Investimentos

Certificados do Tesouro: o que são e quanto rendem?

Descubra como subscrever aos Certificados do Tesouro, um investimento com taxas fixas para quem quer investir a longo prazo.

Anúncios

por Filipe Travanca

Publicado em 06/01/2023

Certificados do Tesouro Poupança Valor: investimentos de taxa fixa! 

Pessoa usando notebook com imagens de gráficos anuais saindo da tela
Mas, será que vale a pena investir? Fonte: AdobeStock.

Quer saber o que são os Certificados do Tesouro e quanto rendem? Esse é um ótimo investimento que substituiu os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento.

Assim, o rendimento desse investimento é anual e a taxa é fixa, alterando de acordo com o tempo que seu dinheiro permanece investido ao longo de sete anos.

imagem com duas pessoas segurando uma chave de uma casa em mãos ao pesquisar tudo sobre fundos imobiliários

Tudo sobre Fundos de Investimento Imobiliário

Quer saber tudo sobre Fundos de investimento imobiliário? Então você está no lugar certo. Confira, hoje, como eles funcionam e as vantagens em apostar neles!

Além disso, os Certificados do Tesouro Poupança Valor foram instaurados em 2021. Dessa forma, em comparação com o CTPC, ele é muito mais atrativo e de acordo com os juros e crescimento do PIB.

Está curioso para saber mais informações sobre os Certificados do Tesouro? Vamos descobrir exatamente como funcionam!

O que é Certificados do Tesouro?

Primeiramente, os Certificados do Tesouro são um instrumento de poupança no qual você adquire parte da dívida de Portugal. Ou seja, o dinheiro é emprestado ao Estado e retorna para você com juros.

Assim, o risco é muito baixo, pois o Estado garante o retorno do dinheiro. Desse modo, como já dissemos, as taxas de juros tem valor totalmente fixo.

Ou seja, a taxa vai aumentando de acordo com o tempo que você deixa rendendo. Assim, o investimento te estimula a deixar o dinheiro até o final do tempo limite, para valer a pena a poupança.

Esse é um investimento de fácil acesso e muito popular entre todos os tipos de pessoas. Contudo, eles possuem uma liquidez menor do que outros tipos de investimentos. Ademais, não há encargos para subscrever.

Duração e Resgate

Os investimentos nos Certificados do Tesouro têm duração máxima de sete anos. Além disso, você pode tirar seu dinheiro do investimento a partir do primeiro ano da subscrição. E essa retirada pode ser total ou parcial.

Contudo, se você retirar o dinheiro antes de completar o “aniversário”, você perde o direito ao juros daquele ano. Ou seja, os juros são pagos anualmente.

investimentos financeiros open bank

Investimentos financeiros Open Bank Portugal!

Fazer investimentos financeiros Open Bank é muito fácil. Aliás, é perfeito mesmo para quem nunca investiu e quer finalmente ver seu dinheiro render.

Por isso, é importante se planejar para deixar o dinheiro retido por todos os sete anos e conseguir realmente lucrar com esse investimento.

Ademais, esse é um investimento que não realiza capitalização dos juros. Ou seja, o dinheiro do juros não rende junto com o valor investido, mas vai direto para sua conta!

Crédito pessoal rápido pré-aprovado

A partir de 100€. Solicite em menos de 2 minutos.

Você será redirecionado a outro site

Quanto pode ser investido?

Os Certificados do Tesouro apresentam possibilidades amplas quando se trata de valores de subscrição.

O valor nominal é de 1 euro, mas você precisa adquirir um mínimo de mil unidades, ou seja, 1.000 euros. Além disso, o máximo é de um milhão de unidades. No caso, um milhão de euros.

Quanto rendem Certificados do Tesouro?

Pilhas crescentes de moedas com seta de gráfico subindo sobre elas
Afinal, qual o rendimento? Fonte: AdobeStock.

Os Certificados do Tesouro rendem entre 0,7% e 1,6%. Assim, o valor do juros vai subindo conforme os anos passam.

Ademais, confira uma lista com a mudança dos juros de acordo com o tempo em que você deixa seu dinheiro investindo.

  • 1.º ano – 0,70%
  • 2.º ano – 0,70%
  • 3.º ano – 0,80%
  • 4.º ano – 0,90%
  • 5.º ano – 1,00%
  • 6.º ano – 1,30%
  • 7.º ano – 1,60%

Assim, a média de juros é de 1% ao final dos sete anos. Além disso, quanto mais tempo ficar, mais dinheiro você vai lucrar. Esses são mecanismos para te incentivar a continuar com o investimento.

Dessa forma, os juros são calculados por ano e é enviado diretamente para a conta bancária ligada à sua Conta Aforro. Essa é uma ação prática, já que você não precisa realizar resgate.

Permanência

Além disso, existem benefícios envolvidos com as taxas. A partir do terceiro ano esse prêmio é 20% do crescimento do PIB no último quadrimestre. Contudo,  esse valor não pode ultrapassar 1,5%.

Como subscrever Certificados do Tesouro?

Pessoa depositando moeda em porquinho com barras de ouro ao lado
Então, veja como subscrever! Fonte: AdobeStock.

Os Certificados do Tesouro são fáceis de se adquirir e rendem bem. Quer aprender mais? Então fique atento.

Um dos pontos positivos dos Certificados do Tesouro é que, como dito anteriormente, não existem encargos relacionados. Você só usa o dinheiro para o investimento.

Aliás, você precisará ter uma Conta Aforro para fazer a subscrição e realizar os resgates financeiros.

Ademais, você pode fazer sua subscrição a qualquer momento, dependendo apenas dos horários de atendimento dos locais em que se realiza a subscrição. Lembre-se que a primeira subscrição deve ser feita presencialmente!

Presencial

Existem dois lugares nos quais você pode realizar sua solicitação pessoalmente. A primeira é nos balcões dos CTT. A segunda é nos Espaços de Cidadão.

Assim, pesquise quais são os mais próximos da sua morada e confira os horários de funcionamento. Além disso, as formas presenciais realizam sua subscrição na hora!

Você vai precisar dos seguintes documentos para sua solicitação:

  • Cartão de Cidadão;
  • Cartão de Contribuinte;
  • Conta Aforro;

Online

Por outro lado, você pode realizar sua subscrição através da internet. Nesse caso, você precisa já ser subscrito a uma Conta Aforro. Além disso, já deve ter adquirido seus primeiros Certificados do Tesouro.

Assim, você pode realizar todo o processo através do AforroNet no sítio do IGCP.  Caso você ainda não tenha um registro, basta realizá-lo na plataforma. Isso leva poucos minutos.

Ademais, você pode realizar a subscrição a qualquer momento, sem sair da sua casa. Viu como é simples?

Certificados de Aforro

Gostou de conhecer mais sobre os Certificados do Tesouro e quanto rendem? Mas, existem outras formas simples de investimento para você.

Então, já ouviu falar dos Certificados de Aforro? Esses são investimentos ótimos, com risco nulo e liquidez flexível. Esse também é um tipo de empréstimo para o Estado Português.

Assim, você pode subscrever sua Conta Aforro e começar a investir, é muito simples e não tem custos adicionais. Quer saber mais? Então, que tal conferir um passo a passo de como subscrever em uma Conta Aforro?

Clique no link abaixo e descubra todos os detalhes para fazer um investimento nesses Certificados!

Logo eportugal com fundo verde

Como subscrever em uma Conta Aforro?

Ter uma Conta Aforro é a chave para começar seus investimentos de forma segura. Veja como fazer para subscrever e abrir a sua o quanto antes.

Sobre o autor

Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por

Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o crédito pessoal Credibom?

Aprenda hoje mesmo como solicitar o crédito Credibom sem sair de casa e receba resposta à solicitação em até 24 horas!

Continue lendo
content

Recrutamento Naterial: novos postos de trabalho!

Para trabalhar na Naterial é necessário passar pelo recrutamento! Assim, acesse o site da Leroy Merlin, confira as vagas e se cadastre!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito online Younited?

O crédito Younited possui boas taxas de juros para quem necessita solicitar um empréstimo online, e reside atualmente em Portugal.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

As melhores linhas de crédito pessoal em Portugal 2022

Precisa de dinheiro para ajeitar sua vida financeira? Veja quais são as melhores linhas de crédito pessoal em Portugal da atualidade!

Continue lendo
content

Compromisso Emprego Sustentável: o que é?

O Compromisso Emprego Sustentável é uma resolução do Governo de Portugal para criar mais oportunidades de trabalho. Conheça!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão EuroBic Soft?

O cartão EuroBic Soft conta com cobertura internacional e possibilidade de isenção de anuidade. Confira aqui como solicitar o seu!

Continue lendo