Finanças

O que é o Serviço Mudança de Conta do Bankinter?

O Serviço de Mudança de Conta Bankinter surgiu para facilitar ainda mais a vida de quem quer mudar sua conta de um banco para outro, mas sem burocracia. Veja mais!

Anúncios

Descubra tudo sobre o serviço de mudança de conta do Bankinter

serviço de mudança de conta do Bankinter
Entenda o que é e como usar o serviço. Fonte: Bankinter.

Já pensou em mudar de banco sem preocupações? É o que o Serviço de Mudança de Conta Bankinter oferta. Ele assume a burocracia e os trâmites enquanto você fica tranquilo.

Esse é um serviço bastante semelhante ao Open Banking que entrou em vigor no Brasil há um tempo. No caso do serviço financeiro brasileiro, o cliente pode pedir que uma instituição financeira conceda a outra informações detalhadas sobre seu histórico como cliente.

No caso do Open Banking o que se pretende, então, é a transparência e aumento de possibilidades de melhores serviços aos brasileiros. Já no serviço de mudança de conta do Bankinter, essa autorização é dada somente para que haja concessão de dados e transferência de conta.

Para conhecer mais, continue lendo e veja tudo sobre o serviço! Assim, caso você tenha uma conta em outro banco, mas deseje se tornar cliente Bankinter, veja que tudo pode ser feito sem dor de cabeça e sem preocupações!

Mulher com notebook no site Bankinter para abrir conta Bankinter

Como abrir conta no Bankinter?

Veja o passo a passo de como abrir conta Mais Ordenado Bankinter e tenha acesso a todas as vantagens!

Como funciona o serviço de Mudança de Conta do Bankinter?

Mulher usando celular e analisando documento com gráfico comparativo
Conheça o passo a passo do serviço de mudança de conta do Bankinter. Fonte: Canva.

O serviço funciona dessa maneira: imagine que você possui uma conta em um banco e deseja mudá-la para o Barkinter. Normalmente esse tipo de situação requer o fechamento das contas em uma instituição com a abertura, simultaneamente, de outra conta em outra instituição.

Note, então, que esse é um processo bastante burocrático. Ainda, é uma perda de tempo e pode atrasar os planos do consumidor. Mas com o serviço de Mudança de Conta do Bankinter isso não é um problema.

Afinal, quando você adere a esse serviço, quem se responsabiliza pela transferência de conta de um banco para outro é o próprio Bankinter. Aliás, isso também vale para o contrário. Isto é, para transferência da conta do Bankinter para outra.

Caso o cliente queira, pode manter duas contas ao mesmo tempo. Caso não, basta que informe no formulário de transferência a intenção de encerrar a conta origem e manter só a destino. Isto é, de acabar com a primeira que tinha e manter apenas a nova.

Passos da Mudança de Conta do Bankinter

Para que essa mudança pode ocorrer é necessário que se passem por alguns passos cruciais. Cada um deles se refere a uma fase nesse processo de alteração de conta bancária à ordem. Ainda, possuem prazos e necessidades próprias.

Desse modo, veja quais são eles e como se caracterizam. Na sequência, então, veja como usar e aderir ao Serviço de Mudança de Conta Bankinter.

Solicitação, pelo banco destino, de informações ao banco de origem

Antes de tudo o banco onde se pretende fazer a nova conta entra em contato com o banco origem. Ao fazê-lo, então, pretende duas coisas:

  • Obter informações sobre as ordens permanentes, transferências a crédito que o cliente receba com recorrência e débitos antigos;
  • A mudança de conta com sua transferência para o banco destino.

Após 5 dias do pedido de informações e mudança

A segunda fase do Serviço de Mudança de Conta do Bankinter depende do cumprimento, pelo banco de origem, de uma série de deveres. Dentre eles estão:

  • Fornecimento de uma lista das ordens permanentes existentes;
  • Também, as informações disponíveis sobre as autorizações de débito direto objeto da mudança;
  • Informações disponíveis sobre as transferências a crédito recorrentes em favor do cliente.

Ainda, o banco origem deve tomar outras providências dentro de um prazo que o cliente concede na autorização que dá ao banco destino. Nesse caso, o prazo mínimo é de 6 meses e ele serve para que o banco origem:

  • Deixe de aceitar transferências diretos na conta de origem (caso não tenha sistema de redirecionamento automático de valores para a conta destino);
  • Cancelar as ordens permanentes;
  • Transferir o saldo positivo da conta de origem para a conta de destino;
  • Encerrar a conta.

Como aderir a esse serviço do Bankinter?

Duas pessoas apontando e usando notebook, copo de água sobre a mesa
Afinal, como usar o serviço? Fonte: Pexels.

Primeiramente, saiba que o Serviço de Mudança de Conta do Bankinter é gratuito. Isto é, ele não cobra nenhuma taxa. E isso é válido tanto para quando o Bankinter contém a conta destino ou, então, a conta origem.

Além disso, é importante esclarecer que pode ocorrer cobrança de taxas quando, por exemplo, o Bankinter for a conta destino e possuir uma taxa de adesão.

Mas como aderir, então, ao serviço? Este sempre se dará com a apresentação, pelo cliente, de uma autorização por ele assinada que se destina ao banco destino. É esse banco, então, que contata o banco de origem para dar início aos trâmites.

Porém, caso você já tenha uma conta no Bankinter e queira mudá-la para outra instituição, note que a carta se direciona ao outro banco. É ele quem contatará o Bankinter para dar continuidade aos trâmites necessários.

Ressalvas importantes

No que diz respeito às autorizações de mudança de conta, algumas ressalvas se fazem necessárias. Primeiramente, caso a conta possua mais do que um titular, a autorização precisa de assinatura de todos os titulares da conta. Em caso contrário, será inválida.

Além disso, é necessário que o pedido de mudança de conta acompanhe uma autorização de quais são as tarefas que permite que haja a transferência.

Ou seja, se são todos os serviços ou apenas alguns. Nesse caso, é preciso nomear um a um, pois em caso contrário não haverá a transferência.

Portanto, veja como o serviço de Mudança de Conta do Bankinter veio para ajudar nos trâmites burocráticos típicos da mudança de instituição bancária.

Por fim, cabe ressaltar que esse serviço de mudança de contas somente está disponível para bancos e instituições financeiras de Portugal. Ou seja, caso se pretenda mudar uma conta de outro país par o Bankinter ou do Bankinter para outra nação, o serviço não estará disponível.

E se você quer descobrir como abrir a conta Mais Ordenado Bankinter, confira nosso conteúdo a seguir!

Mulher com notebook no site Bankinter para abrir conta Bankinter

Como abrir conta no Bankinter?

Veja o passo a passo de como abrir conta Mais Ordenado Bankinter e tenha acesso a todas as vantagens!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como comprar as promoções de passagem Ryanair?

Comprar as promoções da Ryanair é uma ótima forma de viajar gastando menos. Ainda podes reservar hospedagens e alugar um carro!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Conforama

O cartão de crédito Conforama possui várias vantagens para seus clientes, como bandeira Mastercard, e não tem cobrança de anuidade. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o crédito pessoal moey!: vantagens exclusivas!

Quer obter o crédito pessoal moey!? Pois essa é uma ótima opção para quem quer facilidades e praticidades! Tenha seu dinheiro em 30 minutos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Seguro Hómin: segurança e proteção para o seu lar

Que tal investir na segurança da sua casa e da sua propriedade?! Para isso, conheça o Seguro Hómin e suas modalidades e benefícios!

Continue lendo
content

Cartão Revolut Standard: veja como solicitar!

Veja como solicitar de forma prática o cartão Revolut Standard, um cartão sem taxa disponível tanto na bandeira Visa como Mastercard!

Continue lendo
content

Cartão Vila Galé Premium: como funciona?

Como funciona o Cartão Vila Galé Premium? Esse é cartão da rede de hotéis conta com descontos e promoções exclusivas para fidelização!

Continue lendo