Dicas

Quanto dinheiro posso levar no avião? Saiba como lidar com as finanças nas viagens internacionais

É comum que quem esteja se organizando para viajar questione: "quanto dinheiro posso levar no avião?". Para acabar com essa dúvida, continue lendo e veja a resposta!

Anúncios

Quanto dinheiro posso levar no avião? 

imagem com uma pessoa indo em direção ao embarque no aeroporto
Descubra se é possível e quanto de dinheiro pode levar no avião. Fonte: Pexels.

“Quanto dinheiro posso levar no avião?”. Se você pretende ou se já fez uma viagem internacional, você já deve se ter feito essa pergunta. Afinal, como funciona essa questão entre países e nas companhias aéreas?

Pois bem. Saiba que para sair ou entrar na União Europeia é necessário fazer uma declaração caso você esteja em posse de certa quantidade de dinheiro. E, para te deixar tranquilo, vamos falar tudo sobre isso!

avião no ar após o passageiro aproveitar as promoções de passagem Transavia

Como aproveitar as promoções de passagem Transavia?

Veja como comprar passagem aérea barata na Transavia e encontre mais de 30 opções de países para conhecer e se encantar!

Porém, antes de tudo entenda que essa regra não se aplica somente aos passageiros de avião. Essa exigência é também vale para quem entra ou sai da União Europeia de forma terrestre ou fluvial.

Contudo, note que em outros países fora da União Europeia as regras podem ser outras, pois cada país ou grupo econômico tem liberdade para estabelecer suas próprias regras. Então, cheque tudo antes de embarcar!

Levar dinheiro no avião sem necessidade de declaração: qual o limite?

Primeiramente, saiba que turistas e estrangeiros que queiram entrar em Portugal, precisam ter dinheiro para isso, pois se não tiverem, é bem provável que sejam parados na alfândega.

Sobre isso, é necessário comprovar que você possui pelo menos 75 euros para entrar no país e mais, no mínimo, 40 euros por dia de permanência no país. Essa é a quantidade mínima esperada.

Contudo, é possível levar até 10 mil Euros no avião sem a necessidade de fazer uma declaração sobre a quantidade transportada. Isso vale tanto para entrar quanto para sair do país.

Todavia, lembre-se que esse é o limite operado em Portugal e nos demais países da União Europeia. Caso você esteja saindo ou tenha como destino países fora desse grupo, os limites podem ser diferentes.

O que acontece se entrar com mais de 10 mil Euros em Portugal?

Não haverá nenhum problema se você levar no avião ou entrar em Portugal com mais de 10 mil euros, mas você terá que fazer uma declaração alfandegária caso ultrapasse esse número. Se não fizer, poderá sofrer uma série de sanções.

O que acontece se eu não fizer a declaração de que levarei dinheiro no avião?

Por exemplo, é possível que o dinheiro fique retido ou apreendido, o que pode ser feito pela autoridade policial local. Além disso, também há risco de multas e até mesmo detenção.

Por isso, é de extrema importância que haja a devida declaração quanto aos valores que estão sendo transportados. Ela somente não é necessária caso o montante seja inferior a 10 mi Euros.

Por que devo comunicar que levarei dinheiro no avião?

Essa é uma medida de segurança para os países e, também, de combate a diversas ações criminosas.

Por exemplo, serve para evitar lavagem de dinheiro, bem como transporte de quantias obtidas de forma irregular, como em crimes de corrupção ou assaltos.

Igualmente, para o combate ao financiamento do terrorismo e de outras atividades criminosas. É por isso que há rigidez quanto à necessidade de declaração.

Onde fazer a declaração do dinheiro que levarei no avião?

A declaração deve ser feita na Alfândega dentro do aeroporto, na zona de chegada ao país. Ela é um formulário que deve ser preenchida e entregue ali.

Outras formas de viajar sem levar dinheiro no avião

Levar dinheiro em viagens é uma escolha que muitos fazem para facilitar o passeio. Com uma certa quantia em mãos é possível garantir compras em todos os lugares, bem como lidar com emergências.

Porém, não é a opção mais segura. Afinal, sempre há o risco de extravio do dinheiro ou mesmo de assaltos. Portanto, é interessante conhecer outras formas de fazer seus pagamentos.

Uma das melhores é o cartão de crédito, que é mais difícil de extraviar e, ainda, ajuda no saque de numerários. Além disso, hoje basicamente todo lugar aceita-o!

Saiba como encontrar boas opções de cartões internacionais para viajar

homem aguardando para embarcar no aeroporto
Usar cartão é uma forma de não precisar de notas de dinheiro para viajar. Fonte: Pexels.

Existem diversos cartões disponíveis no mercado que são internacionais e funcionam para compras e pagamentos no mundo todo! Então, veja dicas para fazer a melhor escolha e evitar levar dinheiro no avião em grandes quantidades!

Confira as taxas anuais

A primeira coisa a se fazer ao analisar um cartão de crédito para viagem é conferir quais são as taxas. As principais são a TAN e TAEG.

Anuidade

A tarifa de manutenção também é muito importante, pois ela pode fazer o seu cartão sair caro ou, então, realmente ser um aliado nas compras e pagamentos.

Hoje existem muitos cartões que dispensam a cobrança da anuidade. Inclusive, vários deles contam com benefícios interessantes. Por isso, dê especial atenção para estes.

Bandeira

Caso você não queira levar muito dinheiro vivo no avião e prefira um cartão é importante se atentar à bandeira e à abrangência dele. Nesse sentido, cartões com bandeiras Mastercard ou Visa são os mais abrangentes.

Benefícios adicionais

Além disso, também não deixe de comparar os benefícios adicionais dos cartões. Por exemplo, programas de pontos. Ou, então, benefícios para viagens, como embarque prioritário ou acesso às salas VIP dos aeroportos.

Além disso, seguros também podem fazer parte do cartão de crédito. Dentre os principais temos o de vida, para viagens, contra acidentes, contra roubos e para aluguel de carros.

Os programas de cashback, bem como de acúmulo de milhas são outras vantagens que você pode encontrar. Portanto, não deixe de analisar diversas alternativas e compará-las.

Inclusive, caso queira duas ótimas opções de cartões de viagem para comparar, sugerimos que dê uma olhada no artigo a seguir. Nele, comparamos os cartões TAP Classic e TAP Gold!

Cartão TAP Classic ou TAP Gold

Cartão TAP Classic ou TAP Gold: qual o melhor?

Cartão TAP Classic ou cartão TAP Gold? Ambos oferecem vantagens em viagens, mas contam com características exclusivas. Compare!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual o melhor cartão de crédito novo banco?

Veja o comparativo entre NB Verde, NB Gold e NB Branco e descubra qual é o melhor cartão de crédito Novo Banco para você!

Continue lendo
content

Criptomoeda SafeMoon: o que é e quanto vale? Conheça!

Conheça mais sobre a criptomoeda SafeMoon, alternativa com potencial de retorno positivo aos investidores, e descubra se vale a pena investir!

Continue lendo
content

Conheça a criptomoeda Solana: o que é e quanto vale?

Entenda mais sobre a criptomoeda Solana: o que é, como funciona e saiba investir nela, a maior criptomoeda concorrente ao Ethereum!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir ao cartão WiZink Benfica: confira o passo a passo!

Rápido, fácil e seguro, veja um passo a passo de como aderir ao cartão WiZink Benfica pela internet ou em postos oficiais.

Continue lendo
content

Como aderir ao cartão Vila Galé Premium: programa de fidelidade!

Como aderir ao cartão Vila Galé Premium, a melhor opção para frequentadores da rede de hotéis? É simples e pode ser feito pela internet!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Montepio World

O cartão Montepio World possui cobertura internacional, a bandeira para compras é Mastercard, com inclusão no programa de benefícios.

Continue lendo