Educação Financeira

Segurança Social Direta: o que é? Veja aqui!

Você sabe o que é Segurança Social Direta? Pois saiba que ela representa um importante canal para os cidadãos portugueses. Continue lendo e conheça mais sobre como funciona e como ela pode te ajudar!

Anúncios

Saiba o que é Segurança Social Direta: seja atendido sem sair de casa!

Segurança Social Direta
Saiba mais sobre a Segurança Social Direta. Fonte: Pexels

A Segurança Social Direta corresponde a um canal de comunicação e informações da Segurança Social de Portugal. Ou seja, nada mais é do que um local em que é possível encontrar atendimento sem sair de casa.

Ela se volta aos benefícios, auxílios, documentos, programas e afins relacionados à Segurança Social. Portanto, nada mais é do que um portal referente aos assuntos previdenciários portugueses.

Logotipo Governo de Portugal, através do qual é possível solicitar Auxílio Filho

Conheça o Auxílio Filho: garanta assistência nos momentos delicados!

O Auxílio Filho é um benefício previdenciário que se volta aos trabalhadores portugueses. Afinal, ele evita perdas salariais por falta ao trabalho em razão de doença. Saiba mais e veja como solicitá-lo!

Ilustra-se em um site disponível tanto para trabalhadores quanto para empresas. Ainda, conta com um aplicativo que pode ser bastante útil, especialmente quando o assunto é mobilidade e comodidade.

Para que serve a Segurança Social Direta?

Ela serve para facilitar a vida dos cidadãos portugueses, uma vez que oferece acesso a serviços e informações sem a necessidade de deslocamento.

Até o surgimento da plataforma todos os atendimentos – seja para informações ou para requerimento de benefícios ou, então, para declarações – ocorriam de forma presencial.

Por isso, era indispensável se deslocar até uma agência de atendimento do órgão previdenciário português. Isso, é claro, ocupava muito o tempo dos cidadãos. Era necessário o tempo de deslocamento, mais a fila de espera.

Em contrapartida, essa exclusividade do atendimento presencial também criava mais filas e problemas para a própria Segurança Social. Afinal, acumulavam-se os pedidos de atendimento sem que houvesse capacidade de dar conta de todos eles.

Homem segurando carteira, em frente a um notebook. Simbolizando como fazer crédito de alto valor

Consiga um crédito de alto valor: veja como fazer uma solicitação

Precisando de dicas de como fazer um crédito de alto valor? Então saiba que você está no lugar certo! Confira como conquistar o dinheiro do qual você precisa para seus sonhos, seja uma casa, veículo novo ou viagem!

Com o surgimento da Segurança Social Direta, então, permitiu-se aos cidadãos o acesso a informações e serviços sem sair de casa. Com isso, eles obtiveram autonomia. Não necessariamente dependem do atendimento presencial para terem acesso a dados e a pedidos de auxílios.

Portanto, esse portal serve justamente para facilitar a relação dos cidadãos com a Segurança Social Portuguesa. Também, para ajudá-los no acesso aos serviços e informações, bem como para desobstruir as filas de atendimento presencial.

Segura e eficaz, a plataforma permite a aquisição de relatórios. Também, a  realização de declarações e pedidos de benefícios. Isso sem se falar na obtenção de dados de pagamentos alteração de informações de registro.

Quem pode fazer uso da Segurança Social Direta? Aprenda como se cadastrar

Todos cidadãos e empresas de Portugal. Para isso, é necessário fazer um cadastro com o número do NISS (Número de Identificação da Segurança Social). Ele é quem identifica as pessoas residentes em Portugal.

Também, é ele que permite não apenas o acesso a serviços, mas também a própria conquista de emprego formal. Portanto, está disponível tanto para portugueses natos quanto para pessoas que apenas residam em Portugal.

O cadastro é bastante simples e fácil de fazer. Veja como se cadastrar na Segurança Social Direta:

  • Primeiramente, acesse o site da Segurança Social Direta de Portugal;
  • Logo depois, clique em “Efetuar Registro”;
  • Informe qual é o seu número do NISS, indispensável para o cadastro;
  • Então, preencha o formulário em tela, seguindo as instruções nela disponíveis. Dentre as informações relevantes estão o nome completo, bem como data de nascimento. Também, o número do Cartão Cidadão;
  • Por fim, preencha informações de contato e escolha uma forma de validar a inscrição. Isso pode ser feito por mensagem SMS ou por e-mail.

Pronto! Depois, basta fazer login com o número do NISS e a senha escolhida. Desse modo, tenha acesso a serviços diversos e informações importantes. Confira, abaixo, quais são os principais serviços.

Quais são os serviços disponíveis na Segurança Social Direta?

De modo geral, os serviços se referem ao atendimento remoto, à obtenção de informações e extratos. Também, ao requerimento de benefícios ou gerenciamento deles. Conheça algumas das principais possibilidades e dos nichos disponíveis!

Para cidadãos e trabalhadores

Primeiramente, vejamos quais são os serviços disponíveis para cidadãos no sistema da Segurança Social Direta:

  • Pagamentos (planos prestacionais, consultas de valores, comprovantes, informações sobre parcelas futuras, autorizações de débito automático);
  • Recebimentos (conta bancária, recebimentos gerais e indevidos, declarações de prestações pagas, execuções fiscais e penhoras);
  • Envios e comunicações;
  • Simulações (de benefícios);
  • Dados de identificação (Consulta e alteração de dados).

O cidadão tem acesso, ainda, a informações diversas. Por exemplo, sobre situação de desemprego, acesso a auxílio por desemprego e afins. Também, às questões relacionadas à família, como subsídio de parentalidade, abono, pré-natal, etc.

Portanto, esse é um canal informativo e de comunicação que traz dados importantes ao cidadão. Por meio dele é possível obter informações sobre questões trabalhistas, contribuições à Previdência e subsídios. Também, ter acesso a alguns serviços.

Para empresas

As empresas também encontram apoio na Segurança Social Direta. Nesse caso, são serviços disponíveis:

  • Pagamentos e recebimentos em favor da Segurança Social e por ela;
  • Execuções fiscais e penhoras;
  • Processos de contraordenações;
  • Informações sobre admissão de trabalhadores e finalização de contratos;
  • Medidas de incentivo ao emprego;
  • Remunerações;
  • Acordos de ação social (cooperação);
  • Programas voltados às empresas;
  • Informações de cadastro, etc.

E o aplicativo Segurança Social + Próxima?

O portal da Segurança Social Direta é acessível por meio do computador ou do celular. Em ambos os casos, então, o acesso se dá pelo navegador da internet.

Para os celulares, contudo, há outra opção prática. Trata-se do aplicativo Segurança Social + Próxima, que dá acesso a vários serviços interessantes no seu smartphone. Ele está disponível tanto para sistemas operacionais iOS quanto para Android.

Dentre os serviços disponíveis estão a renovação do Cartão Europeu de Seguro de Saúde. Também, é possível acessar as mensagens de comunicação com a Segurança Social Direta.

Outros serviços e possibilidades de acesso pelo app de celular é a verificação de dívidas com a Segurança Social e os vencimentos.

Também, aos valores de recebimento de prestações, no caso de benefício pago pelo órgão previdenciário. E, caso você queira saber mais sobre o NISS, recomendamos dar uma olhada no conteúdo abaixo!

ePortugal gov logotipo minimalista

NISS: o que é e para que serve o número de identificação social?

O Número de Identificação Social é essencial para que trabalhadores tenham direitos sociais em Portugal. Então, confira o que é NISS e como você pode obter o seu!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de débito R42

O cartão de débito R42 tem inúmeros benefícios, como saques gratuitos, conta digital e bandeira Mastercard. Confira aqui mais vantagens!

Continue lendo
content

Como funciona trabalhar no supermercado Lidl?

Quer saber como funciona trabalhar no Lidl? Esse supermercado oferece várias vagas em diferentes regiões do país com bom salário e benefícios!

Continue lendo
content

Apoio Social Comunidade de Inserção: o que é?

O Apoio Social Comunidade de Inserção é um auxílio da Segurança Social. Seu objetivo é ajudar pessoas em exclusão social a se reintegrar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Contrato de mediação imobiliária: saiba tudo sobre

O contrato de mediação imobiliária é muito importante para quem está fazendo alguma transação envolvendo imóveis! Veja como funciona.

Continue lendo
content

Como fazer o Cartão Cidadão?

Saiba aqui como fazer o Cartão Cidadão, documento obrigatório para cidadãos portugueses que reúne informações fiscais, eleitorais e mais!

Continue lendo
content

Conheça a conta Jovens do Bankinter e seus benefícios!

A conta Bankinter Jovens tem inúmeros benefícios para quem está começando a vida agora, mas precisa de oportunidades. Saiba mais!

Continue lendo