Finanças

Garantia para a Infância: o que é e como obter 100€?

Com o Garantia para a Infância, o governo português quer tirar as crianças e as famílias de situações vulneráveis, criando condições de futuro melhor para todos!

Anúncios

Conheça o Garantia para a Infância e tenha o apoio mensal complementar!

Mãos de adultos e crianças unidas com bandeira de portugal
Então, entenda o que é esse benefício! Fonte: AdobeStock.

O programa Garantia para a Infância é uma iniciativa do governo Português para ajudar as famílias que estão em situações de pobreza extrema. Todas as famílias que já recebem o Abono de Família, têm direito a esse programa!

Então, se sua família recebe menos de 100 euros por criança através do Abono, fique tranquilo, que também receberão o complemento para alcançar o valor! O objetivo é ajudar a melhorar a condição de vida de todos miúdos!

Bandeira de Portugal e mão oferecendo ajuda

Como escolher entre os auxílios do governo?

Precisando de ajuda para entender os auxílios disponibilizados pelo governo? A gente te mostra tudo sobre eles. Saiba como escolher o seu benefício!

Além disso, aqui será possível entender melhor como calcular a sua renda e em qual escalão do Abono se encontra! Aliás, se ainda não solicitar o Abono, poderá descobrir se tem direito e realizar sua adesão!

Então, não perca tempo! Se sua família precisa de ajuda financeira para se manter pelo mês, aproveite para conhecer essas iniciativas do governo!

Como funciona a Garantia para a Infância?

Criança com bochechas pintadas
Mas, afinal, como funciona? Fonte: AdobeStock.

O Programa Garantia para Infância funciona como um mecanismo de justiça social! Assim, pessoas e famílias em situações de carência, podem, tem o direito e irão receber o montante determinado!

Mas, quer saber mais sobre como esse valor é calculado? Então, fique atento que vamos tirar todas essas dúvidas agora! Primeiramente, é importante que sua família já receba o Abono de Família!

Assim, o Abono de Família é definido para todos os menores de 18 anos que fazem parte de um agregado familiar em que o rendimento de referência é inferior a 2.354,10€. Esse valor é atualizado em 2023!

Como calcular o rendimento do seu agregado familiar?

O valor limite do rendimento de referência é igual a 14 vezes o valor de 0,35 do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Mas para ir mais a fundo nessa conta, é necessário que se leve em conta todos os elementos do rendimento anual.

Além disso, ao somar esse valor, divida-o pela quantidade de crianças e jovens menores de 18 anos fazem parte desse agregado e adicione 1. Assim, será possível encontrar o valor do rendimento de referência.

Aliás, vale apontar que deve colocar todos os tipos de rendimento na conta, tá bom? Pensões, Incremento patrimonial, rendimento de trabalho, capitais, prediais, entre outros!

Em que situações o programa para?

Existem duas situações básicas em que o programa pode chegar naturalmente ao fim. Primeiramente, caso o alvo do benefício chegue aos 18 anos. Ou, caso se reconheça que a família superou a situação de carência.

Contudo, no segundo caso, a qualquer momento que for necessário para o agregado familiar retomar o recebimento do programa, ele será ativado!

Ademais, o Garantia para a Infância vai complementar o valor que falta do Abono para chegar ao valor de 100 euros. Ou seja, se você já recebe 60 euros, o valor da Garantia será de 40 euros!

Homens entregando muda de árvora um para outro

Investimento Portugal Inovação Social: faça a diferença!

Projetos voltados para a saúde bucal, inclusão social e até desperdício alimentar fazem parte do programa Portugal Inovação Social. Você pode participar e contribuir para um país melhor!

Porque não recebi a Garantia para a Infância?

Vale destacar que caso ainda não tenha recebido o seu valor, alguns motivos podem estar por trás dessa questão. Primeiramente, se o Abono de Família já é superior a 100 euros. Nesse caso, o programa não se aplica!

Outro motivo pode ser o fato de o dependente já ter mais de 18 anos atualmente. Aliás, é importante prestar atenção, pois o seu dependente precisa estar listado dessa maneira na sua declaração de IRS!

Além disso, a criança alvo do projeto deve estar a residir no momento em Portugal para usufruir dos benefícios! Se o problema persistir, é importante checar o seu IBAN e o número de identificação registrado na Segurança Social!

Como solicitar a Garantia para a Infância?

Criança de casaco olhando o horizonte
Entenda como é a solicitação! Fonte: AdobeStock.

Não é necessário fazer absolutamente nada para você obter os seus 100 euros por criança do Garantia para a Infância! Aliás, você pode conferir mais informações sobre como o programa funciona no site do governo!

Mas, isso acontece porque não tem como solicitar o Garantia para a Infância, essa é uma função automática de todos que fazem parte do programa Abono de Família e que precisam complementar o valor de 100 euros por criança!

Dessa maneira, vamos ajudar com algumas informações sobre como é possível aceder ao Abono de Família para sair da situação de vulnerabilidade social com essa ajuda monetária do governo!

Então, se ainda não recebe o Abono de Família, não perca tempo e confira esse passo a passo exclusivo!

Passo a passo para fazer a solicitação do Programa Garantia para a Infância

Primeiramente, deve solicitar o abono presencialmente, num ponto de atendimento da Segurança Social. Dessa maneira, é só levar um formulário preenchido e alguns documentos solicitados de comprovação de renda.

Por outro lado, também é possível solicitar através do sítio da Segurança Social. Assim, entre com sua conta, aceda em “Família”. Depois, escolha a opção Abono de família e de pré-natal. Então é só solicitar.

Se for o caso de cidadão estrangeiro, basta apresentar algum documento que comprove a residência em Portugal. Assim, todas as pessoas que têm direito conseguem solicitar o benefício de forma prática!

Mais opções: conheça o Abono de Família

Como já citamos, a Garantia para Infância está totalmente ligada e é parte integral do Abono de Família! Dessa maneira, para obter um, é fundamental que já possua direito ao outro!

Assim, quer descobrir como é possível solicitar o seu Abono? Mesmo estando em situação de vulnerabilidade social, confira todos os detalhes que trouxemos no nosso review exclusivo sobre esse benefício do governo português!

Então, caso ainda restem dúvidas, confira como solicitar agora mesmo! Aceda ao link abaixo e faça o registro do seu agregado familiar, da sua renda e coloque esse dinheiro mensal a mais na sua casa!

Logo do Governo de Portugal

Abono de Família para crianças e jovens 2022: entenda o benefício!

Com o Abono de Família você consegue ajudar na educação e sustento de suas crianças. Descubra agora como funciona, quem pode solicitar e em qual categoria você se enquadra.

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Millenium BCP Platinum?

Quer saber como solicitar o cartão Milenium BCP Platinum Visa com condições especiais, clique aqui e descubra! Não perca a oportunidade!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito consolidado Família Poupança?

Aprenda como contratar, sem perda de tempo ou dificuldades, o crédito Família Poupança e reequilibre as suas finanças! Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Depois BBVA Gold

O cartão de crédito Depois BBVA Gold tem vantagens como descontos e cashback. Veja mais benefícios e descubra se é o cartão certo para você!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o crédito pessoal CrediJet ©?

Aprenda aqui como solicitar o Crédito CrediJet © de forma rápida e segura e sem sair de casa! Confira aqui o passo a passo.

Continue lendo
content

Banco Montepio: saiba tudo sobre o banco, serviços e destaques

O Banco Montepio é tradicional em Portugal e cheio de soluções financeiras: cartões, linhas de crédito, contas e mais! Conheça tudo sobre ele.

Continue lendo
content

Como fazer o cartão de crédito Moey?

Para fazer o cartão de crédito Moey é bem simples, e 100% digital, você só precisa acessar o site, e seguir os passos! Veja mais aqui.

Continue lendo