Investimentos

Vale a pena investir em criptomoeda? Não decida antes de ler!

Vale a pena investir em criptomoedas? Elas são o assunto do momento e já atraíram muitos investidores. Mas será que realmente são tudo isso? Saiba hoje mesmo!

Anúncios

Pode valer muito a pena investir em criptomoedas

Vale a pena investir em criptomoeda
Conheça o mundo dos investimentos em criptomoedas. Fonte: Pexels.

Saber se vale a pena investir em criptomoeda é essencial antes de dar início a qualquer tipo de investimento nesse sentido. Por isso, vamos analisar hoje se é uma boa ideia para você!

As criptomoedas não surgiram agora, tendo já 13 anos de existência, ao menos. Elas chamam a atenção principalmente pela alta que algumas delas obtiveram. Com isso, milhões de pessoas sonham enriquecer “mineirando” algumas das mais valorizadas e escassas.

Mas é claro que milagre não existe. Isto é, qualquer investimento e ação em prol das criptomoedas dependem, antes, de consciência sobre o que é possível alcançar, quais são os riscos e se realmente é possível obter lucros.

Desse modo, continue sua leitura e confira hoje se vale a pena investir em criptomoeda. Com isso, saiba se é uma boa ideia para você investir seu dinheiro nesse tipo de moeda e quais são as vantagens e desvantagens disso!

Logo N26 fundo rosa

Como abrir conta digital N26 You?

Digital, segura e com adesão online. Descubra aqui o passo a passo para abrir conta N26 You, uma conta cheia de vantagens!

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais. Isto é, elas não existem no mundo concreto, não são palpáveis e não possuem lastro de algum país. Elas são ativos digitais e se representam por meio de códigos que, por sua vez, são criptografados. Isso, então, leva ao seu nome.

Esse tipo de moeda surgiu ainda em 2008 com o objetivo de se apresentarem como uma alternativa às moedas tradicionais. Afinal, naquele momento o mundo passava por uma crise econômica que se apresentou especialmente nos Estados Unidos.

Assim, essas moedas não encontram correspondente em papel moeda. Contudo, isso não significa que elas não tenham valor. Muito pelo contrário! Elas possuem valores, inclusive são usadas para pagar transações, produtos e serviços.

Contudo, o valor delas não tem regulação por um órgão como Banco Central. O valor que se atribui à criptomoeda depende, dentre outras coisas, como da escassez e procura, bem como da aceitação no mercado, por exemplo.

Hoje existem diversas criptomoedas. Para se ter noção, a Bitcoin, provavelmente a mais conhecida, conta com apenas 5 mil exemplares, sendo que a produção delas irá encerrar. Por isso, ela se mantém escassa, bem aceita e isso aumenta seu valor.

Mas Bitcoin não é a única criptomoeda, até porque os métodos de obtê-la geralmente vão pelo lado da mineração. Quando se pensa se vale a pena investir em criptomoeda devemos ter em mente outros tipos dela.

Mas, será que vale a pena realmente investir nesse tipo de ativo? Para saber, continue lendo e veja, abaixo, as vantagens e desvantagens desse investimento!

Vale a pena investir em criptomoeda?

Vale a pena investir em criptomoeda
Tudo que precisa saber sobre investir em criptomoedas. Fonte: Pexels.

Para saber se é interessante para você investir nas moedas criptografadas e digitais é necessário, antes, saber quais são os pontos negativos e os positivos. Por isso listamos abaixo quais são eles, de forma que você consiga concluir se é um bom negócio para seu perfil investidor.

Além disso, antes de tudo, lembre-se: por mais que você considere interessante esse investimento não vá com muita sede ao pote. Ou seja, vá com calma e não coloque todas as suas reservas em um único investimento.

Além de variar quais são os tipos de criptomoedas que você irá usar, também é necessário que você considere fazer outros tipos de investimentos. Dentre eles estão tesouro direto, ações e outros.

Crédito pessoal rápido pré-aprovado

A partir de 100€. Solicite em menos de 2 minutos.

Você será redirecionado a outro site

Vantagens 

Primeiramente, para saber se vale a pena investir em criptomoedas, comecemos pelos pontos positivos. A primeira vantagem que salta aos olhos é o fato de que é algo novo e que realmente está atraindo investidores e se desenvolvendo.

Ou seja, investir nelas pode ser uma forma de entrar no futuro, de garantir que você teve o seu quinhão de algo que pode se desenvolver muito. Além disso, pela liberdade que essas moedas têm, elas podem valorizar muito mais do que as moedas correntes nos países.

Desvantagens

Por outro lado, investir em criptomoedas também tem pontos negativos. Afinal, elas possuem riscos. Aliás, não são quaisquer riscos. Para se ter noção, o Banco Central classifica esses investimentos como de alto risco.

Isso ocorre pelo fato de que a transação de tais moedas, sua valorização e a custódia não possuem organização e gerenciamento por nenhuma autoridade oficial. Ou seja, não há centralização disso e, muitas vezes, as moedas carecem de informações de como são feitas determinações sobre elas.

Além disso, por terem tanto foco e pessoas interessadas, elas também são alvo de fraudes. É verdade que contam com tecnologia que as deixa criptografadas, contudo isso não as livra de roubos de ativos, por exemplo.

Continuando com os riscos que investir em criptomoedas envolve, temos o fato de que suas cotações são voláteis. Em outras palavras, têm variação, de forma que pode ser difícil prever qual será o preço dos ativos. Ou seja, se valorizarão ou não e quanto.

Como investir em criptomoedas com pouco dinheiro?

Vale a pena investir em criptomoeda
Saiba tudo sobre investimento em criptomoedas. Fonte: Pexels.

Primeiramente, conheça seu perfil de investidor. Para isso, existem vários testes online, da mesma forma que existem várias plataformas de investimento que contam com orientadores que ajudam você a delimitar o seu perfil.

Depois, comece investindo aos poucos e tenha em mente de que é um investimento a longo prazo. Ou seja, é algo que pode trazer frutos no futuro. Ainda, use apenas parte das reservas para investimentos e não se preocupe em colocar grandes quantidades.

Além disso, busque ter o apoio de plataformas de investimento próprias de criptomoedas. Pesquise quais são as condições e, a partir disso, conte com as orientações deles para escolher a melhor opção para a sua vida e as melhores moedas para se investir.

Assim, vale a pena investir em criptomoeda, sendo um bom negócio, mas é necessário ter uma boa orientação, bem como cuidados. Dessa forma, garanta que seus negócios sejam com corretoras idôneas e saiba sempre os riscos que você assume.

E se quiser saber mais sobre opções financeiras interessantes, conheça a seguir a Conta Digital EuroBic 365!

conta EuroBic 365

Como abrir conta EuroBic 365?

Aprenda a abrir sua conta EuroBic 365 e assim ter acesso a uma série de vantagens, como descontos, seguro e cartões. Confira!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Criptomoeda: o que é uma moeda digital?

Para você que está entrando no universo dos investimentos precisa conhecer o que é moeda digital. Veja tudo sobre elas com a gente!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão Banco Best Gold Visa?

Aprenda como solicitar o cartão de crédito Banco Best Gold Visa, que conta com cobertura internacional e possibilidade de anular a anuidade!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Kreditiweb?

Para solicitar o crédito pessoal Kreditiweb é muito simples, a aprovação é online e imediata, basta preencher a solicitação! Veja aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba como fazer o Cartão Oney Auchan e garanta descontos e promoções exclusivas

Confira o passo a passo de como fazer o Cartão Oney Auchan e garanta um cartão com até 3.500 Euros de limite e muitos descontos!

Continue lendo
content

Estudar ficou fácil com apps para fazer resumo de textos!

Use seu telemóvel ao seu favor com apps para fazer resumo, faça sintezes para melhorar os seus estudos e compartilhe com qualquer pessoa.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Wise?

Solicitar o cartão Wise é prático e online. Confira aqui o passo a passo de como pedir o cartão de débito sem anuidade da Wise!

Continue lendo