Cartões

Como Alterar a Morada do Cartão de Cidadão?

Ao mudar de morada é preciso alterar essa informação em seu Cartão de Cidadão. Descubra como fazer online ou presencial, sem custo.

Anúncios

Atualize sua morada: Cartão de Cidadão!

Cartão de Cidadão visto de perta
Então, confira como alterar informações! Fonte: ePortugal.

Mudou de endereço e precisa alterar a morada no seu Cartão de Cidadão? Pois saiba que essa ação está disponível e é muito simples de ser realizada!

O processo pode ser pessoalmente ou a distância. Mas independente da sua escolha, ele é feito instantaneamente.

Bandeira de Portugal e mão oferecendo ajuda

Como escolher entre os auxílios do governo?

Precisando de ajuda para entender os auxílios disponibilizados pelo governo? A gente te mostra tudo sobre eles. Saiba como escolher o seu benefício!

No caso do pedido virtual ele é totalmente gratuito. Mas, caso peça presencialmente, você deve pagar 3 euros, seja em dinheiro, cheque ou multibanco.

Enfim, nesse artigo te mostraremos como fazer essa modificação. Mas o que é o Cartão de Cidadão e para que serve?

O que é e pra que serve o Cartão de Cidadão?

O Cartão de Cidadão é um dos principais documentos de identificação do cidadão português. Com ele você tem acesso a serviços públicos de Saúde, Finanças, Eleitoral, Segurança Social, entre outros.

Ou seja, nele você tem condensado todos os dados de cidadão e pode até ser usado como uma forma de assinatura digital.

Ademais, é com ele que você se inscreve e participa de concursos públicos, sorteios de bolsas de estudo e outras questões mais práticas do dia a dia.

Quem pode alterar o Cartão de Cidadão?

Mulher entregando cartão para outra mulher
Mas, todos podem alterar? Fonte: ePortugal.

Qualquer pessoa que já possua um Cartão de Cidadão pode alterar a morada. Isso pode englobar cidadãos portugueses e brasileiros dentro do tratado de Porto Seguro.

Além disso, caso a pessoa tenha menos de 12 anos ou seja interditada, um responsável legal precisa estar acompanhando a solicitação.

Desse modo, se você for o responsável legal, deve levar seus documentos de identificação para fazer o pedido de mudança do dependente.

Ademais, você pode fazer a solicitação para si ou para terceiros no modo virtual ou presencial. Então, vamos conhecer o passo a passo para fazer essas solicitações?

Confira um passo a passo para alterar a morada do seu Cartão de Cidadão!

Pessoal digitando informações do Cartão de Cidadão em notebook
Então, confira o passo a passo! Fonte: ePortugal.

Desse modo, vamos ver algumas diferenças para alterar a morada no Cartão Cidadão presencialmente ou virtualmente.

mão segurando notas de 10, 50 e 100 euros

Auxílio de 125 euros para minimizar a alta da inflação

Saiba tudo sobre o benefício de 125 euros para minimizar a alta da inflação proposto pelo governo português. Afinal, o percentual já está em 9% no país e prejudica a qualidade de vida da população.

Virtual

Esse é o método mais prático e totalmente gratuito. Se você seguir o nosso passo a passo, não terá dificuldades em realizar sua solicitação! Contudo, vale adiantar que você vai precisar de um leitor de cartão!

Para alterar sua morada no Cartão de Cidadão, primeiramente, você deve entrar no portal ePortugal. Assim, na página inicial, clique em “alterar a morada do Cartão de Cidadão”. Você será redirecionado para uma nova página.

Depois, clique em “alterar online”. Faça sua autenticação da forma que preferir no sistema. Assim que entrar, leia as instruções e pode clicar em “seguinte”, no fim da página.

Alterar morada em nome de terceiros

Agora, confira os dados disponíveis no portal. Nesse espaço você pode inclusive fazer a solicitação em nome de terceiros, preenchendo os dados necessários.

Para isso, selecione “em nome próprio” ou “em nome de um terceiro”, na aba “pedido efectuado”. Ademais, clique em “seguinte”.

Depois, selecione a entidade para a qual quer direcionar o pedido e também clique em “seguinte”. Então, na próxima aba, insira o código postal e confirme o endereço, preenchendo todos os dados.

Assim, para finalizar o pedido, confirme os dados fornecidos clicando em “sim” e em “seguinte”.

Carta e Código

Pronto, agora é só aguardar. Uma carta com um código é enviada para a sua nova morada, então fique atento.

Aliás, esta carta pode demorar até cinco dias úteis. Contudo, se seu novo endereço for nos Açores, Madeira ou estrangeiro, a carta pode demorar um pouco mais para chegar.

Com seu código, Cartão de Cidadão, PIN e leitor de cartões em mãos, finalize a alteração da morada no site ePortugal. Lembre-se de realizar sua autenticação para concluir o pedido.

Assim que for confirmada a mudança, todas as entidades selecionadas por você receberão a notificação de mudança. Em alguns dias já poderá usufruir dos benefícios do Cartão com sua morada alterada.

Presencial 

Por outro lado, se você pretende fazer o pedido presencial, deve se dirigir a um dos dois balcões: Espaço Cidadão ou atendimento do Cartão Cidadão. Aliás, você pode encontrar as localidades pela internet.

Assim, indique ao atendente sua nova morada completa e apresente os documentos solicitados. Em seguida, aguarde o recebimento de uma carta com o código.

Com este código em mãos, volte ao balcão escolhido e leve a carta e o código PIN do seu Cartão de Cidadão para alterar a morada.

Lembre-se que é necessário ter o PIN do seu Cartão de Cidadão. Caso você tenha perdido esse dado precisará ou solicitar um Cartão novo, ou recuperar o PIN no mesmo balcão de atendimento.

Documentos para alterar morada

Dessa forma, você precisa apresentar alguns documentos para conseguir alterar seu endereço com sucesso. Esses documentos são válidos para ambos os modos.

  • Endereço da nova morada
  • Cartão de Cidadão
  • Código PIN

Cancelamento

Ademais, caso você tenha feito sua solicitação de alteração mas precise cancelar, saiba que também é bem simples.

Assim, você pode entrar em contato o quanto antes com a Linha Registos (+351) 211 950 500.

Além disso, você pode se dirigir pessoalmente a um balcão de atendimento do IRN. Fique tranquilo que seu cancelamento será atendido com eficiência.

Gostou dessas informações? Saiba que é possível mudar sua morada a qualquer momento! 

Peça seu Cartão de Cidadão

Mas, você já adquiriu seu Cartão de Cidadão?Saiba que alguns estrangeiros também podem obter o benefício. Quer conhecer mais informações sobre como o Cartão funciona e o processo para solicitar o seu?

Para isso, clique no link abaixo e confira nosso passo a passo exclusivo para que você consiga tirar o seu. Assim, peça seu Cartão de Cidadão o quanto antes e facilite o seu dia a dia em Portugal! 

cartão cidadão sobre uma mesa com um óculos e um caderno próximos

Como fazer o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um documento obrigatório para quem mora em Portugal. Aqui você entende como fazê-lo, onde solicitar, valores, validade do documento e mais informações importantes.

Em Alta

content

Como aderir ao Cartão de mobilidade elétrica?

Aderir ao cartão de mobilidade elétrica em Portugal é simples, basta aceder o site MOBI.E e solicitar pela companhia de energia a sua escolha!

Continue lendo
content

Conheça o Crédito pessoal banco CTT!

O crédito pessoal do banco CTT conta com inúmeras vantagens, todo o processo é online e sem taxa de comissionamento de abertura! Veja aqui.

Continue lendo
content

Aplicação para assistir filmes e séries grátis: conheça 9 opções!

Com aplicação para assistir filmes e séries grátis, é possível acompanhar várias obras sem se preocupar com mensalidade! Aproveite!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o ActivoTrader: um auxílio para você investir e fazer seu dinheiro render

Se você tem interesse em uma proposta de investimentos diferenciada, conheça a ActivoTrader, plataforma do ActivoBank!

Continue lendo
content

Saiba consolidar créditos na Partners utilizando o simulador!

Sabia que é possível consolidar créditos pela Partners Finance no simulador? Conheça mais sobre essa alternativa cuja adesão é online!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o Auxílio Filho

Faltou ao trabalho para cuidar de filho adoentado? Então confira como solicitar o Auxílio Filho, que indeniza os pais nessas situações.

Continue lendo