Educação Financeira

Há limite máximo de idade para pedir crédito habitação?

Crédito Habitação é uma forma fácil e segura de conseguir o montante necessário para adquirir uma nova morada. Além disso, alguns créditos podem até mesmo ser usados para reformas! Então, venha saber a idade para fazer seu pedido e planeje seu futuro!

Anúncios

Não há idade para o seu sonho! Descubra agora como conquistar a sua casa própria, independentemente da idade

real estate agent Delivering sample homes to customers, mortgage
Não há idade para o seu sonho! Descubra agora como conquistar a sua casa própria, independentemente da idade;. Fonte: AdobeStock

Se sonha em obter uma cara própria, existe sempre a opção de pedir um crédito habitação para algum banco, mas recentemente as leis de idade máxima mudaram em Portugal! Então, é importante conhecer mais sobre a regra.

Descubra conosco se há um limite de idade para pedir um crédito habitação. A resposta pode surpreendê-lo! Mas independente da resposta, nunca é tarde demais para realizar o seu sonho, não é mesmo?

sala de estar com um computador, cadeira, planta, livros e decoração em geral

Crédito Habitação vs Crédito Pessoal

Hoje você confere um embate de gigantes: crédito habitação vs crédito pessoal! Descubra qual deles é melhor em cada situação e quais são as suas características principais.

Contudo, a idade pode desempenhar um papel importante na aprovação e nos termos do empréstimo. Queremos ajudá-lo a compreender como a sua idade pode impactar o seu caminho para a casa dos seus sonhos.

Assim, é possível se planejar de maneira mais concreta para o futuro que vem aí! Continue a ler para descobrir como pode aproveitar ao máximo as oportunidades de crédito habitação, independentemente da sua idade.

O que é preciso para um crédito habitação?

Para solicitar um crédito habitação em Portugal, existe algumas exigências que devem ser cumpridas por parte do solicitante, incluindo algumas regras em relação à idade! Então, fique atento e consulte todos os detalhes do banco!

De qualquer modo, é preciso ter um rendimento estável e comprovar essa fonte. Por isso que quanto mais velho, menor o prazo, pois as chances de entrar na reserva é maior, o que dificultaria o pagamento das taxas mensais.

Além disso, é preciso apresentar documentos como cartão cidadão, histórico de crédito para demonstrar que é financeiramente confiável. Além disso, dependendo do banco e da negociação outros documentos podem ser solicitados.

Existe uma idade máxima para pedir crédito habitação?

A resposta para essa pergunta é bastante simples. Em 2022 houve uma modificação nas regras que regem o crédito habitação. Toda a proposta tem objetivo de deixar a transação mais segura para os bancos e acessível para os clientes.

Primeiramente, é importante apontar que a idade mínima para qualquer solicitação do tipo é de 18 anos! Além disso, a idade máxima acaba sendo 75 anos. Quer entender o porquê ou como é possível atenuar isso? Vamos te ajudar a compreender melhor!

Além disso, vale destacar que os detalhes de prazos e juros são próprios de cada banco. Então, antes de mais nada lembre-se de conferir as condições de instituições financeiras espalhadas pelo país!

Qual é a regra de maneira geral?

Multiethnic mid adult couple using digital tablet at home
Qual é a regra de maneira geral? Descubra abaixo. Fonte: AdobeStock

Em caso de pessoas entre 18 e 30 anos, o prazo máximo é de 40 anos para reembolsar o valor do empréstimo do crédito. Por outro lado, entre 30 e 35 anos, o prazo médio é de 37 anos!

Ademais, para pessoas com mais de 35 o prazo máximo é de 35 anos para quitar o empréstimo. Contudo, a idade máxima ao fazer a solicitação não deve ultrapassar os 75 anos para que o crédito seja válido!

Isso minimiza os riscos de incumprimento por parte dos solicitantes e deixa as possibilidades de financiamento mais realistas para o banco, que garante que receberá o valor emprestado.

Outras informações sobre o crédito habitação

Lembre-se que quanto menor for o prazo, as parcelas são maiores. Contudo, ao mesmo tempo o valor total é menor, já que há menos juros envolvidos no empréstimo. Então cogite todas essas informações.

Além disso, existem algumas formas de solicitar o crédito habitação mesmo que sua idade seja próxima do máximo. Então, não desista do seu sonho! Assim, é possível adicionar um fiador mais jovem como titular do crédito.

Dessa maneira, é possível encontrar prazos mais estendidos para realizar o reembolso ao banco. Outra opção válida é dar uma entrada maior, diminuindo o valor do empréstimo em si e diminuindo o tempo de reembolso!

Mulher confusa com a mão na cabeça olhando celular

Sites financeiros ilegais: como evitar golpes?

Cada vez é mais comum cair em golpes na internet, mas o que podemos fazer para evitar essas situações? Veja algumas ações simples para fugires de situações perigosas ao investir online.

Como conseguir melhores condições no crédito à habitação?

Caso você seja uma pessoa mais velha, para obter melhores condições para adquirir o seu crédito habitação é necessário recorrer a algumas estratégias para diminuir os riscos da instituição financeira, como alguns que citamos acima.

Além disso, vale destacar que adicionar mais um titular para compartilhar o crédito não resolve a situação, pois a restrição é válida para o membro mais velho entre os titulares. Ainda assim, ter outro titular pode garantir mais segurança para o banco.

Então, lembre-se de conversar com o banco e buscar alternativas para tornar o seu crédito viável, mas fique atento para não fazer uma escolha que vai atrapalhar a sua saúde financeira. É importante tomar seu tempo e fazer bem as contas.

Quais as consequências de pedir crédito habitação próximo do limite de idade?

Como já foi dito, quanto mais velhos haverá a necessidade de pagar o crédito em um prazo menor! Então, é importante planejar esse tipo de solicitação o quanto antes para desfrutar de prazos mais folgados.

Assim, as principais consequências de solicitar mais velhos esse tipo de crédito é ter parcelas maiores com menos mensalidades. Então tome cuidado para não acabar sobrecarregando o orçamento da sua família!

O que deve considerar ao pedir um crédito habitação além do que já foi apresentado?

Couple shopping online. Happy couple looking together sitting floor at home.
Entenda o que você deve considerar ao pedir um crédito habitação. Fonte: AdobeStock

É importante levar outros pontos em consideração na hora de solicitar o seu crédito habitação independente da sua idade! Assim, confira se a taxa de oferta é fixa ou variável. Isso pode impactar profundamente no que deverá ao banco.

Além disso, compare as ofertas de TAEG e MTIC para gastar o menos possível com os juros e taxas extras relacionadas à carta de crédito! Outro ponto de atenção é se há produtos obrigatórios e quanto eles custam.

Isso pode acabar envolvendo seguros, por exemplo, para diminuir o spread do crédito! Ademais, veja quais são as despesas que o banco cobra por conta e compare bem todas as ofertas disponíveis para sempre gastar o menos possível!

Alternativa recomendada: Conheça o crédito habitação própria EuroBic!

Agora que já sabe como funciona o limite de idade para solicitar o crédito habitação em alguma instituição financeira, pegue um lápis e um papel e faça as contas para descobrir qual é a melhor saída para ti!

Além disso, lembre-se de consultar diferentes propostas para escolher a mais adequada para a sua realidade. Dessa maneira, uma das opções mais interessantes é o crédito habitação da EuroBic!

Então, quer conhecer mais informações sobre como solicitar. Com taxa de juros variável, prazo de até 40 anos a depender da idade e spread competitivo, vale a pena saber mais detalhes sobre a EuroBic.

Então, sem mais delongas, aceda ao link disponível a seguir e venha saber mais sobre essa oportunidade de crédito habitação. Obtenha as informações necessárias para obter sua nova morada e analise as ofertas!

Casa com logo EuroBic na frente

Conheça o Crédito Habitação Própria EuroBic

O Cédito Habitação EuroBic funciona com prazos alargados, valores expandidos e spread competitivos para facilitar a sua aquisição!

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Depois BBVA Classic

Com bandeira Visa internacional e fácil adesão online, o cartão de crédito Depois BBVA Classic é prático e vantajoso. Saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o Seguro Hómin: segurança e proteção para o seu lar

Que tal investir na segurança da sua casa e da sua propriedade?! Para isso, conheça o Seguro Hómin e suas modalidades e benefícios!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Millennium BCP Gold

O cartão de crédito Millennium BCP Gold possui tecnologia de pagamento por aproximação e bandeira Visa internacional. Conheça mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Worten

O cartão de crédito Worten é uma opção incrível para quem está buscando condições especiais, como isenção de anuidade. Veja mais vantagens!

Continue lendo
content

Garantia para a Infância: o que é e como obter 100€?

O programa Garantia para a Infância é essencial para manter famílias fora da pobreza com um auxílio de 100 euros mensais para cada criança!

Continue lendo
content

O que é o mapa das responsabilidades de crédito? Saiba como obtê-lo

Saiba aqui o que é o mapa das responsabilidades de crédito, um documento que te ajuda a verificar responsabilidades financeiras e dívidas.

Continue lendo