Dicas

Diferentes tipos de seguro: como funcionam!

O seguro é um tipo de serviço financeiro que abrange diferentes áreas da vida. Ele pode se relacionar com saúde, bens, e outros. Entenda melhor como os seguros funcionam.

Anúncios

Conheça diferentes tipos de seguro: proteção para você e seus bens!

Pai dormindo com recém nascido
Então, conheça os diferentes tipos de seguro! Fonte: Pexels.

Diferentes tipos de seguro são oferecidos diariamente pelo país, mas afinal, como esses serviços funcionam? Assim, é importante entender que esse serviço cresce cada vez mais junto com o desenvolvimento do país.

Isso acontece porque o seguro tem vantagens financeiras pelo princípio da prevenção. Assim, gasta-se um valor de forma organizada e controlada para, em caso de imprevistos, não precisar dispensar uma quantia grande de dinheiro.

Pessoas de negócios em reunião em sala de vidro

Seguros e Planos Mutualistas: o que são?

Mutualismo é um princípio básico da área de seguros. Descubra mais sobre esses planos que atuam nas áreas da saúde e segurança social.

Ademais, quer saber melhor o que é um seguro, como eles funcionam e quais os tipos mais presentes no mercado? Então, continue lendo esse texto para entender tudo sobre o assunto!

O que é um seguro e para que serve?

Um seguro é um serviço oferecido por alguma instituição financeira para que você proteja seus bens, patrimónios e pessoas próximas. Existem diversos tipos de seguro que funcionam de formas diferentes em várias áreas da vida.

Primeiramente, deve ser feito um acordo entre você e a seguradora. Desse modo, através da cobrança de uma taxa mensal, você está protegido em eventuais situações que dizem respeito ao tipo de seguro que você escolheu.

Por exemplo, caso você tenha um seguro automóvel e danifique seu veículo em um acidente. Se você não tiver um seguro, terá que gastar um grande montante para recuperar tudo. 

Por outro lado, caso tenha seguro, você está protegido e a instituição seguradora que desembolsa o dinheiro. Assim, os seguros funcionam como planos preventivos para despesas inesperadas!

Apólice de seguro

Dessa maneira, existem diversos tipos de seguro para diversos tipos de bens, como, por exemplo: habitação, automóvel, vida, saúde, entre outros. Mas fique tranquilo, adiante explicaremos todas as diferenças.

Contudo, já é importante entender que independente do que você queira proteger com um seguro, haverá uma Apólice. Ou seja,todo seguro possui um documento conhecido como Apólice de Seguro.

Mas o que é isso? A apólice é um contrato que especifica tudo que está assegurado, ou seja, protegido por aquele seguro. Com diferentes tipos de seguro, é importante ficar de olho na apólice e entender como funcionam.

pessoa com uma caneta presa entre os dedos, mexendo no mouse e pesquisando pelo computador

Como escolher um seguro de saúde para si?

Saber como escolher um seguro de saúde para si é importante para a garantia do seu bem-estar e do acesso aos melhores serviços e atendimentos.

Além disso, uma apólice contém os dados do segurado e da seguradora. Ou seja, quem contrata e quem presta o serviço. Ademais, outros dados que a apólice contempla são: vigência e valores!

Prazos

Assim, é importante entender melhor como funciona a vigência dos planos dos diferentes tipos de seguros. Assim, esteja atento ao período de carência. Mas, o que significa isso?

A carência é o tempo entre a assinatura do contrato e o momento em que o seguro começa a valer. Nesse intervalo, você e seu bem assegurado estão ainda descobertos da proteção do seguro. Então, cuidado!

Ou seja, se algum acidente acontecer, não haverá compensação financeira! Esse período pode variar de acordo com o contrato. Por isso é importante entender como funcionam as cláusulas do seguro contratado e os tipos de cobertura.

Porque usar um seguro?

Mulher explicando assunto para homem em frente ao computador
Mas, vale a pena contratar um seguro? Fonte: Pexels.

Primeiramente, contratar um seguro é um ato de prevenção e planejamento financeiro. Ou seja, é muito mais fácil você gerenciar e administrar uma parcela fixa por mês dentro dos seus gastos, do que um grande valor inesperado.

Assim, muitas vezes o seguro pode se tornar um sinônimo de economia e poupança, ainda mais quando relacionado a bens caros. Muitas vezes o valor da compensação em caso de algum acidente vai ser superior às parcelas pagas.

Por outro lado, às vezes você nunca vai precisar acionar o seu seguro! Mas, você quer pagar para ver?

Ademais, com uma apólice de seguro, você se sente literalmente mais seguro. Isso porque sabe que está protegido caso aconteça alguma situação inesperada! Agora que você já sabe tudo sobre um seguro, conheça os diferentes tipos.

Quais são e como funcionam os diferentes tipos de seguro disponíveis?

Homem falando ao telefone e sorrindo
Afinal, quais são os tipos? Fonte: Pexels.

Primeiramente, você sabia que é possível contratar diferentes tipos de seguro para você, seus bens e até terceiros? Assim, você pode proteger familiares e até seus pets! Os diferentes tipos de seguros atendem vários perfis e objetivos.

Pessoais

Pois bem, os seguros pessoais são aqueles que dizem respeito ao indivíduo. É claro que não há um preço pela vida de alguém. Mas, em caso de acidentes ou fatalidades, um seguro pessoal pode trazer uma compensação financeira.

Desse modo, o seguro pessoal se relaciona com a integridade das pessoas e funcionam com diferentes tipos de área. Assim, você pode fazer um seguro para você ou para outras pessoas da sua família.

Aliás, a seguradora MetLife é uma possibilidade de seguro. Assim, eles oferecem proteção em caso de doenças graves, fraturas e lesões, e hospitalização por acidentes ou doenças. Além disso, é possível ter um seguro de vida!

Ademais, confira alguns exemplos desses tipos de seguros:

  • Seguro de saúde;
  • Seguro de vida;
  • Seguro invalidez;
  • Seguro de acidentes pessoais.

Propriedade ou Danos

Esse é um dos tipos de seguro mais comuns. Eles oferecem uma compensação e indenização por um bem, uma propriedade sua. Assim, ele é mais comum em moradas, automóveis e outras posses.

Aliás, quanto mais caro o produto, bem, mais interessante e vantajoso a contratação de um seguro! Assim, um grande exemplo de seguro de danos é o seguro de casa.

Como, por exemplo, aquele oferecido pelo Seguro Hómin, que protege seu lar contra furtos e desastres naturais, a depender do plano escolhido.

A seguir, veja a lista de alguns tipos de seguros dessa categoria.

  • Seguro de carro;
  • Seguro de engenharia;
  • Seguro de casa;
  • Seguro multi-risco;
  • Seguro de crédito;
  • Seguro de perdas pecuniárias;
  • Seguro contra roubo;
  • Seguro transporte;
  • Seguro incêndio.

Responsabilidade civil

Quer saber como funcionam esses tipos de seguro? Bom, essa é uma modalidade que te protege em momentos inesperados, quando você afeta de alguma forma um bem ou uma propriedade de uma outra pessoa.

Por exemplo, se você tiver um animal de estimação e ele acidentalmente destruir um bem de um vizinho ou de uma pessoa na rua. Nessa situação, caso esteja assegurado, a seguradora pode indenizar o terceiro, alvo do seu pet.

Ademais, esse tipo de seguro também é muito comum para empresas se protegerem contra danos relacionados aos seus consumidores. Segue abaixo alguns diferentes tipos de seguros de responsabilidade civil:

  • Seguro de Automóvel de terceiros;
  • Seguro de Caçador;
  • Seguro para Cães potencialmente perigosos;
  • Seguro para Produção de eletricidade de consumo próprio;
  • Seguro para Veículos náuticos de passeio.

Aliás, o seguro AB Pétis é ideal para casos de incidentes com seu animal de estimação. Assim, além de proteger a vida do seu pet, você protege seu bolso de gastos surpreendentes. Aproveite e veja a seguir como contratar!

Pétis com fundo azul

Como aderir ao Seguro Pétis: cuide de seu animal e de seu bolso

Você pode simular seu Seguro AB Pétis pela internet, através do sítio. É simples, fácil e rápido. Descubra como aderir seguindo o nosso passo a passo.

Em Alta

content

Conheça o Programa Millennium Prestige

O Programa Millennium Prestige traz uma série de vantagens para os clientes do Millennium BCP, como seguros e descontos exclusivos. Confira!

Continue lendo
content

Como aderir ao Cartão de mobilidade elétrica?

Aderir ao cartão de mobilidade elétrica em Portugal é simples, basta aceder o site MOBI.E e solicitar pela companhia de energia a sua escolha!

Continue lendo
content

Entenda sobre os tipos de crédito: pessoal, habitação, consolidado e automóvel

Você conhece os principais tipos de crédito e como cada um deles funciona? Pois aqui está a sua oportunidade de saber tudo sobre eles.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

4 melhores bancos para consolidar crédito em 2022

Precisa organizar suas dívidas? Então confira quais são os melhores bancos para consolidar crédito e, assim, organize-se e economize.

Continue lendo
content

Conheça o cartão pré-pago BPI Cash

Emitido com bandeira Visa internacional, o cartão pré-pago BPI Cash facilita sua vida financeira. Descubra todas as vantagens do cartão!

Continue lendo
content

Como participar do Programa Millennium Prestige?

Veja como participar do programa Millennium Prestige e garanta acesso a uma série de vantagens, como descontos, isenção de taxas e mais!

Continue lendo