Investimentos

Como minerar bitcoin sozinho e de graça? Veja nosso passo a passo!

Como minerar bitcoins sozinho? Antes de começar o processo de mineração, é importante compreender como ele funciona. Afinal, não é qualquer computador que conseguirá realizar esse procedimento.

Anúncios

Tire suas dúvidas e aprenda como minerar bitcoin no seu pc: veja como lucrar com esse investimento

bitcoins crescendo em plantação - como minerar bitcoin sozinho
Descubra o que é necessário para começar a minerar bitcoin de graça. Fonte: Pexels.

O processo de como minerar bitcoin sozinho é complexo. Enfim, mesmo que qualquer pessoa possa realizar esse procedimento, é necessário contar com um computador potente e eficaz. 

Além disso, como qualquer pessoa pode realizar o procedimento, existe muita concorrência. Isso significa que não será tão fácil alcançar o lucro. Na teoria, o processo de como minerar bitcoin sozinho pode ser feito com qualquer computador. 

Porém, para que os resultados sejam melhores, é necessário contar com a ajuda de uma máquina com alta capacidade de processamento. O processo de mineração pode ser chamado de competitivo! Por esse motivo, é importante compreender como ele funciona. 

Criptomoeda Shiba Inu em cima de folhas

Como comprar a criptomoeda Shiba Inu?

Criada em 2020 e forte concorrente da Dogecoin (DOGE), descubra aqui como comprar criptomoeda Shiba Inu!

Como funciona a mineração de bitcoins?

bitcoins sobre dois notebooks - como minerar bitcoin sozinho
Ao minerar em conjunto com outras pessoas (pool de mineração) é necessário dividir os lucros. Fonte: Pexels.

Como citado anteriormente, qualquer pessoa pode realizar o processo de mineração. Mas somente um computador pessoal, por exemplo, possui uma baixa capacidade de processamento para minerar. 

E, como a maioria dos cripto ativos possuem um sistema com validação de tentativa e erro, é quase impossível usar um computador pessoal para o processo. Então, para começar o processo de como minerar bitcoins sozinho, é importante investir em uma máquina potente.

O processo de mineração é como uma competição: as pessoas que tem máquinas potentes, conseguem os melhores resultados. Então, mesmo que seja possível criar uma pequena operação, será difícil minerar com ela e conseguir bons lucros. 

Além disso, é importante ressaltar o consumo de energia, que será maior durante o período de mineração. O motivo disso acontecer é o seguinte: minerar exige um enorme poder de computação. 

Caso queira contornar esse problema, uma excelente alternativa é entrar em um pool de mineração. Ou seja, trabalhar com outras pessoas que realizam o processo de mineração, mas é necessário repartir o lucro. 

O que você precisa saber para minerar bitcoin sozinho e sem pagar nada: um passo a passo

como minerar bitcoin sozinho
Passo a passo para minerar bitcoin sozinho. Fonte: Canva.

Antes de tudo, para dar início ao processo de como minerar bitcoins sozinho, é necessário investir em uma máquina potente. Por se tratar de uma “competição”, é importante possuir um processador com muito poder. 

Além disso, as máquinas ficam trabalhando o dia inteiro, então viver em um ambiente onde o consumo de energia á baixo ajuda. No Brasil o consumo de energia elétrica é alto, mas em outros lugares do mundo isso pode não ser um problema. 

Caso queira minerar bitcoins Portugal, as mesmas dicas citadas acima são válidas. Enfim, leve em consideração essas dicas: investir em uma máquina potente e com alto poder de processamento. 

Algumas pessoas também optam seguir o processo de como minerar no PC em uma região com clima frio. Dessa maneira, é possível evitar que os equipamentos para mineração superaqueçam. 

Além disso, ao viver em uma região com o clima predominantemente frio, é possível evitar gastos extras, como refrigeradores. Entretanto, essas não são as únicas dicas para criar um equipamento para mineração, veja mais informações. 

1. Tenha os equipamentos necessários 

Antes de começar o processo de como minerar bitcoin de graça, é essencial investir nos equipamentos necessários. Há alguns anos, quando esse processo ganhou força no mundo, bastava ter um computador potente e placas de vídeo. 

Porém, hoje não é possível minerar com apenas esses dois equipamentos. Mesmo que seja possível lucrar com apenas isso, mas será apenas uma pequena fração que, no fim, não valerá a pena. 

Também é uma excelente ideia investir no equipamento conhecido como ASICMiner, um hardware voltado para a mineração de criptomoedas. Afinal, além de ser um equipamento voltado para esse tipo de situação, ela consome menos energia elétrica. 

Esse tipo de equipamento é caro, encontrado no Brasil na faixa de R $10 mil. Além disso, as versões internacionais também são bem salgadas, com preços a partir de US $10 mil e US $15 mil. 

2. Escolha uma carteira de bitcoin

Assim que investir em todos os equipamentos necessários, é necessário encontrar uma carteira virtual para armazenar todos os seus ganhos e realizar transações. Com essa ferramenta, é possível gerenciar os seus endereços de Bitcoin. 

Enquanto as chaves públicas podem ser reconhecidas por qualquer pessoa, as carteiras com chave privada devem ser guardadas pelos investidores. Enfim, ela funciona com uma senha de segurança, que deve ser mantida pelo dono para ter acesso às informações. 

Atualmente, existem várias opções de carteiras de bitcoin, todas com suas próprias características e vantagens. É importante dizer que todas elas usam um sistema de hardware para mantê-las em segurança. 

3. Melhores programas de mineração

Assim que tiver todo o equipamento e uma carteira, é o momento de escolher o software de mineração. Enfim, além de encontrar uma opção que permita uma boa conectividade, busque uma alternativa que mostre os retornos obtidos. 

Existem vários programas que contam com uma relação sobre os rendimentos médios, assim como estatísticas sobre a mineração. Então, para começar o processo de como minerar bitcoin, veja os melhores programas de mineração. 

  • CGMiner: Este programa é baseado em uma única linha de comando, além de contar com recursos que controlam as ventoinhas de resfriamento, monitorando o desempenho e a capacidade de uso. 
  • EasyMiner: Se você está começando no mundo da mineração, um excelente programa é o EasyMiner. Através da plataforma, é possível customizar com o que pretende trabalhar individualmente. 
  • BFGMiner: Este programa é famoso por sua customização, compatível com hardwares FPGA/ASIC. Mesmo que a interface seja um pouco chamativa, possui foco e permite realizar pequenos ajustes em seu uso. 

Vale a pena minerar bitcoin sozinho?

Agora que você sabe como minerar bitcoin sozinho, provavelmente está se perguntando: vale a pena? A resposta para isso é: depende. 

Se você tem todos os equipamentos necessários para realizar o procedimento de mineração, vale a pena sim. Porém, caso não tenha acesso ou possa investir nos equipamentos, ele não terá grandes retornos. 

Além disso, mesmo que pareça uma opção positiva, é necessário levar em consideração o estado atual da moeda, que não é bom. 

Enfim, antes de começar o processo de mineração, vale a pena conhecer mais sobre o mercado. 

Por fim, descubra quais são as consideradas mais promissoras criptomoedas em 2022!

Mulher usando computador com gráficos

Quais são as criptomoedas mais promissoras em 2022?

Todo investidor precisa saber: quais são as criptomoedas mais promissoras em 2022. Descubra agora mesmo e tenha a chance de alcançar o desejado lucro!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Veja como se tornar cliente do Banco Bankinter sem sair de casa

Descubra aqui como se tornar cliente do banco Bankinter para ter acesso a cartões, contas, linhas de crédito e muitos outros produtos!

Continue lendo
content

Cartão R42 ou R42 Metal: qual o melhor?

Seja o cartão R42 ou R42 Metal, ambos possuem várias vantagens, como cobertura internacional e bandeira Mastercard. Compare e escolha!

Continue lendo
content

Como ter redução da retenção de IRS: saiba mais!

Quer ter uma redução na retenção do seu IRS? Caso você tenha crédito à habitação, você pode fazer a solicitação através do seu empregador!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crédito pessoal banco CTT ou MrFinan: qual o melhor?

Seja o crédito pessoal banco CTT ou MrFinan, ambos podem ser solicitados online de forma fácil e simples. Compare aqui seus prós e contras!

Continue lendo
content

Muuv compra e venda de carros usados: como funciona?

Veja como a Muuv funciona para você receber uma proposta de valor pelo seu carro usado e vendê-lo de forma rápida e segura!

Continue lendo
content

Soluções Crédito Habitação: como aderir e poupar até 20%!

É possível aderir a Soluções de Crédito Habitação para encontrar a melhor oferta para sua nova casa! Aproveite o menor spread do mercado!

Continue lendo