Crédito

Entenda sobre os tipos de crédito: pessoal, habitação, consolidado e automóvel

Está precisando de um empréstimo? Então é importante entender que tipo de linhas de crédito estão disponíveis. Confira nosso guia para ajudar a descobrir qual é o melhor tipo para você!

Anúncios

Conheça os principais tipos de crédito e decida qual o melhor para você!

mulher sentada pesquisando em computador
Saiba mais sobre cada tipo de crédito existente. Fonte: Pexels.

Cada um dos tipos de crédito possui uma finalidade específica. Enquanto alguns possuem comprometimento do uso com o valor em um fim, outros dispensam esse compromisso.

Além disso, eles também se diferenciam quanto às regras de concessão e os efeitos dela. Do mesmo modo, no que diz respeito ao valor de liberação e ao prazo de pagamento.

Segurança social logotipo

Saiba como obter o seu NISS facilmente

Veja o passo a passo de como tirar o NISS em Portugal. Afinal, o NISS é obrigatório e nosso guia ensina como obtê-lo de maneira simples e rápida.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo e conheça os quatro tipos de créditos. Além disso, tire todas as suas dúvidas sobre cada um deles. Boa leitura!

Tipos de crédito: crédito pessoal

Uma das principais modalidades de crédito é o pessoal. Ele se diferencia por não ter comprometimento com o uso do dinheiro. Aliás, esse é o tipo de crédito perfeito para quem tem vários sonhos para colocar em prática.

Quer viajar, fazer um curso ou deixar sua vida financeira mais tranquila? Então esse pode ser o formato de empréstimo perfeito para você. O dinheiro é depositado diretamente na sua conta e, depois, você pode usá-lo como bem quiser.

Quem pode pedir um crédito pessoal? Quais são os valores e prazos?

Qualquer pessoa que não esteja na lista negra do Banco de Portugal, que resida no país e que tenha renda comprovável pode pedir esse crédito, basta pagar as parcelas mensais depois do contrato.

Além disso, as taxas e prazos variam de acordo com cada empréstimo. Enquanto os de menor valor podem ter pagamento em 12 meses, os de maior quantia oferecem até 84 meses para pagar.

Tipos de crédito: crédito habitação

pessoa segurando uma chave e uma casa em miniatura
Entenda mais sobre como funciona o crédito habitação. Fonte: Canva.

Outro dos tipos de empréstimo disponíveis no mercado diz respeito ao crédito habitação. Como o nome já indica, ele tem finalidade imobiliária. Por exemplo, pode ser para compra de imóvel ou terreno.

Igualmente, para a reforma de um imóvel, construção ou hipoteca. Nesse caso o consumidor tem à disposição um valor, mas ele deve ser utilizado necessariamente para o fim declarado.

Na compra de imóvel é comum que o banco assuma a dívida com a construtora ou incorporadora, enquanto o consumidor passa a dever para ele sem ver a cor do dinheiro.

Aliás, é natural que o imóvel sirva como garantia da operação financeira, o que pode diminuir os juros e a taxa de esforço, reduzindo o spread.

Quais são as finalidades do crédito habitação?

Confira as principais finalidades e modalidades de crédito habitação presentes no mercado:

  • Compra de imóvel construído;
  • Compra de terreno;
  • Construção ou reforma de imóvel.

No último caso é comum que o valor seja disponibilizado aos poucos, de acordo com o avanço da obra. Além disso, saiba que ele pode ser útil para compra do primeiro imóvel ou do segundo, como para veraneio ou arrendamento

Qual o valor e o prazo de um crédito habitação?

Assim como nos demais tipos de crédito, isso varia de acordo com as condições do consumidor, o risco que o banco assume e a existência de garantias.

Tipos de crédito: crédito consolidado

Continuando com as modalidades de crédito disponíveis no mercado temos o crédito consolidado. Ele funciona de uma maneira bem diferente, pois permite a consolidação de créditos.

Isto é, a junção de duas ou mais dívidas de créditos diferentes em uma só parcela mensal. Considere, por exemplo, alguém que possui em aberto parcelas de cartão de crédito, de crédito pessoal e de habitação.

Nesse caso, o consumidor assume três parcelas mensais. Cada uma das operações possui suas próprias taxas e tarifas, o que as encarece.

Ao unificar todas em uma só parcela, com esse tipo de crédito, é possível ter apenas um tipo de taxa e de tarifas, o que leva à economia no gasto mensal para cumprir com as despesas.

Quem pode pedir um crédito consolidado?

Somente quem tiver dois ou mais créditos em aberto. Podem ser utilizados para a consolidação os seguintes tipos de operações:

  • Cartão de crédito.
  • Crédito pessoal;
  • Crédito habitação;
  • Crédito automóvel e outros.

Além disso, somente pode contratar esse tipo de crédito quem não tiver inscrição na lista negra do Banco de Portugal. Ou seja, as parcelas dos créditos a serem consolidados devem estar em dia e não ter atrasos de quitação.

Qual o valor e o prazo de um crédito consolidado?

Mais uma vez isso varia de acordo com o consumidor e com a instituição financeira e o risco que ela assume. Em geral o pagamento pode chegar a 84 meses.

Tipos de crédito: conheça o crédito automóvel

imagem com um homem com a mão estendida
Tudo sobre os tipos de crédito. Fonte: Pexels

O último dos tipos de crédito que listamos aqui é o automóvel, que também é um dos mais comuns no mercado e se volta especialmente à compra ou à troca de automóvel.

Por isso, ele tem um uso específico e não é de livre aplicação pelo consumidor. Muitas vezes, assim como acontece no caso do crédito habitação, o valor vai diretamente à concessionária e o consumidor paga as parcelas ao banco.

Aliás, costumeiramente o crédito tem como garantia o automóvel financiado ou outro bem que o consumidor possua, como um imóvel. Isso pode ajudar a limitar as taxas e o risco.

Quem pode pedir um crédito automóvel? Qual o valor e o prazo?

Pessoas que queriam adquirir um automóvel e que não tenham inscrição na lista negra do Banco de Portugal podem solicitar esse crédito.

Além disso, o prazo e valor variam de acordo com o montante do automóvel desejado, com a imagem do consumidor no mercado e com os riscos que ele oferece ao banco concessor do crédito.

Por fim, caso queria saber um pouco mais sobre a lista negra do Banco de Portugal, citada diversas vezes neste artigo, acesse a seguir e confira, inclusive, como sair dela!

logotipo Fonte: Banco de Portugal YouTube

Saiba se está na lista negra do Banco de Portugal e como sair: passo a passo!

Saber se está na lista negra do Banco de Portugal é essencial para todos que possuem contratos com serviços financeiros. Aprenda, hoje, como verificar se está na lista e como sair dela!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como aderir à corretora CriptoLoja?

Aderir à corretora CriptoLoja é simples e rápido! E, em poucos cliques, é possível usufruir de todos os serviços. Aprenda como aderir!

Continue lendo
content

Cartão TAP Business ou TAP Gold: qual o melhor?

Veja a comparação do cartão TAP Business e TAP Gold e conheça suas vantagens incríveis, como programa de milhas, bandeira Visa e mais!

Continue lendo
content

Conheça o crédito pessoal moey!: vantagens exclusivas!

Quer obter o crédito pessoal moey!? Pois essa é uma ótima opção para quem quer facilidades e praticidades! Tenha seu dinheiro em 30 minutos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Crédito Habitação Própria EuroBic: como funciona?

O Cédito Habitação EuroBic funciona com prazos alargados, valores expandidos e spread competitivos para facilitar a sua aquisição!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Caixa Leve

Com cobertura nacional e internacional, adesão online, cashback e anuidade grátis: o cartão de crédito Caixa Leve é completo. Saiba mais!

Continue lendo
content

Cetelem Crédito Rápido: obtenha até 75.000 euros em 84 meses!

Com o Crédito Rápido Cetelem, ficou mais fácil realizar os seus sonhos, selecione seu objetivo, o montante, o prazo e conheça as parcelas!

Continue lendo