Curiosidades

Como conseguir um passaporte europeu: guia prático!

Conseguir um passaporte europeu não é uma iniciativa tão fácil. Mas, ela pode trazer vários benefícios, ainda mais para quem quer usufruir da possibilidade de visitar e até morar em outro continente ou país.

Anúncios

Saiba como você pode obter um passaporte europeu e viaje mais livremente!

Menina sorrindo mostrando passaporte para câmera
Mas, será que é possível ter um passaporte europeu? Fonte: AdobeStock.

Quer saber como conseguir um passaporte europeu? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Isso porque, o passaporte da União Europeia oferece uma série de vantagens para seu dono!

Esse é um passaporte que permite a pessoa circular tranquilamente em vários países do mundo, sem precisar de visto. Aliás, para morar em outro país também é necessário ter esse passaporte.

Mãos femininas carimbando um passaporte

Quais os tipos de visto em Portugal?

São diversos os tipos de visto que você pode solicitar em Portugal. Descubra qual é o tipo que mais se relaciona com a sua necessidade.

Mas, como é possível para uma pessoa de fora da Europa obter um passaporte desses? Pois para isso é necessário que você tenha uma dupla cidadania.

Quer conferir mais detalhes sobre esse assunto? Então, descubra quem tem direito e como obter o passaporte no nosso texto a seguir!

Dupla Cidadania Europeia

Assim, vale apontar que quem tem direito a conseguir o passaporte europeu são pessoas com ascendência em algum país do continente. Dessa maneira, no Brasil, por exemplo, é muito comum descendentes de imigrantes europeus.

Apenas nesses casos é possível solicitar a dupla cidadania. Desse modo, em segundo lugar, você precisa entrar em contato com a embaixada do país em questão. Os mais comuns no Brasil são Portugal, Itália, Espanha, por exemplo.

No caso italiano, por exemplo, não existe limite de ascendência. Ou seja, se você conseguir encontrar e realizar todo o processo de comprovação documental do seu parente italiano, pode solicitar a obtenção!

Contudo, tirar a cidadania e consequentemente o passaporte europeu pode ser bastante trabalhoso e burocrático. Por isso, vamos te dar algumas dicas e orientações de como pode realizar essa ação!

Como obter a dupla cidadania e o passaporte?

Primeiramente, você precisa conseguir encontrar e enviar os documentos de seu antepassado europeu para o consulado para obter o passaporte. Contudo, esse é um processo demorado. Muitas vezes é difícil de encontra tudo!

Aliás, muitas empresas trabalham para ajudar as pessoas a encontrarem e obterem os documentos necessários! Assim, eles contam com equipes espalhadas por vários países.

Depois de obter a sua dupla cidadania, você pode entrar com o pedido do passaporte. Para isso, precisará realizar entrevistas e revisar toda a documentação que os consulados solicitam! Ou seja, consulte as regras!

Homem sorrindo segurando cartão e-Residency

Programa e-Residency: cidadania virtual na Estônia para empreender!

Para pessoas que querem abrir uma start-up ou começar uma nova empresa, é possível empreender na Estônia! O país oferece uma cidadania virtual para que você crie uma empresa.

Dessa maneira, é necessário apresentar alguns documentos antes de comparecer ao consulado, como:

  • Certidão de nascimento do antepassado;
  • Cidadania europeia
  • Certidão de nascimento própria;
  • Comprovante de parentesco;
  • Certidão de casamento (se for necessário);
  • Certidão de óbito (se necessário);

Quanto custa o passaporte europeu?

Passaportes com passagens e avião miniatura
Afina, será que o custo é muito alto? Fonte: AdobeStock.

A pergunta de quanto custa tirar o passaporte europeu é relativa. Isso porque, cada país apresenta um valor próprio. Mas, esse é um passo fundamental para você conseguir o passaporte europeu!

Contudo, podemos dizer que a média fica em torno de 80 euros. Assim, para confirmar os valores, é necessário consultar o site do consulado em questão!

As desvantagens de ter um passaporte europeu

Se precisarmos apontar alguma desvantagem no fato de conseguir um passaporte europeu, é apenas o fato de que tendo dupla cidadania, você tem deveres com os dois países em que está relacionado.

Em muitos casos você vai precisar votar nas eleições, atender ao serviço militar, pagar impostos dependendo do que fizer, entre outros pontos importantes. Então, antes de fazer sua solicitação, confira todos os detalhes!

Quais as vantagens de obter o passaporte europeu?

Mão segurando passaportes com mapa e avião miniatura ao fundo
Veja se vale a pena tirar o passaporte! Fonte: AdobeStock.

Depois que você conseguir um passaporte europeu, você pode residir por tempo indeterminado em qualquer país da União Europeia. Além disso, pode aproveitar todas as vantagens, direitos e deveres de um cidadão do continente.

Por exemplo, você tem direito de acessar assistência médica, aposentadoria, ajuda com estudos e trabalho que os países disponibilizam para os cidadãos europeus.

Além disso, pode viajar livremente pela europa, sem a necessidade de solicitar e obter vistos! Essa é uma ótima vantagem, já que esse é um passo bem burocrático.

Permissão do espaço Schengen

Determinado pela convenção Schengen, os cidadãos europeus da União Europeia, têm passe livre para viajar, morar e usufruir dos direitos dos países da comunidade.

Então, quando conseguir o seu passaporte europeu, você poderá morar e trabalhar em qualquer nação da convenção. Como foi dito, você não tem a necessidade de visto ou de autorização. Então, você tem mais liberdade para circular.

Conheça como solicitar visto Schengen para escala aeroportuária

E então, gostou de saber como conseguir um passaporte europeu? Acha que você pode conseguir obter esse passaporte? Bom, mas caso essa não seja uma opção, que tal conhecer alguns tipos de visto?

O visto Schengen para escala aeroportuária é um tipo de visto que funciona para vários países da zona Schengen. Apesar de existirem vários tipos de visto, o de escala portuária é do tipo A.

Então, se você necessita desse tipo de visto ou quer conhecer mais sobre para que ele serve e quando pode solicitá-lo, clique no link abaixo para saber mais!

Visto Schengen em documento

Visto Schengen para escala aeroportuária: saiba tudo sobre ele!

O Schengen é um tipo de visto para vários países da Zona Schengen, como Afeganistão, Gana, Nigéria, Paquistão e outros. Entenda como ele funciona se você vai fazer conexão por lá!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cetelem Crédito Rápido: obtenha até 75.000 euros em 84 meses!

Com o Crédito Rápido Cetelem, ficou mais fácil realizar os seus sonhos, selecione seu objetivo, o montante, o prazo e conheça as parcelas!

Continue lendo
content

Como abrir sua conta Mais Ordenado Bankinter?

Confira o passo a passo de como abrir uma conta Bankinter Mais Ordenado. E, assim, garanta benefícios como isenção de taxas de manutenção!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Montepio?

Veja aqui como contratar o crédito Montepio e reorganize suas finanças! Ele tem taxas fixas e você pode pagá-lo em até 84 meses.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crédito consolidado: como funciona e quando fazer?

Veja como funciona o crédito consolidado e de que forma ele pode te ajudar a abater até 60% do valor de uma dívida vigente!

Continue lendo
content

Como subscrever em uma Conta Aforro?

Se subscrever em uma Conta Aforro é bem simples. Você deve abrir sua conta presencialmente em um dos dois tipos de estabelecimentos oficiais!

Continue lendo
content

Aplicação para assistir filmes e séries grátis: conheça 9 opções!

Com aplicação para assistir filmes e séries grátis, é possível acompanhar várias obras sem se preocupar com mensalidade! Aproveite!

Continue lendo