Dicas
Apoio Social Família e Comunidade: o que é?
Este apoio traz medidas para minimizar efeitos negativos da desigualdade em famílias carenciadas. Conheça as opções!
Anúncios
Descubra o que é e como funciona o Apoio Social Família e Comunidade
O Apoio Social Família e Comunidade é um auxílio disponibilizado pela Segurança Social de Portugal. Se interessou? O objetivo é oferecer equipamentos sociais e serviços para ajudar as famílias mais carenciadas.
Se precisar, você pode acumular esse apoio com outros benefícios do governo. Contudo, não pode acumular com os que sejam do mesmo tipo. Então fique atento!
Como solicitar o Apoio Social Família e Comunidade?
O Apoio Social Família e Comunidade oferece diversos programas para ajudar os cidadãos portugueses. Saiba participar com o nosso passo a passo.
Ademais, são nove respostas do governo para combater a desigualdade. E cada uma delas é direcionada para um público, mas todos são as pessoas em vulnerabilidade social.
Quem tem direito ao Apoio Social Família e Comunidade?
Desse modo, os beneficiários do Apoio Social Família e Comunidade são, por exemplo, pessoas com:
- Deficiência e suas famílias
- Problema psiquiátrico e suas famílias
- Vulnerabilidade social
- Pessoas desfavorecidas
- Mulheres grávidas
- Mães solteiras
- Ex-detentos
- Pessoas sem abrigo
Assim, lembre-se de que nem todas as pessoas têm direito a todos os benefícios. Portanto, veja quais benefícios se enquadram em quais grupos!
Você será redirecionado a outro site
Como funciona o Apoio Social Família e Comunidade?
O Apoio Social Família e Comunidade é um conjunto de nove apoios para pessoas carenciadas. E estão espalhados por todo o país. Então, conheça os benefícios:
Acompanhamento social
Esse é um apoio para pessoas em situação de exclusão social. Desse modo, o auxílio previne ou tenta resolver estes problemas.
Ou seja, o objetivo é orientar e encaminhar os indivíduos, como pessoas com deficiência, tentando melhorar seu cenário social.
Grupo de autoajuda
A ideia desta iniciativa é juntar pessoas que vivenciam os mesmos problemas. Desse modo, elas podem partilhar suas vivências e aprender umas com as outras.
Além disso, pode criar apoio, relacionamento e encorajamento entre todos os membros do grupo.
Centro comunitário
Este apoio social disponibiliza um local no qual as pessoas podem se encontrar e organizar diferentes atividades. Isso ajuda na relação de vulneráveis com a sociedade. Normalmente voltado para localidades menores.
Centro de férias
Este é um local onde crianças, jovens e suas famílias podem relaxar e quebrar uma rotina de desigualdade.
Assim, criando pontos de lazer e cultura, estimula as pessoas em situação de vulnerabilidade a desenvolverem sua criatividade, por exemplo.
Cantina social
Este projeto oferece alimentação saudável e de qualidade para pessoas carenciadas. Ademais, a cantina ou refeitório também oferece tratamentos de higiene pessoal.
Centro de apoio à vida
Este apoio social é voltado para mulheres grávidas. Assim, seu objetivo é ajudar a maternidade consciente. Desse modo, ele cria formas de inserir a mulher vulnerabilizada na sociedade.
Comunidade de inserção
Este apoio oferece alojamento e possibilidade de inclusão para indivíduos marginalizados. Como ex-detentos, por exemplo.
Assim, o objetivo é desenvolver as capacidades de cada pessoa dentro da sua comunidade.
Centro de alojamento temporário
Esta proposta consiste em um espaço físico de acolhimento sem tempo definido. Desse modo, ele é direcionado para pessoas em situação de vulnerabilidade, como pessoas sem-abrigo, por exemplo.
Além disso, esse espaço proporciona apoio para ajudar as pessoas a organizarem suas vidas.
Ajuda alimentar
Ademais, esse apoio social oferece distribuição de alimento gratuito para carenciados. Dessa forma, a intenção é diminuir o estado de fome no país.
Quais obrigações e quando acaba o Apoio Social Família e Comunidade?
Cada serviço tem seu regulamento interno. Contudo, essas regras são oferecidas apenas quando você começar a utilizar o serviço.
Além disso, o apoio pode acabar quando sua situação de vulnerabilidade melhorar. Ou, por outro lado, se você não cumprir as regras do Apoio.
Como solicitar o Apoio Social Família e Comunidade?
Desse modo, para realizar sua solicitação é muito simples. Você só precisa contatar a instituição prestadora do serviço.
Outra opção é consultar a própria Segurança Social. E, caso você seja da região de Lisboa, pode ir até a Santa Casa da Misericórdia. Ademais, você dependerá do número de vagas para ter acesso aos benefícios.
Se interessou? Vem conhecer um passo a passo exclusivo sobre como solicitar o Apoio Social Família e Comunidade. Clique agora mesmo no link abaixo!
Como solicitar o Apoio Social Família e Comunidade?
O Apoio Social Família e Comunidade oferece diversos programas para ajudar os cidadãos portugueses. Saiba participar com o nosso passo a passo.
Em Alta
Benefícios dos cartões de crédito TAP: viagens e muito mais
Bandeira Visa, benefícios em viagens, adesão online, bônus em milhas... São diversos os benefícios dos cartões de crédito TAP. Veja-os aqui.
Continue lendoVale a pena fazer um PPR como investimento?
Subscrever a um investimento PPR vale muito a pena, porque pode aproveitar as melhores taxas de rendimento em poupança com abatimento no IRS!
Continue lendoAs melhores corretoras de criptomoedas em Portugal
Descubra quais são as principais corretoras de criptomoedas em Portugal e saiba onde vale a pena investir. Conheça mais aqui.
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartão Caixa In: descontos em parceiros!
Descubra como solicitar o cartão Caixa In e assim ter acesso aos seus benefícios, como seguros, descontos e até 50 dias de crédito sem juros!
Continue lendoSeguro Proteção Rendas Tranquilidade: arrende seus imóveis!
O Seguro Proteção Rendas Tranquilidade protege o senhorio e o inquilino de um imóvel. Saiba como garantir que a renda do mês será paga!
Continue lendoComo aplicar em uma vaga de emprego no Pingo Doce?
Quer descobrir como aplicar em uma vaga no Pingo Doce? O processo é todo através da plataforma da empresa e pode ser feito em poucos minutos!
Continue lendo