Investimentos

Conheça a criptomoeda Solana: o que é e quanto vale?

Uma das mais promissoras e comentadas moedas virtuais do mundo está aqui. Entenda mais sobre a criptomoeda Solana, o que é, como funciona e como investir nela.

Anúncios

Criptomoeda Solana: uma altcoin de maior crescimento no mundo

Logotipo criptomoeda Solana
Tudo sobre a moeda virtual Solana. Fonte: Senhor Cartão.

Criptomoeda Solana o que é? O mundo das criptomoedas chegou em resposta à crise financeira em 2008. Primeiro, veio o bitcoin, que atualmente é a moeda virtual mais conhecida do mundo.

Depois, começaram a surgir novas moedas e novas revoluções no sistema de transações. Apesar do receio e de alguns relatos de golpes e fraudes, o mercado das criptomoedas continuou a crescer e se tornou mais aceito com o tempo.

Com esse crescimento, foi se criando a necessidade de melhorar performances, o sistema em si e desenvolver inovações que atendam novas demandas.

Assim surgiu Solana, SOL, uma das mais promissoras moedas virtuais que tanto se fala hoje em dia.

Para saber tudo sobre ela, o que é, como funciona e se vale a pena investir, leia este artigo completo.

Logotipo criptomoeda Solana com palavra Solana escrita

Como comprar a criptomoeda Solana?

Aprenda sobre como comprar criptomoeda Solana, a maior concorrente ao Ethereum!

O que é a criptomoeda Solana e quando surgiu?

Logotipo da criptomoeda Solana, Solana e SOL escritos em tela de celular. Calculadora, lupa, óculos, papel e caneta ao redor do celular; sobre mesa azul.
Descubra mais sobre a criptomoeda. Fonte: Adobe Stock.

A criptomoeda Solana, ou SOL, surgiu em 2017. Apesar de ser oficialmente lançada em 2020, seu criador, Anatoly Yakovenko, iniciou os trabalhos no projeto ao menos 3 anos antes.

A ideia era promover escalabilidade e aumentar a usabilidade do protocolo dentro do universo digital.

Então, como se sabe, as criptomoedas navegam no sistema blockchain e se utilizam de criptografia para a realização de transações descentralizadas, ou seja, sem a necessidade de intermediários no processo.

Isso permitiu que os processos se tornassem mais rápidos e menos custosos. 

O blockchain, por sua vez, opera como um livro público onde se registram todas as transações. Mas, é mantido o sigilo das partes ou identidades envolvidas.

Como em todas as inovações, com o tempo se buscam melhorias. E foi com esse objetivo que o projeto Solana saiu do papel.

Assim, Solana diz respeito à plataforma blockchain. Ela opera em código aberto e permite a criação de contratos inteligentes para diversas finalidades como tokens não fungíveis (NFTs), finanças decentralizadas (DeFi), metaversos e muitas outras.

Sua criptomoeda nativa é denominada SOL. Além disso, o processo todo utiliza tecnologias como Proof of history (PoH) e Proof-of-Stake (PoS) para ter um melhor desempenho e mais seguro, também.

Dessa forma, hoje em dia, Solana acaba se tornando uma concorrência ao Ethereum, pela agilidade e escalabilidade nos processos e transações.

A Solana é uma criptomoeda segura?

Moedas douradas em 3D digital com logotipo Solana gravado
Saiba se vale a pena investir em Solana. Fonte: Adobe Stock.

A Solana está em quase todas as manchetes pela forma rápida com que cresceu no mercado desde sua criação. 

Por ter se tornado uma concorrência ao Ethereum e ter permitido agilidade, escalabilidade e menos custo às transações, SOL tem atraído os olhares de investidores, sejam pequenos ou grandes.

Mas, como em qualquer meio digital, a grande questão diz respeito à segurança. O universo das criptomoedas passa ainda por algumas questões de regulamentação.

Portanto, o que podemos dizer é o que a própria rede revela. 

Em suma, desde seu lançamento, não houve relatos de falhas nem ataques à rede. 

Vale a pena comprar criptomoeda Solana?

Como com qualquer criptomoeda, a decisão de comprar e investir em moedas virtuais deve ser permeada por muita pesquisa e conhecimento do perfil investidor.

Ou seja, se você é conservador, criptomoedas não serão bons investimentos, independente de qual seja a moeda escolhida.

Por outro lado, caso seu perfil seja mais agressivo, investir em criptoativos novos e em crescimento pode garantir uma possibilidade de ganho no futuro.

Mas, tenha em vista que é um mercado que deve crescer em meio à competição e em meio a questões de regulamentação e segurança.

A criptomoeda SOL se mostra um ativo com potencial e atraente. Portanto, vale a pena comprar se você acompanha de perto e de maneira extensiva o mundo das moedas virtuais. Veja como fazer isso detalhadamente no artigo a seguir.

Logotipo criptomoeda Solana com palavra Solana escrita

Como comprar a criptomoeda Solana?

Aprenda sobre como comprar criptomoeda Solana, a maior concorrente ao Ethereum!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como aderir ao cartão Nickel Classic: agentes em todo o país!

Você pode aderir ao cartão de débito Nickel Classic indo em vários lugares do país. Descubra todas as informações agora!

Continue lendo
content

Como obter bonificação no spread do crédito? Entenda o que é e como funciona

Confira o que é e como obter a bonificação no spread do crédito! Assim, quem sabe, você consegue reduzir o valor das parcelas e juros!

Continue lendo
content

Descubra como abrir agora a tua Conta Poupança Livre Banco CTT!

Abrir Conta Poupança Livre Banco CTT pode ser mais simples do que parece! Realize a abertura junto com sua conta à ordem no balcão ou site!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 vantagens dos cartões Unibanco

Descontos, acesso a seguros, anuidade grátis... São várias as vantagens dos cartões Unibanco. Conheça todas aqui e aproveite-as!

Continue lendo
content

Conheça todas as modalidades do Crédito Agrícola!

São mais de 10 modalidades de créditos disponíveis no Crédito Agrícola! Conheça e escolha aquela que se adequa a tua realidade!

Continue lendo
content

Como escolher entre os auxílios do governo?

Como escolher quais auxílios do governo são ideais para sua situação? Acesse agora, conheça as opções e aprenda a solicitar!

Continue lendo