Curiosidades

Rendas de Casa: como está o mercado em 2023?

Os valores das rendas de casas estavam subindo muito e iriam ser cada vez maiores com o crescente da inflação neste ano. Pensando nisso, o Governo criou um travão para ajudar os arrendatários. Entenda!

Anúncios

Quais são as novidades sobre as rendas de casas em 2023?

Família feliz segurando chave de casa e desenho de casa
Entenda como ficaram as rendas da casa esse ano! Fonte: AdobeStock.

Se és arrendatário ou senhorio de uma casa, saibas que o valor das rendas vai sofrer alteração no mercado em 2023!

Assim, o valor das rendas vai aumentar durante 2023, mas o coeficiente de atualização será fixo, numa tentativa do governo em ajudar os dois lados.

casa ao fundo em meio ao verde da mata

Prepare-se financeiramente para pedir crédito habitação! Veja 7 dicas que lhe ajudarão

Pensando em comprar um imóvel? Pois, então, prepare-se para pedir crédito habitação com nossas dicas. Com elas, você aumenta suas chances de ter sucesso na operação!

Aliás, recentemente, o preço dos arrendamentos em Portugal está elevado, principalmente nos principais centros urbanos, como Lisboa. Alguns cenários relatados são desanimadores e preocupantes.

Mas, diante desses cenários, uma medida importante foi validada para tentar segurar a grande elevação dos preços. Assim, vamos conhecer mais sobre essas novidades no mercado de arrendamento de casas.

Rendas de casas: o que muda?

Casa de brinquedo em cima de notas de euro
Mas, afinal, quais as mudanças? Fonte: AdobeStock.

Com cenários de preços de mercado parecidos com cidades como Paris e Nova Iorque, mas com a realidade financeira bem inferior, os preços das rendas de casa nas grandes metrópoles portuguesas estão nas alturas.

Embora, por muito anos, os senhorios tenham ficado pressionados pela lei do congelamento dos arrendamentos, esse cenário parece ter sido invertido e havia uma grande pressão sobre os inquilinos.

Contudo, uma mudança importante no mercado de rendas de casa para o ano de 2023 foi estabelecida pelo governo português. Assim, durante este ano, haverá uma espécie de travão no preço em que as rendas podem chegar.

Assim, os coeficientes de atualização de rendas não serão atualizados. Mas, você sabe o que significa esse termo tão importante para o arrendamento?

O que é o coeficiente de atualização de rendas?

Casal visitando casa vazia
Entenda como ficam os preços! Fonte: AdobeStock.

Assim, se nunca ouvistes falar sobre o coeficiente de atualização de rendas este é o momento ideal para conhecer mais. Assim, essa é uma porcentagem relacionada diretamente com aumento anual do valor das rendas.

Além disso, o valor do coeficiente é regulado através do IPC, índice de preços do consumidor e da inflação. Assim, a partir desse valor o senhorio pode no começo de cada ano atualizar os valores das rendas.

Contudo, em 2023 o coeficiente de atualização não seguirá a inflação para pautar o valor de mercado das rendas de casa. Dessa maneira, o governo decidiu estabelecer o aumento fixo de até 2%! Ou seja, o coeficiente é de 1,02.

O objetivo é tentar mitigar os gastos da população que ainda sofre os efeitos da inflação, e da guerra da Ucrânia. Ou seja, foi colocado um travão no aumento das rendas. Caso isso não ocorresse o coeficiente seria de mais de 5%.

Como calcular?

Bom, mas para o arrendatário e para o senhorio é importante entender como esse coeficiente é aplicado na prática. Isso porque, não são todos que compreendem como a dinâmica funciona. Mas, fique tranquilo, o cálculo é simples.

Assim, para saber o valor renda de 2023 basta multiplicar o coeficiente de atualização (1,02) pelo valor atual do arrendamento. O resultado desta conta é o teto do valor do arrendamento para esse ano.

Ou seja, se pagas 1 mil euros atualmente, com o coeficiente de 1,02, passará a pagar 1.020 euros. Um aumento concreto de 20 euros mensais.

Ademais, se não houve o travão, no exemplo citado, pagarias mais de 50 euros por mês a mais. Mas, se você é senhorio, não fique preocupado com a sua renda. Existem compensações pensadas pelo governo para te favorecer!

E o senhorio?

Além disso, é importante destacar que você só pode legalmente aumentar o valor das rendas da tua casa depois de 1 ano do contrato. Ou seja, deves esperar a data correta para fazer a atualização do valor.

Aliás, deves comunicar seu arrendatário pelo menos 30 dias antes do valor entrar em vigor. Então, não esqueças desse passo importante e obrigatório por lei. Assim, o inquilino pode contestar e analisar os valores cobrados.

pessoa com uma chave nas mãos

Quais são os tipos de taxa de crédito habitação? Saiba como funcionam

Existem, basicamente, 3 tipos de taxa de crédito habitação, com características e benefícios diferentes ao consumidor. Por isso, conhecê-las é imprescindível antes de fechar negócio.

Mas, além disso, todo proprietário pode solicitar sua compensação com a lei do travão do arrendamento por via fiscal. Assim, tu poderás excluir parte dos rendimentos de sua declaração de imposto. Ou seja, diminuirá o seu gasto no IRS!

Podes calcular o valor do abatimento a partir do coeficiente de apoio e da taxa especial aplicável. Assim, podes fazer as contas e descobrir quanto pouparás nessa situação.

Por exemplo, no caso de uma taxa aplicável ao IRS de 28%, geraria um coeficiente de apoio de 0,91. Ou seja, 9% do rendimento não é tributado.

Apoios para arrendatário!

Ademais, todo arrendatário que estiver a passar por dificuldades para conseguir pagar a renda de 2023, pode solicitar auxílio do governo.

Dessa maneira, para quem tiver entre 18 e 35 anos é possível candidatar-se ao programa Porta 65 Jovem que oferece coparticipação de renda. Então, se estás a passar por esse tipo de dificuldade, busque na internet mais sobre esse programa.

Conheça crédito de habitação para jovens: Novobanco!

Dessa maneira, o mercado de rendas de casa não está tão bom em 2023, mas com o trancão a expectativa é que a situação se mantenha sob controle.

Por outro lado, caso estejas insatisfeito, podes buscar outras opções de moradia, como créditos habitacionais para tua casa própria.

Assim, se você tem até 35 anos, pode se interessar em conhecer como funciona o programa do Novobanco exclusivo para pessoas jovens. O crédito oferece opções exclusivas com descontos e vantagens para teres a tua casa própria!

Então, se quiseres conhecer mais sobre como o Novobanco funciona e como pode te beneficiar, leia nosso artigo exclusivo sobre o assunto. Assim, cliques no link abaixo e vejas todos os detalhes.

logotipo Novo Banco, banco onde é possível solicitar cartão Novo Banco online

Como solicitar o Crédito Habitação para Jovens Novobanco?

Descubra como solicitar o Crédito Habitação do Novobanco exclusivo para jovens e tenha desconto no spread e nas parcelas.

Em Alta

content

Seguros e Planos Mutualistas: o que são?

Entenda o que são Seguros e Planos Mutualistas e aproveite os benefícios coletivos como preços acessíveis e igualdade entre pessoas.

Continue lendo
content

Cartão Banco Best Gold Visa ou Banco Best Gold Plus: qual o melhor?

Seja o cartão Banco Best Gold Visa ou Banco Best Gold Plus, ambos possuem cobertura internacional e várias vantagens. Compare e escolha!

Continue lendo
content

4 melhores opções de crédito aprovado na hora: saia do vermelho!

Precisa de dinheiro imediatamente? Confira as melhores opções de crédito aprovado na hora. Assim, saiba a quem recorrer e o que esperar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Autorização de Residência: o que é e como pedir?

A Autorização de Residência é um documento para você poder permanecer em Portugal. Ele pode ser temporário ou permanente, veja qual é o seu!

Continue lendo
content

Saiba as 5 melhores carteiras digitais para criptomoedas

Conheça as melhores carteiras digitais para criptomoedas e faça uma escolha segura! Saiba mais aqui sobre isso e tire suas dúvidas!

Continue lendo
content

Como escolher créditos pessoais: onde encontrar as melhores propostas?

Aprenda como escolher créditos pessoais com segurança. Use intermediadores, simuladores e compare prazos e taxas. Saiba mais dicas aqui!

Continue lendo