Finanças

O que é o Plano de Recuperação e Resiliência?

Entenda o PRR, o programa que concentra medidas e auxílios para ajudar a minimizar os efeitos da crise econômica na vida dos portugueses.

Anúncios

Descubra o que é e como funciona o Plano de Recuperação e Resiliência!

Logo PRR
Entenda tudo sobre o plano! Fonte: PRR.

Com o apoio do Conselho Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi criado para criar diversos investimentos e reformas em Portugal.

Assim, como o país enfrentou uma crise econômica nos últimos anos, este programa pretende conter os efeitos negativos.

Nome do Plano de Recuperação e Resiliência

Como subscrever: Plano de Recuperação e Resiliência!

O Plano de Recuperação e Resiliência está em vigor até 2026. Entenda o que fazer para subscrever e veja os dados necessários.

Além disso, a ideia é que se crie novos mecanismos e oportunidades para evitar futuros problemas econômicos e sociais. Mas, como isso afeta cada pessoa?

Bom, através desse programa surgem diversos benefícios para a população no geral. Alguns são mais indiretos, mas outros são pontuais e você pode aderir a eles. Quer saber mais como o PRR funciona? Então segue com a gente!

Como funciona o Plano de Recuperação e Resiliência?

Imagem do plano com a palavra Resiliência
Então, confira como funciona! Fonte: PRR.

O Plano de Recuperação e Resiliência é dividido em várias áreas e pretende atingir todos os portugueses. Este programa foi criado em 2021 e pretende se estender até 2026. Ou seja, é uma medida a longo prazo!

Qual o objetivo?

Basicamente, o objetivo do PRR é tentar melhorar o crescimento econômico do país. Como já citamos, isso é realizado através de grandes investimentos e diversas reformas. Assim, o Plano está dividido em três pontos fundamentais.

Primeiramente, a Resiliência focando na recuperação econômica e fortalecimento da economia e de planos de superação para possíveis outras crises Ademais, tempos a Transição Climática.

Este pilar pretende transformar as formas de energia em fontes renováveis, buscando a sustentabilidade do país. Enquanto isso, a Transição Digital procura realizar uma transformação digital em serviços públicos e empresas.

Bandeira de Portugal e mão oferecendo ajuda

Como escolher entre os auxílios do governo?

Precisando de ajuda para entender os auxílios disponibilizados pelo governo? A gente te mostra tudo sobre eles. Saiba como escolher o seu benefício!

Dessa forma, visa aumentar o desenvolvimento econômico e tecnológico do país. Essa divisão ajuda a focar e organizar melhor os programas de desenvolvimento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Além disso, esses pilares atuam em diversas áreas do Estado, como:

  • Saúde;
  • Habitação;
  • Cultura;
  • Mar;
  • Florestas;
  • Empresas;
  • Administração pública;
  • Mobilidade;
  • Educação;

No total são 20 componentes de envolvimento do programa. 

Quem são os beneficiários?

Assim, no Plano de Recuperação e Resiliência, existem diferentes tipos de beneficiários. Ou seja, o beneficiário direto depende do projeto em questão. Contudo, existem programas que são direcionados à:

  • Famílias
  • Empresas
  • Escolas
  • Entidades Públicas
  • Empresas Públicas
  • Autarquias e Áreas Metropolitanas
  • Instituições de Ensino Superior
  • Instituições da Economia Solidária e Social
  • Instituições do Sistema Científico e Tecnológico

Ou seja, não são em todos os projetos que o beneficiário intermediário são os cidadãos, como você. Entretanto, o benefício final sempre é para os portugueses no geral.

Como aderir ao Plano de Recuperação e Resiliência?

Bom, achou o Plano de Recuperação e Resiliência interessante? Quer saber como e de que formas se beneficiar? Como dissemos, existem vários auxílios e editais que ficam disponíveis. Assim, é preciso ficar atento para as notícias.

Contudo, quer conferir um passo a passo sobre como aderir aos benefícios do PRR? Então, clique no link abaixo e esclareça todas suas dúvidas de como solicitar!

Nome do Plano de Recuperação e Resiliência

Como subscrever: Plano de Recuperação e Resiliência!

O Plano de Recuperação e Resiliência está em vigor até 2026. Entenda o que fazer para subscrever e veja os dados necessários.

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Guia completo para comprar passagem Iberia: Dicas e melhores preços

Venha descobrir como comprar sua passagem com a Iberia Linhas Aéreas e conheça as promoções e destinos para realizar a viagem dos seus sonhos!

Continue lendo
content

Crédito Habitação vs Crédito Pessoal: qual a melhor opção?

Crédito habitação vs Crédito Pessoal: Confira qual é o melhor e como cada um funciona e faça a melhor escolha na hora de contratar!

Continue lendo
content

Millennium BCP: o que é o cartão Millennium BCP Classic?

O cartão de crédito Millennium BCP Classic é uma excelente opção para brasileiros que estão morando fora do país, e necessitam de crédito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como registrar uma Chave Móvel Digital?

Saiba aqui como registrar uma Chave Móvel Digital para assinar documentos públicos e privados com mais segurança e facilidade!

Continue lendo
content

Como subscrever a Bolsa de Documentos?

Quer saber como subscrever na aplicação Bolsa de Documentos? O processo é online. Tenha seus documentos seguros em menos de um minuto!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito consolidado Cifra7?

Solicitar o crédito Cifra7 te ajuda a ter soluções financeiras para sair das dívidas. Aproveite os serviços gratuitos e sem compromisso!

Continue lendo