Crédito

O que são microcréditos e quais são as suas vantagens?

Contratar microcréditos é uma ótima opção para quem precisa de até 2500 euros emprestados para viagens, cursos ou outras necessidades do dia a dia. Então, saiba mais sobre eles aqui e conheça as vantagens oferecidas!

Anúncios

O que são microcréditos? Conheça suas vantagens

mulher japonesa com lápis entre os dedos em frente ao notebook fazendo pesquisa; ela também faz anotações em post its
Aprenda mais sobre os microcréditos e suas possibilidades. Fonte: Pexels.

Você sabe que são microcréditos e quais são as suas vantagens? Esses são os créditos que têm valores menores do que aqueles usualmente praticados no mercado.

Dessa forma, são chamados de “micro” na medida em que causam menos impacto financeiro nos bancos. A boa notícia é que você também pode recorrer a eles no momento em que precisar de dinheiro extra!

Mão de adulto envolvendo a mão de um bebê, simbolizando a importância de solicitar Auxílio Filho

Como solicitar o Auxílio Filho?

Saiba em detalhes como solicitar o Auxílio Filho e ganhar indenização e reposição pelas horas e salário perdidos!

Então, para te ajudar a conhecer mais essa opção financeira, montamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Além de o que são microcréditos, também responderemos outras questões.

Por exemplo, você verá quem pode ter acesso a eles, as vantagens que oferece e como fazer para contratá-los! Incrível, não? Então, continue a leitura e acompanhe!

Microcréditos: tenha até 2500 euros para o que você precisa!

Como dissemos, o valor dos microcréditos costuma ser bem menor do que o praticado no crédito pessoal. Igualmente, no crédito de habitação ou automóvel.

Sendo assim, apesar de o valor variar, é possível dizer que são microcréditos os empréstimos de valores entre 500 e 2.500 Euros. Por isso, aqui se tratam de valores pequenos.

Cada banco pode mudar as regras para personalizá-las, mas o comum é que o limite não exceda esse valor. E é justamente por isso que os microcréditos têm tantas vantagens, como você perceberá mais abaixo.

Quem pode ter acesso aos microcréditos?

Em geral, podem obtê-lo pessoas físicas e pequenas empresas. Contudo, essa condição pode variar de acordo com as regras de cada banco que ofereça a opção.

Por isso, é importante pesquisar como cada banco lida com esse tipo de concessão de crédito. Desse modo, você pode notar limitações etárias, de renda ou outras e conseguirá escolher a melhor alternativa para você.

Quais são as vantagens dos microcréditos?

São várias as vantagens que você pode encontrar ao procurar um microcrédito. Confira quais são as principais delas nos itens abaixo.

Mais fáceis de obter

Por se referirem a valores menores, geralmente os microcréditos também são mais fáceis de obter. Isso ocorre justamente porque o risco do concessor é menor.

Afinal, trata-se de um valor menor que ele perderia caso o cliente fique inadimplente. Também, as parcelas tendem a ser menores, o que facilita a quitação pelo contratante.

Isso não significa, no entanto, que não haja análise de crédito. O banco ainda assim precisa se certificar de que o indivíduo tem solvência.

Nesse caso, o que costuma ocorrer é apenas a análise se há inscrição do sujeito na lista negra do Banco de Portugal. Assim, o score e outras questões são menos influentes.

Isso se deve justamente ao fato do microcrédito requerer um valor menor de concessão, o que diminui o risco dos bancos.

Menores taxas de juros

Por se referir a menores valores que, por sua vez, apresentam menores riscos aos bancos, os microcréditos também costumam ter taxas menores de juros.

As taxas de juros normalmente decorrem justamente desse risco. Elas servem, além da reposição dos valores ao banco, que deixou de usar o montante para investimento, para quitar o risco que ele assumiu ao conceder o crédito.

Portanto, quando falamos de valores reduzidos, o risco também se reduz. E, por isso, é possível ter menos taxas de juros e consequentemente parcelas menores.

logotipo Fonte: Banco de Portugal YouTube

Saiba se está na lista negra do Banco de Portugal e como sair: passo a passo!

Saber se está na lista negra do Banco de Portugal é essencial para todos que possuem contratos com serviços financeiros. Aprenda, hoje, como verificar se está na lista e como sair dela!

Quitação mais rápida

Por se tratar de um valor de crédito menor, o microcrédito também tem como vantagem o fato de que sua quitação é mais rápida.

Afinal, aqui não há necessidade de que se contrate dezenas de prestações para que a quitação do valor seja possível e caiba no bolso.

Uma vez que o montante de crédito já é menor, é possível optar por menos parcelas sem que elas fiquem com um valor alto e impossível de suportar mensalmente.

Especiais para pequenas conquistas

O microcrédito tem como uma de suas principais vantagens o fato de dar um empurrãozinho em pequenas conquistas, especialmente aquelas do dia a dia.

Note que por mais que o montante seja baixo, ele ajuda a conseguir, por exemplo, aquela reforma em um cômodo específico. Ou, então, a pintura da sua casa, compra de curso ou pacote de viagem.

O que são microcréditos e suas vantagens você já sabe, então descubra como contratá-los!

mulher em bancada fazendo pesquisa em notebook; na mesa, também há um copo de leite
Saiba como conseguir microcréditos. Fonte: Pexels.

Confira algumas dicas para colocar em prática no momento de contratar microcréditos. Assim, tenha acesso às vantagens deles de modo seguro!

Saiba do quanto você precisa

O primeiro passo não poderia ser outro. Antes de contratar um microcrédito é indispensável que você saiba de quanto precisa.

Por isso, trace não apenas o seu objetivo com o crédito, mas também qual é o valor do qual ele necessita para que se faça acontecer. 

Estipule uma parcela máxima mensal

Depois de ter o valor necessário em mãos, pense também qual é o valor máximo que você poderia comprometer, de sua renda, para quitar as parcelas.

Lembre-se de que quanto maior a parcela, mais ela pesará na sua taxa de esforço. Portanto, considere outros créditos pendentes de pagamento e como a nova obrigação pode pesar no orçamento.

O objetivo principal do microcrédito é obter menores taxas de juros e facilidades de pagamento. Assim, leve isso em consideração na hora de analisar suas necessidades e possibilidades. 

Utilize simuladores

Depois de estipular o valor do qual necessita, use simuladores de crédito. Com eles você fica sabendo exatamente quais são as condições ofertadas por cada banco.

É possível usar os simuladores de bancos, nas páginas das instituições, um a um. Por outro lado, você também pode usar um simulador que reúna vários dados de uma só vez.

Hoje existem várias plataformas que reúnem informações de mais de um banco e ajudam você a analisar as melhores condições. 

Compare taxas e condições

Com os resultados das simulações em mãos, compare taxas e condições para analisar o montante total de cada uma das alternativas e as taxas aplicáveis. 

Prazo de pagamento x Taxa de esforço

Por fim, saiba que quanto maior for o seu microcrédito, mais ele forçará a taxa de esforço. Desse modo, nesses casos é interessante aumentar o número de parcelas.

Com isso, a taxa de esforço para o seu agregado familiar diminui. Em outras palavras, torna-se mais fácil suportar o valor da prestação mensal dentro do seu orçamento.

Contudo, se você viu que os microcréditos não são para você, talvez precise de outras alternativas. Talvez um montante maior para pedir empréstimo? De qualquer forma, nossa dica é você saber mais sobre crédito na hora.

Abaixo, então, deixamos um texto que fala tudo sobre essa opção: clique nele e saiba como consegui-lo, requisitos e onde pesquisar e procurar para obter. Acompanhe a seguir!

Pessoa escrevendo em agenda sobre mesa de escritório enquanto usa calculadora. Também sobre a mesa estão: documentos com gráficos, dinheiro em cédula e moedas, e um cofrinho de porquinho. Simbolizando opções crédito aprovado na hora.

Crédito na hora: entenda como funciona e requisitos para conseguir

Precisando de dinheiro agora mesmo? Conseguir crédito na hora é possível, mas requer cuidados. Descubra como funciona e como conquistá-lo em até dois dias com condições especiais!

Em Alta

content

Descubra como abrir agora o teu Depósito a Prazo a 15 meses CGD!

Abrir a conta Depósito a Prazo a 15 meses do CGD é prático! Podes fazer isso pela internet, app e até pessoalmente numa agência!

Continue lendo
content

Como abrir sua conta digital N26 You?

Digital, segura e com adesão online. Descubra aqui o passo a passo para abrir sua conta N26 You, uma conta cheia de vantagens!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito consolidado Gestlifes?

Precisando dar um jeito na sua vida financeira? Conheça o crédito Gestlifes e veja como ele pode ajudar. E confira como simular e solicitar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir à corretora Plus500?

Aderir à Corretora Plus500 é um processo simples, rápido, online e seguro. Descubra aqui o passo a passo e veja se vale a pena!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão de débito R42 Metal?

Veja como pedir o cartão de débito R42 Metal e aproveite as suas vantagens, como cobertura internacional e bandeira Mastercard!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Deudai?

O crédito consolidado Deudai conta com várias vantagens, como aprovação imediata e solicitação online. Veja aqui como pedir o seu!

Continue lendo