Educação Financeira

Como comprar online com segurança: descubra as principais dicas!

Comprar online é uma forma muito mais prática de adquirir os produtos e serviços que você precisa. Descubra como fazer suas compras de forma segura e evite dores de cabeça!

Anúncios

É possível comprar online com segurança? Veja como fazer!  

Mão usando celular para fazer compras
Mas, afinal, como comprar de forma segura pela internet? Fonte: Pexels.

Você tem receio de comprar online e não sabe como fazê-lo com segurança? Pois saiba que é possível adquirir qualquer produto pela internet de forma segura! 

Aliás, você não está sozinho! Muitas pessoas têm medo de serem vítimas de fraudes na internet. As fraudes realmente existem! Por isso, é necessário saber como comprar online da maneira mais segura! 

Pilha de moedas com relógio ao fundo

10 dicas para poupar mais no dia a dia

Economizar é um hábito que precisa ser desenvolvido, estimulado e mantido. Então confira nossas dicas para o dia a dia e poupe o máximo de dinheiro possível para você realizar suas metas!

Mas, fique tranquilo. Tudo é muito simples! Você só precisa prestar atenção em alguns fatores. Vamos te ajudar com várias dicas que podem facilitar sua vida. Afinal, ninguém quer cair num golpe virtual!

Porque comprar online?

Mulher usando notebook
Comprar online vale mesmo a pena? Fonte: Pexels.

As facilidades de comprar online são muitas. Por exemplo, você não pega filas, compra na hora que quiser e não precisa sair da sua casa.

Dessa forma, vale muito a pena comprar pela internet. Você consegue até economizar. Isso porque pode rapidamente descobrir o preço de qualquer objeto em diferentes sítios.

Então, você precisa aproveitar da melhor forma possível! Mas o que afasta as pessoas de comprar online? Veja a seguir alguns receios que a maioria das pessoas tem quanto a segurança de comprar online.

Quais os medos mais comuns de se comprar online?

Muitos portugueses ainda são resistentes em fazer compras pela internet. Mas o número de clientes em sítios online tem aumentado consideravelmente. E, com esse número, o volume de golpes também vem crescendo.

Felizmente existem vários sinais que nos ajudam a perceber se uma compra é segura! Esses sinais vão de identificar o endereço do site à saber se os preços estão realistas. Hoje vamos te ajudar a identificar todos estes elementos.

Com algumas dicas, você poderá usufruir de todas as vantagens de comprar online e com segurança!

Você tem medo de compartilhar seus dados pessoais? Ou de preencher informações sobre seu cartão? Isso assusta a maioria das pessoas. Mas todos estes pontos são contornáveis e estão presentes em nossas dicas. Vem saber mais!

imagem com fundo escuro sobre o futuro criptomoedas em Portugal

Onde comprar criptomoedas em Portugal: melhores sites 2022

O primeiro passo para iniciar no mundo dos investimentos em moedas virtuais é saber onde adquiri-las. Então, veja agora mesmo indicações!

Comprar online: 7 dicas para sua segurança!

Mão digitando informações do cartão de crédito em notebook
Então, confira algumas dicas para comprar com segurança! Fonte: Pexels.

Primeiramente, você não precisa ter conhecimentos técnicos de informática para conseguir comprar online! São dicas que qualquer um consegue observar e aplicar. Enfim, quais são essas dicas para comprar online com segurança?

Compre em sítios conhecidos

A primeira dica é uma das mais importantes. Conheça o sítio em que está realizando a compra. Assim, pergunte a amigos e familiares se já compraram na loja e se tudo ocorreu bem.

Além disso, outra possibilidade é pesquisar na internet sobre a reputação do sítio. Desse modo, você pode descobrir se as pessoas recomendam ou não o serviço.

Ou seja, se achar poucas informações sobre algum sítio, a melhor opção é não realizar a compra!

Outra dica para comprar online com segurança é verificar se o sítio disponibiliza atendimento. Assim, se a página oferecer um número de telefone, ligue e investigue as informações!

Ademais, algumas plataformas são bastante conhecidas pelo público português. Por exemplo, OLX, Standvirtual, La Redoute, entre outros.

O sítio é seguro?

Esta é uma dica complementar à anterior. Você pode checar se o sítio é seguro de duas formas.

Primeiramente, você pode conferir se há um cadeado no topo esquerdo do seu navegador. Desse modo, este símbolo indica que sua conexão é segura naquele endereço.

Além disso, não clique em links ou acesse o sítio por ferramentas de pesquisa. A melhor forma é você digitar o endereço manualmente. Assim, você evita entrar em um sítio falso, que imita uma marca ou loja famosa.

Ademais, olhe na barra superior e confira que tem um “http” antes do endereço do sítio. Essa é outra forma importante para comprar online com segurança e evitar um sítio falso.

Pop-ups

Se você não conhece, este é um termo que se refere a mensagens que pulam em sua tela. Por exemplo, algumas dizem que você ganhou um prêmio, ou que precisa instalar algum aplicativo. Então, tome cuidado!

Muitas dessas mensagens são mentirosas. E isso mostra que o sítio deve ser pouco confiável. Além disso, alertas ou redirecionamentos automáticos para outros sítios também são indicativos de que a página é pouco confiável.

Use seu computador particular

Evite usar computadores de terceiros para realizar suas compras. Ainda mais se forem computadores de uso público. Dê sempre preferência ao seu equipamento para comprar online com mais segurança.

Isso porque, você pode, sem querer, salvar suas informações e dados de cartão no navegador. Logo, outra pessoa poderia acessar seus dados e realizar compras com eles.

Além disso, algum malware presente no computador pode acessar seus dados. Assim, o resultado seria o mesmo: fraude de cartão!

Se atente ao preço

Já ouviu o ditado: “Quando a esmola é demais, até o santo desconfia?”. Pois bem, alguns sítios oferecem produtos com preços muito abaixo do mercado. Então, você deve desconfiar nesses casos.

Aliás, confira em outras lojas qual é a média de preço daquele produto. Nesse caso, se o sítio não for muito conhecido e o preço desproporcionalmente menor, é melhor você suspeitar de que é um possível golpe.

Formas de pagamento

Por fim, existem algumas formas de realizar seu pagamento na hora de comprar online para ter mais segurança. Aliás, algumas podem ser mais ou menos seguras.

Por exemplo, é melhor evitar as formas de pagamento que dificultam a identificação de quem está recebendo. No entanto, usar seu cartão diretamente pode ser perigoso. Mas existem algumas formas de tornar essa ação mais segura.

Pagamentos por MB NET podem ser vantajosos. Este serviço cria um cartão virtual para cada compra que você realizar online. Mas, a desvantagem é que se você usar muito num mesmo sítio a conta pode ser bloqueada.

Além disso, os pagamentos por PayPal também são interessantes. Assim, você só precisa registrar seu cartão com a plataforma. Nesse caso, a vantagem é que seus dados do cartão não são partilhados com várias lojas.

Pagamento com cartão de crédito

Ademais, mantenha seus dados de contato sempre atualizados com seu banco. Isso porque, os pagamentos diretamente com o cartão oferecem uma segurança a mais.

Assim, a cada compra feita com seu cartão, o banco te envia uma palavra passe ou um SMS, por exemplo. Dessa forma, você controla todas as compras realizadas com seu cartão!

Além disso, você pode ter seguros antifraude e antirroubo no plano do seu cartão. Ademais, alguns cartões oferecem cashback e ponto ou milhas aéreas! Pode ser muito vantajoso!

Aliás, você sabe como escolher o cartão de crédito ideal? Você pode levar vários pontos em consideração. Desde anuidade, limites, taxas e benefícios.

Quer uma ajuda para encontrar a melhor alternativa de cartão e realizar todas suas compras online com segurança? Clica no link abaixo e veja as dicas que separamos para você!

Cartão WiZink Benfica com fundo branco

Cartão de crédito WiZink Benfica: veja como funciona!

Veja como funciona o cartão de crédito WiZink Benfica, a melhor opção para os benfiquistas. Tenha cashback exclusivo e mais benefícios!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Caixa Leve

Com cobertura nacional e internacional, adesão online, cashback e anuidade grátis: o cartão de crédito Caixa Leve é completo. Saiba mais!

Continue lendo
content

Crédito 2 Rodas Banco Primus: financie até 30 mil euros!

O Crédito 2 Rodas Banco Primus permite você comprar motocicletas novas ou usadas e se tornar proprietário desde o início! Saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito TAP Platinum

Com programa de milhas, o cartão de crédito TAP Platinum é perfeito para quem gosta de viajar com comodidade e estilo. Veja outras vantagens!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas para evitar a ansiedade financeira

Para lidar com a ansiedade financeira você precisa se organizar: saber quanto gasta e quanto ganha, além de montar um planejamento mínimo.

Continue lendo
content

O que é Apoio Extraordinário de 1000 milhões de Euros ao Custo do Gás Natural?

Conheça o Apoio Extraordinário de 1 bilhão de euros ao custo do gás natural, uma iniciativa para enfrentar o aumento dos preços do gás.

Continue lendo
content

Cartões BCP: conheça os principais produtos e suas vantagens

Os cartões BCP podem ser de bandeira Visa ou Mastercard e algum tem anuidade gratuita. Conheça mais sobre eles para escolher o melhor!

Continue lendo