Educação Financeira

8 Serviços Essenciais do Portal das Finanças!

Conheça o Portal das Finanças, um sítio sem burocracias que facilita o acesso a informações fiscais, aduaneiras e outros serviços.

Anúncios

O que é o Portal das Finanças e que tipos de serviços oferece?

Nome e logo AT Portugal
Conheça os principais serviços do Portal das Finanças! Fonte: Autoridade Tributária e Aduaneira.

O Portal das Finanças é um sítio da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal que te oferece vários serviços fiscais e aduaneiros essenciais.

Entre eles, você pode resolver questões sobre suas contribuições, impostos, patrimônios e consultar estatísticas. Ou seja, o objetivo deste portal é facilitar o seu acesso à informações essenciais e diminuir as questões burocráticas. 

Pessoa usando notebook segurando cartão

Conheça os Bancos Digitais com Cartão de Débito!

Fuja da burocracia dos balcões e continue tendo acesso a benefícios como o cartão de débito físico através dos Bancos Digitais!

Ademais, são mais de 600 serviços disponíveis para você consultar. É muita coisa!

Então, selecionamos os oito serviços mais essenciais para você saber o que pode fazer online através do Portal das Finanças!

Como se registrar no Portal das Finanças?

Propaganda Portal das Finanças
Então, veja como fazer para se registrar e usar! Fonte: Autoridade Tributária e Aduaneira.

Primeiramente, antes de você conseguir acessar grande parte dos serviços disponíveis, é necessário fazer sua inscrição no portal.

Mas fique tranquilo que é muito fácil! Acesse o sítio do Portal das Finanças e clique em “Registrar-se”, no canto superior direito do seu ecrã.

Em seguida, será necessário informar o seu número de contribuinte, e-mail, telefone e a morada fiscal. Ademais, basta criar uma pergunta secreta e respondê-la. Pronto! Assim, já estará registrado e pronto para usar os serviços.

Por outro lado, caso já possua um NIF, basta que na página inicial do sítio clique em “Iniciar Sessão”, também no canto superior direito.

Confira 8 serviços essenciais do Portal das Finanças!

Mão clicando em link do Portal das Finanças
Afinal, quais os melhores serviços do Portal? Fonte: Autoridade Tributária e Aduaneira.

Entre tantos serviços disponíveis, escolhemos oito essenciais e com relevância atual. Facilite suas consultas e solicitações, use o serviço online da AT.

Auxílio de 125 euros

O primeiro tópico da nossa lista é um dos assuntos mais recentes. Este benefício extraordinário é oferecido pelo governo para trabalhadores que recebem até 2700 euros por mês.

Desse modo, através do sítio, você pode consultar o estado do seu pagamento, caso tenha feito a solicitação.

Além disso, ainda pode consultar qual valor será pago, lembrando que o benefício tem um acréscimo de 50 euros por dependente.

Ademais, para receber o auxílio verifique se o seu IBAN está correto. Você também pode realizar esse serviço de forma prática. Basta aceder ao sítio do Portal das Finanças.

Dados pessoais

Além disso, não é apenas o seu IBAN que pode ser verificado e corrigido no portal. Você pode modificar qualquer outro dado cadastral que seja necessário para suas documentações fiscais.

Ademais, ao realizar seu cadastro, você também pode solicitar seu NIF. 

Declaração de IRS

Através do Portal das Finanças você pode preencher, realizar e entregar sua declaração anual do IRS. Para isso, basta que na página inicial você clique em “cidadãos”. Em seguida, pesquise na lupa por “IRS”.

Assim, você encontrará a opção de realizar sua declaração. Além disso, no portal você também tem acesso a sua última declaração de imposto.

pessoa mexendo em calculadora

Orçamento do Estado traz mudanças para o IRS 2023

O Orçamento do Estado português para 2023 já foi entregue ao Parlamento e pode trazer importantes mudanças em relação ao IRS 2023.

Esse é um documento essencial para que você realize diversas solicitações, principalmente para bancos.

No portal, você pode baixar o documento em formato PDF. Mas, lembre-se de que para todas essas atividades, é necessário que você esteja logado no sítio!

Emissão do IUC

O IUC é o Imposto Único de Circulação que é cobrado anualmente sobre veículos. Então, com o Portal das finanças esse serviço essencial ficou muito mais próximo de você.

Você pode tanto efetuar o pagamento do “selo do carro”, quanto consultar como está a sua situação fiscal. Para isso é muito fácil, basta acessar a página inicial do portal. Em seguida, você deve clicar em “cidadãos”.

Depois, digite a sigla “IUC” na lupa de busca. Assim, você terá todas as opções relacionadas a este imposto no seu ecrã. Para liquidar sua taxa, basta fazer o download do arquivo em seu computador e realizar o pagamento.

Consulta de Dívidas Fiscais

Outra vantagem é conseguir conferir todas as suas pendências fiscais com o governo. Assim, você poderá emitir a certidão de dívida e não dívida através do portal. Esse documento é essencial para diferentes atividades.

Para solicitar, basta clicar em “cidadãos” no portal. Em seguida, digite “certidão” na lupa de pesquisa. Depois, clique em “aceder” e selecione “pedir certidão”. Haverá uma gama variada de certidões que você poderá solicitar.

Escolha a certidão de dúvida e continue. Ademais, você poderá fazer o download do documento que tem validade de 3 meses. 

IMI e arrendamento

Este é o Imposto Municipal sobre Imóveis. Assim, se você é dono de um casa, pode verificar as taxações e solicitar até mesmo isenções.

Desse modo, para conferir todas possibilidades de serviços relacionados ao IMI dentro do Portal de Finanças siga os seguintes passos.

Entre na aba “cidadão” disponível na página inicial do sítio. Em seguida, na lupa pesquise “IMI”. Agora basta selecionar a opção que melhor se enquadra na sua necessidade.

Além disso, caso você decida arrendar seu imóvel, também pode registrar um contrato de arrendamento através do portal. Ademais, tem a possibilidade de emitir todos os respectivos recibos. É muito prático!

IVA

Este é mais um imposto para nossa lista. Contudo, o Imposto sobre Valor Acrescentado é pago por vendedores e prestadores de serviço.

Ou seja, é voltado para pessoas singulares e coletivas que comercializem, produzem ou prestem algum tipo de serviço em Portual. Assim, se este é o seu caso, você pode realizar a conferência e pagamento do IVA no Portal de Finanças.

Para acessar o serviço, basta pesquisar pela sigla do imposto na lupa e acessar a opção desejada. Mas, se por outro lado, você quiser iniciar uma atividade neste ramo, veja nossa próxima dica

Começar atividade como trabalhador independente

Dessa forma, caso queira começar um trabalho por conta própria, pode fazer sua declaração através do sítio. Basta pesquisar por “Início de atividade” na lupa. Em seguida, selecione a opção “Entregar declaração”.

Além disso, caso você queira realizar alguma modificação na sua atividade, ou ainda, cessar sua existência, pode fazê-lo através do sítio.

Ademais, lembre-se que só poderá gerar faturas para clientes quando estiver com essa declaração emitida pelo Portal de Finanças.

Então, que tal conferir como funciona o Portal das Finanças e como fazer seu cadastro para usar? Acesse o conteúdo a seguir e veja tudo sobre a plataforma!

logo Portal das Finanças em fundo branco

Conheça o Portal das Finanças: veja como funciona, serviços principais e como usar

O Portal das Finanças é um site que pertence à Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal. Portanto, ali é possível encontrar informações e serviços financeiros e fiscais.

Em Alta

content

Como fazer o Cartão Cidadão?

Saiba aqui como fazer o Cartão Cidadão, documento obrigatório para cidadãos portugueses que reúne informações fiscais, eleitorais e mais!

Continue lendo
content

IRS Jovem: o que é?

Queres saber o que é IRS Jovem e como solicitar? Pois esse é um benefício para todos os jovens que querem isenção parcial no Imposto!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito TAP Platinum?

TAP Platinum é um cartão de crédito cheio de vantagens, como bandeira Visa e programa de milhas. Veja como solicitar o cartão TAP Platinum!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

A corretora BitPreço é boa? Veja como funciona!

Conheça, saiba como funciona e se a corretora BitPreço é boa. Nela, você pode comprar Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas.

Continue lendo
content

Pagar com bitcoin agora é possível: entenda!

Sabia que é possível fazer pagamentos de hotéis com bitcoin? Eleve seus investimentos ao máximo e veja aqui como pagar com bitcoin!

Continue lendo
content

Caixa Gold: o que é o cartão Caixa Gold?

O cartão Caixa Gold é a oportunidade perfeita para quem está buscando condições de crédito especiais, em um cartão com mais vantagens!

Continue lendo