Dicas

Como solicitar Autorização de Residência: não perca tempo!

Solicitar a Autorização de Residência pode ser um processo um pouco burocrático, mas é indispensável para a sua permanência em Portugal. Tire suas dúvidas de como acessar.

Anúncios

Descubra como solicitar a Autorização de Residência

Jovem feliz rodeada de caixas de mudança
Então, confira como solicitar o documento! Fonte: Pexels.

A Autorização de Residência é fundamental para que você permaneça em Portugal, então, como solicitar? Primeiramente, é importante apontar que existem diferenças de regras entre a AR Permanente e Temporária.

Assim, você pode fazer seu pedido nos balcões do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, mas pode fazer o agendamento online, confira!

card

Documento de Permanência

Autorização de Residência

imigração moradia

Faça a renovação do seu documento AR online de forma segura!

Você será redirecionado a outro site

Além disso, se você é estudante ou trabalhador, também precisará averiguar as diferenças na legislação. Solicitar é um processo um pouco detalhado, mas fique calmo que vamos te ajudar.

Assim, para solicitar o seu documento de permanência, deve se atentar a vários detalhes. Então, venha ver o passo a passo que preparamos para você não se perder! Fique legalmente em Portugal!

Passo a passo para fazer a solicitação da Autorização de Residência

Imagem de cidade em Portugal
Afinal, qual o passo a passo? Fonte: Pexels.

Primeiramente, é importante ressaltar que para solicitar a Autorização de Residência, você deve comparecer presencialmente em um dos balcões do SEF!

Assim, você deve comparecer com o formulário preenchido. O modelo você encontra no sítio do SEF!

Mas, além disso, você precisa primeiro agendar sua visita e conferir quais são os documentos exatos para a sua situação. Ou seja, em qual categoria você se enquadra? Estudante, trabalhador, familiar, entre outras variações e subtipos.

Como acessar o sítio do SEF!

Primeiramente, na página inicial do SEF, clique em “saber mais sobre”. Assim, escolha a opção “Solicitar Autorização de Residência em Portugal” em verde.

Então, você será transferido para uma nova página. Em seguida, escolha a opção que melhor dialoga com a sua situação: trabalho, estudo, reagrupamento familiar, membros da UE, situações especiais e tratados.

Desse modo, você vai ser redirecionado novamente. Então, você deve mais uma vez escolher a situação que melhor se adequa ao seu cenário e aceda nesta opção.

Leia todos os detalhes sobre os documentos, confira a taxa e, na aba “impressos”, baixe o formulário para preencher e levar presencialmente. Ademais, ao finaç página você encontra “agendar deslocação”, onde obtém o contato do SEF.

Conheça o Visto de Residência para Estudo, Intercâmbio, Estágio ou Voluntariado!

E então, viu como é simples solicitar a sua Autorização de Residência. Mas, para chegar nesse passo, você precisa primeiro solicitar o Visto de Residência. No caso de você ser estudante, existe um tipo específico de visto.

Assim, antes de ir para Portugal precisa dar entrada na solicitação do seu visto em seu país de origem. Aliás, normalmente quando você faz o pedido do visto, o consulado já emite o pedido de AR para o SEF!

Então, se quiser saber detalhadamente como esse visto funciona, confira mais informações a seguir e tire todas as suas dúvidas!

Menino feliz segurando passaporte portguês

Visto de Residência para Estudo, Intercâmbio, Estágio ou Voluntariado: o que é?

Um visto serve para quem quer permanecer em Portugal por mais de um ano. Veja quais os tipos de visto e as diferenças entre eles.

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Programa Emprego Interior Mais: como participar?

Veja como participar do Programa Emprego Interior Mais: as condições, o passo a passo e a documentação a ser entregue para ter o auxílio.

Continue lendo
content

Vale a pena fazer um PPR como investimento?

Subscrever a um investimento PPR vale muito a pena, porque pode aproveitar as melhores taxas de rendimento em poupança com abatimento no IRS!

Continue lendo
content

Conheça o crédito pessoal Credibom: TAN a partir de 3,99% e TAEG a partir de 6,99%

Conheça tudo sobre o crédito pessoal Credibom! Veja as condições, prazos e valores disponíveis, bem como as taxas de juros e como solicitar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como pedir o cartão Unibanco Atitude?

Veja como solicitar o cartão de crédito Unibanco Atitude: bandeira Mastercard, anuidade zero e indicado para clientes de qualquer banco!

Continue lendo
content

Conheça o crédito pessoal MrFinan!

O MrFinan crédito pessoal é perfeito para quem acumula mais de uma dívida e precisa de um alívio financeiro. Conheça aqui como ele funciona!

Continue lendo
content

Banco Montepio: saiba tudo sobre o banco, serviços e destaques

O Banco Montepio é tradicional em Portugal e cheio de soluções financeiras: cartões, linhas de crédito, contas e mais! Conheça tudo sobre ele.

Continue lendo