Finanças

O que é o Plano de Recuperação e Resiliência?

Entenda o PRR, o programa que concentra medidas e auxílios para ajudar a minimizar os efeitos da crise econômica na vida dos portugueses.

Anúncios

Descubra o que é e como funciona o Plano de Recuperação e Resiliência!

Logo PRR
Entenda tudo sobre o plano! Fonte: PRR.

Com o apoio do Conselho Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi criado para criar diversos investimentos e reformas em Portugal.

Assim, como o país enfrentou uma crise econômica nos últimos anos, este programa pretende conter os efeitos negativos.

Nome do Plano de Recuperação e Resiliência

Como subscrever: Plano de Recuperação e Resiliência!

O Plano de Recuperação e Resiliência está em vigor até 2026. Entenda o que fazer para subscrever e veja os dados necessários.

Além disso, a ideia é que se crie novos mecanismos e oportunidades para evitar futuros problemas econômicos e sociais. Mas, como isso afeta cada pessoa?

Bom, através desse programa surgem diversos benefícios para a população no geral. Alguns são mais indiretos, mas outros são pontuais e você pode aderir a eles. Quer saber mais como o PRR funciona? Então segue com a gente!

Como funciona o Plano de Recuperação e Resiliência?

Imagem do plano com a palavra Resiliência
Então, confira como funciona! Fonte: PRR.

O Plano de Recuperação e Resiliência é dividido em várias áreas e pretende atingir todos os portugueses. Este programa foi criado em 2021 e pretende se estender até 2026. Ou seja, é uma medida a longo prazo!

Qual o objetivo?

Basicamente, o objetivo do PRR é tentar melhorar o crescimento econômico do país. Como já citamos, isso é realizado através de grandes investimentos e diversas reformas. Assim, o Plano está dividido em três pontos fundamentais.

Primeiramente, a Resiliência focando na recuperação econômica e fortalecimento da economia e de planos de superação para possíveis outras crises Ademais, tempos a Transição Climática.

Este pilar pretende transformar as formas de energia em fontes renováveis, buscando a sustentabilidade do país. Enquanto isso, a Transição Digital procura realizar uma transformação digital em serviços públicos e empresas.

Bandeira de Portugal e mão oferecendo ajuda

Como escolher entre os auxílios do governo?

Precisando de ajuda para entender os auxílios disponibilizados pelo governo? A gente te mostra tudo sobre eles. Saiba como escolher o seu benefício!

Dessa forma, visa aumentar o desenvolvimento econômico e tecnológico do país. Essa divisão ajuda a focar e organizar melhor os programas de desenvolvimento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Além disso, esses pilares atuam em diversas áreas do Estado, como:

  • Saúde;
  • Habitação;
  • Cultura;
  • Mar;
  • Florestas;
  • Empresas;
  • Administração pública;
  • Mobilidade;
  • Educação;

No total são 20 componentes de envolvimento do programa. 

Quem são os beneficiários?

Assim, no Plano de Recuperação e Resiliência, existem diferentes tipos de beneficiários. Ou seja, o beneficiário direto depende do projeto em questão. Contudo, existem programas que são direcionados à:

  • Famílias
  • Empresas
  • Escolas
  • Entidades Públicas
  • Empresas Públicas
  • Autarquias e Áreas Metropolitanas
  • Instituições de Ensino Superior
  • Instituições da Economia Solidária e Social
  • Instituições do Sistema Científico e Tecnológico

Ou seja, não são em todos os projetos que o beneficiário intermediário são os cidadãos, como você. Entretanto, o benefício final sempre é para os portugueses no geral.

Como aderir ao Plano de Recuperação e Resiliência?

Bom, achou o Plano de Recuperação e Resiliência interessante? Quer saber como e de que formas se beneficiar? Como dissemos, existem vários auxílios e editais que ficam disponíveis. Assim, é preciso ficar atento para as notícias.

Contudo, quer conferir um passo a passo sobre como aderir aos benefícios do PRR? Então, clique no link abaixo e esclareça todas suas dúvidas de como solicitar!

Nome do Plano de Recuperação e Resiliência

Como subscrever: Plano de Recuperação e Resiliência!

O Plano de Recuperação e Resiliência está em vigor até 2026. Entenda o que fazer para subscrever e veja os dados necessários.

Em Alta

content

Como comprar a criptomoeda Win?

Conheça suas principais características e saiba o passo a passo de como comprar a criptomoeda Win, uma das apostas mais promissoras em 2022!

Continue lendo
content

Orçamento do Estado traz mudanças para o IRS 2023: saiba o que muda

O IRS 2023 terá mudanças que podem beneficiar contribuintes em Portugal! Saiba o que muda e como ficam as regras do pagamento do imposto.

Continue lendo
content

Banco BPI Review: saiba como funciona e quais os serviços dessa instituição!

Neste review do banco BPI você conhecerá mais sobre a instituição que está no mercado desde 1981. Saiba vantagens, desvantagens e mais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão NB Branco ou NB Gold: qual o melhor?

Entre cartão NB Branco ou NB Gold, o segundo é mais completo, pois conta com programa de recompensas e outras vantagens. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Eurobic Classic

O cartão de crédito Eurobic Classic possui vantagens exclusivas e condições especiais! Veja aqui e confira tudo sobre isso.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Depois BBVA Gold

O cartão de crédito Depois BBVA Gold tem vantagens como descontos e cashback. Veja mais benefícios e descubra se é o cartão certo para você!

Continue lendo