Educação Financeira

Como ensinar crianças a poupar? Confira 7 dicas

Ensinar crianças a poupar pode ajudá-las a serem mais independentes e responsáveis no futuro. Aliás, isso as ajudará a realizar sonhos! Então, saiba aqui dicas para fazer isso da melhor forma.

Anúncios

Ensinar as crianças a poupar é um dever dos adultos

criança brincando sozinha
Saiba como ensinar os pequenos a guardarem dinheiro. Fonte: Canva.

Não são raros os adultos que têm dificuldade em lidar com finanças e criar reservas financeiras. Por isso, é de extrema importância ensinar crianças a poupar. Assim, elas aprendem desde cedo e esse ciclo se rompe.

homem segurando mala de rodinha e aguardando para embarcar no aeroporto

Quanto dinheiro posso levar no avião?

Saiba a quantia necessária de dinheiro para fazer viagens internacionais. Além disso, confira dicas para encontrar cartões eficientes para fazer compras e tire outras dúvidas sobre o assunto!

Além disso, é dessa forma que, no futuro, você pode garantir que os pequenos saibam como lidar com o próprio dinheiro e façam escolhas acertadas para realizarem seus sonhos e projetos.

Qual é o objetivo de ensinar crianças a poupar?

Pensando nisso, abaixo separamos três grandes motivos do porquê se dedicar nesse ensino. Logo depois, você também pode conferir 7 dicas de como ensinar crianças a poupar e a lidar com finanças!

Responsabilidade financeira desde cedo

Em primeiro lugar, ao ensinar crianças a poupar você consegue fazer com que elas tenham noção de responsabilidades financeiras desde cedo.

Com isso, elas aprendem que dinheiro “não dá em árvore”. Além do mais, também entendem como ele funciona, sua importância e porque poupar é crucial.

Assim, diminuem-se as chances de que a criança faça escolhas ruins no futuro, ou que caia em ciladas financeiras. Além disso, aprender brincando é muito divertido e esse também pode ser um momento em família!

Noções financeiras

Quando crianças têm acesso ao ensino financeiro desde pequenas, elas também passam a ter noções financeiras desde logo. Isso as ajuda muito no futuro!

Por exemplo, ela pode mexer com notas de papel falsas que imitam euros ou outras moedas, para pelo menos ter uma ideia inicial de como esse universo funciona.

Equilíbrio da relação desejo x possibilidade x necessidade

Por fim, mas não menos importante, quando crianças têm acesso à educação financeira elas passam a lidar melhor com a relação entre desejo, possibilidade e necessidade.

Afinal, elas devem entender que não terão tudo o que querem. Ainda, que poder comprar algo não significa que elas precisam daquilo, certo? Ensinar crianças a poupar é uma construção diária!

Como ensinar crianças a poupar: 7 dicas

duas crianças brincando de um jogo de tabuleiro
As crianças devem ser ensinadas desde pequenas a poupar. Fonte: Canva

Confira, agora, 7 dicas para ensinar crianças a poupar e a lidar com dinheiro de forma responsável!

1. Estabeleça uma mesada

Uma excelente maneira de fazer seu filho aprender a poupar e a lidar com dinheiro é estabelecendo uma mesada. Então, decida um valor e a frequência de pagamento (semanal, mensal, quinzenal, etc.).

Além disso, estipule quais são as responsabilidades que ele tem com aquele dinheiro. Por exemplo, você pode dizer que os lanches da escola deverão ser pagos com aquele valor. Ou, então, que compras de jogos serão feitos com ele.

Com isso, a criança passa a saber quanto tem à disposição, por quanto tempo e quais são as suas responsabilidades financeiras. E isso vai ensiná-la a gastar com sabedoria.

Isso é interessante, por exemplo, para que pensem antes de comprar um brinquedo, sabendo que o dinheiro também deverá servir para os lanches, entende?

2. Cofrinhos também são interessantes

Os cofrinhos são opções interessantes, especialmente porque ajudam a dar a noção de que guardar dinheiro pode ser compensatório. Assim, deixe as moedas à disposição dos pequenos.

Além disso, estabeleça prazos para abertura dos cofrinhos e faça apostas de quanto terá em cada um. Nesta etapa, pode ser muito possível que eles mesmos comecem a pensar formas de ganhar novas moedas.

3. Demonstre as vantagens em poupar

Demonstrar as vantagens de poupar é muito importante para ensinar as crianças a fazê-lo. Caso contrário, por que elas se dedicariam a isso?! Portanto, mostre como poupar dinheiro pode permitir comprar itens maiores ou relevantes. 

Igualmente, como isso pode ajudar a dar acesso a outras experiências. Por exemplo, em uma viagem ela pode usar o que poupou para acesso a parques. Além disso, pode conseguir uma ficha extra para um brinquedo.

4. Ensine crianças a poupar com exemplos práticos

Exemplos práticos sempre são importantes, pois demonstram como aquilo funciona na realidade e ajudam a criança a gravar o ensinamento. Sendo assim, ao levar a criança ao supermercado, ensine-a a poupar também.

Demonstre como você faz a escolha de produtos de acordo com a relação preço e qualidade. Igualmente, mostre como gastar menos em algo, em algum mês, faz com que esse dinheiro sobre para outras conquistas!

5. Dê o exemplo

De nada adianta você discursar teorias sobre ensinar crianças a poupar caso você mesmo não tenha controle sobre suas finanças. Em outras palavras, crianças aprendem pelo exemplo.

Sendo assim, elas tendem a repetir hábitos que observam nos pais. Por isso, lembre-se de ser responsável financeiramente! Pratique diariamente ações que promovem a poupança.

Elas podem ser bem comuns, mas têm grande efeito sobre os pequenos:

  • Evite deixar luzes ligadas em cômodos vazios, assim como eletrodomésticos ligados. Peça para a criança desligá-los ou deixe-a vê-lo fazendo isso;
  • Siga a lista de compras no supermercado e evite gastos inesperados. Os pequenos podem ter nisso um exemplo de controle e de organização financeira;
  • Estipule tetos de gastos em saídas, de modo que as crianças tenham noções de limite e possibilidades financeiras.

Esses são apenas alguns exemplos. Evitar desperdícios, reutilizar produtos, evitar comprar por impulso e outras ações responsáveis mostram-se como exemplos para os pequenos.

6. Use jogos

Existem diversos jogos que ajudam na tarefa de ensinar crianças a poupar. Eles tendem a ser bem efetivos, prender a atenção dos pequenos e ensiná-los enquanto eles se divertem.

Com isso, é natural que algumas noções da vida financeira se tornem naturais para eles, pois o contato veio por meio de uma brincadeira.Dentre os jogos disponíveis estão Monopoly, Jogo da Vida, The Sims e outros. 

Além disso, lembre-se de que é possível inventar brincadeiras próprias e que tragam noções de finanças. Desse modo, use a criatividade para ganhar a atenção dos pequenos e ensiná-los importantes noções financeiras!

7. Mostre como comparar preços é importante

Ao ensinar crianças a poupar, mostre também como usar o dinheiro da melhor forma. Afinal, boas escolhas também podem promover a economia.

Assim, ensine-as a não comprar no primeiro lugar em que encontram o produto, mas sim a pesquisar em diferentes fornecedores para encontrar a melhor oferta.

Ensine as formas de fazer pesquisas na internet (caso já tenham idade para acessá-la) ou ajude-as com isso. Ainda, lembre-se de alertar sobre golpes e phishing.

Com isso, você consegue criar pessoas que terão maior facilidade em lidar com o dinheiro na vida adulta, fazer poupanças e bons investimentos.

Afinal, felicidade financeira também é importante. Ainda, a organização em finanças pode garantir acesso às melhores condições de vida, certo? E já que falamos sobre phishing, que tal aprender mais sobre o assunto? Acesse a seguir!

Pessoa encapuzada usando computador

O que são ataques phishing? Saiba como identificar!

Um ataque phishing é um golpe para roubar informações e dados online. Descubra dicas para ficar mais seguro e evitar esse risco!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como funciona trabalhar no Glovo: entregador delivery!

Quer saber como funciona trabalhar no Glovo? Este é um trabalho de entregas. Ou seja, você precisa de um veículo e de um telemóvel!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito NB Verde Dual

Anuidade grátis para até dois cartões e acesso aos programas de pontos Amex e Visa: saiba mais sobre o cartão de crédito NB Verde Dual!

Continue lendo
content

Como aderir à corretora Degiro? Veja aqui!

Veja o passo a passo sobre como aderir à corretora Degiro. A plataforma líder do mercado europeu com as comissões mais baratas está aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Wizink Rewards?

Descubra aqui o passo a passo de como solicitar o cartão Wizink Rewards sem anuidade e tenha acesso às vantagens exclusivas!

Continue lendo
content

Saiba como contratar o Crédito Habitação BNI: consolidação, liquidez adicional e transferência de crédito

Veja como contratar o Crédito Habitação BNI em poucos passos! Assim, consiga 24 horas para a aprovação e até 30 anos para quitar!

Continue lendo
content

Será que o sistema de energia solar da EDP vale a pena? Descubra custos e benefícios!

Será que a EDP que oferece energia solar, vale a pena? Economize na sua conta e invista num futuro sustentável!

Continue lendo