Crédito

O que são plataformas de simulação de crédito? Descubra tudo sobre elas!

Se você quer saber o que são plataformas de simulação de crédito, saiba que você está no lugar certo. Tire suas dúvidas sobre elas e seu funcionamento!

Anúncios

Saiba o que são plataformas de simulação de crédito e como elas podem ajudar você

imagem com uma calculadora, celular e alguns papéis sobre a mesa
Como funcionam as plataformas de simulação de crédito. Fonte: Pexels.

As plataformas de simulação de crédito podem ser ótimas aliadas para quem busca um empréstimo no mercado. Fáceis de usar, trazem segurança para as suas operações!

logo e nome da Partners Finances em fundo branco

Como usar o simulador para consolidar créditos Parterns

O simulador para consolidação de crédito da Parterns é uma excelente opção para você que quer conhecer as melhores condições de crédito. Veja!

Elas ficam disponíveis online e podem ser acessadas por qualquer um. Com isso, são democráticas, além de serem excelentes como ferramentas de acesso à informação.

O que são plataformas de simulação de crédito?

Elas são ferramentas que comparam diferentes opções de crédito disponíveis no mercado. Assim, ajudam você a visualizar as condições de cada uma delas.

Mas como assim?

Imagine que você está buscando uma opção de crédito pessoal para contratar. São várias que estão disponíveis no mercado, o que pode dificultar a escolha.

Afinal, cada uma delas possui suas próprias condições. Além disso, elas também podem se voltar para perfis diferentes de consumidores, assim como ter regras distintas.

Dentre essas condições estão juros, tarifas, comissão de abertura de crédito, prazo de pagamento, possibilidade de oferecimento de bem como garantia à operação, etc.

Note que todas essas questões são complexas e que podem ser difíceis para que um leigo em finanças as entenda.

E não para aí! Uma vez que são várias opções e cada uma delas possui características importantes, como compará-las de forma a entender vantagens de desvantagens de cada uma?

Pois bem, é aí que as plataformas de simulação de crédito entram em campo. Elas são as ferramentas que ajudam você a comparar opções e a destrinchar dados de cada uma delas.

Como funcionam as plataformas de simulação de crédito?

As plataformas ficam disponíveis na internet. Assim, cabe ao consumidor interessado em crédito buscar por seus serviços.

Em geral, o funcionamento de cada uma delas é o mesmo. Elas apresentam um formulário que requer alguns dados, tais como o crédito desejado, prazo de pagamento e valor.

Além disso, é possível que o consumidor tenha que indicar se está empregado, a renda média e a faixa etária.

Com esses dados básicos, então, a plataforma analisa quais são as opções de crédito disponíveis para essas condições e esse perfil generalizado.

Ela apresenta informações como juros médios, prazo de pagamento disponível e valores máximos disponíveis, assim como outras tarifas, benefícios ou requerimentos.

A simulação de crédito é gratuita?

Sim, ela é gratuita, afinal ela apenas apresenta as opções disponíveis no mercado e não faz a contratação, em si.

Ela apenas é uma pesquisa de dados que reúne e organiza as principais informações sobre os bancos e formatos de crédito disponíveis.

Portanto, não há compromisso ou necessidade de pagamento de taxas para uso dos recursos.

Quais são os dados necessários para fazer a simulação de crédito?

Para fazer uma simulação de crédito, em geral, você precisa de:

  • Valor necessário;
  • Prazo de pagamento;
  • Informar a faixa etária;
  • Renda mensal.

Portanto, são dados simples. Veja, então, que não há necessidade de se identificar. Em momento algum você deve informar seu NIF ou outros dados que lhe identifiquem.

A identificação somente é necessária no momento de realmente fazer uma proposta de crédito para um banco.

Caso algum simulador requeira dados que permitam sua identificação (com exceção de dados de contato), desconfie!

As informações dadas na simulação de crédito serão aplicadas ao meu contrato?

Não necessariamente. As plataformas de simulação de crédito reúnem os dados gerais de cada operação e não representam os bancos.

Assim, elas são importantes na medida em que ajudam você a saber o modo geral de funcionamento de cada banco, nas condições mínimas impostas, etc.

Contudo, isso não significa que você conseguirá um contrato com as taxas mínimas. Isso sempre dependerá das suas reais condições pessoais.

Por exemplo, da sua renda, da faixa etária, agregado familiar e taxa de esforço. Igualmente, seu histórico enquanto pagador no mercado e o seu score.

Para que servem as plataformas de simulação de crédito?

imagem com uma mulher com um celular na mão pesquisando sobre o que são plataformas de simulação de crédito
Aprenda o funcionamento das plataformas de simulação de crédito. Fonte: Pexels

Elas servem para ajudar na orientação do consumidor que busca crédito no mercado. Assim, ele pode saber dados gerais que demonstram quais são as melhores condições.

Afinal, elas reúnem a média de juros (taxas mínimas e máximas) de cada banco, os prazos de pagamento disponíveis, etc. Com isso, você desde logo fica sabendo o que esperar ao buscar os serviços de um banco. 

Contudo, para saber exatamente a proposta para o seu perfil, será necessário contatar o banco, em si, e pedir propostas.

Portanto, ainda que a plataforma reúna informações e a média geral de condições, ela não garante que os juros serão assim ou assado, pois não oferece a proposta final.

Benefícios das plataformas de simulação de crédito

Confira os benefícios em utilizar os serviços desse tipo de plataforma.

Compare condições com facilidade

Com uma plataforma de simulação de crédito você consegue comparar facilmente as opções condições disponíveis no mercado!

Os simuladores os reúnem e colocam lado a lado, de modo que em poucos segundos você tem à disposição informações úteis sobre alternativas de crédito do mercado!

Assistência para reunir dados

Com uma plataforma de simulação de crédito você reúne facilmente dados das opções de crédito existentes no mercado!

Afinal, o simulador reúne sozinho dados como taxas médias de juros, prazos de pagamentos, valores disponíveis, parcelas médias, etc. Isso economiza seu tempo!

Saiba quem são as melhores instituições

Ainda que não haja garantia de que você conseguirá as condições mínimas e mais amigáveis da instituição, você sabe desde logo quais possuem as melhores taxas, tarifas, etc.

Por fim, caso queira conhecer um pouco mais sobre empresas de intermediação de crédito, saiba como contratar a CrediSolutions a seguir. Com ela, você pode ter uma linha de crédito pessoal, consolidado ou de habitação.

Como contratar a CreditSolutions?

A CreditSolutions é uma empresa que intermedia negociações de crédito com os principais bancos portugueses. Para saber como contratar, leia aqui!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção?

Todas as formas de se solicitar o Apoio Social Comunidade de Inserção são presenciais. Mas, existem três tipos de estabelecimentos, confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito N26 Metal

O cartão de crédito N26 Metal oferece cobertura internacional e bandeira Mastercard, entre várias outras vantagens. Veja mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Apoio Social a Emigrantes Carenciados das Comunidades Portuguesas: o que é?

Está com dificuldades financeiras fora de Portugal? Conhece o Apoio Social a Emigrantes Carenciados? Veja como ele pode ajudar clicando aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que é o Plano de Recuperação e Resiliência?

Quer conhecer o Plano de Recuperação e Resiliência? Este programa tem diversas formas de combater a crise econômica e social em Portugal!

Continue lendo
content

Plataforma Linha Valor: como funciona?

A plataforma Linha valor é para quem precisa renegociar a dívida de créditos de diferentes instituições, encontrando a melhor opção!

Continue lendo
content

Criptomoeda Safemoon ou Win: qual vale mais a pena?

É interessante investir em criptomoedas que estão em ascensão no mercado? Veja nosso comparativo entre Safemoon ou Win e descubra.

Continue lendo