saber como gerenciar as despesas escolares para garantir economia. Veja dicas!

Continue lendo
content

Como funciona trabalhar no Atacadão Continente?

Saiba como funciona trabalhar no atacadão Continente, a empresa tem mais de 30 anos de experiência e oferece mais de 40 vagas de emprego!

Continue lendo
content

Criptomoeda Safemoon ou Win: qual vale mais a pena?

É interessante investir em criptomoedas que estão em ascensão no mercado? Veja nosso comparativo entre Safemoon ou Win e descubra.

Continue lendo