Cartões

8 dicas para quem vai pedir o primeiro cartão de crédito

Um cartão de crédito pode trazer muitas vantagens para você realizar suas compras. Contudo, é necessário se atentar a diversos pontos na hora de escolher o seu. Veja algumas dicas para não errar!

Anúncios

Conheça as melhores dicas para você não errar ao escolher seu cartão!

Mão entregando cartão de crédito
Afinal, como escolher o cartão certo? Fonte: Pixabay.

Cada vez mais surgem opções de cartões de crédito para escolher, mas para quem está em busca do primeiro cartão, quais são as melhores dicas? Ou seja, o que você precisa levar em consideração na hora de escolher?

Bom, existem diversos pontos importantes, como taxas, benefícios, anuidades. Contudo, não só esses pontos que devem ser levados em conta.

Nome e logo AT Portugal

8 Serviços Essenciais do Portal das Finanças!

Conheça o Portal das Finanças, um sítio sem burocracias que facilita o acesso a informações fiscais, aduaneiras e outros serviços.

Afinal, você também deve pensar na sua condição financeira e porque deseja um cartão de crédito.

Mas calma, vamos te ajudar a identificar todos esses pontos para que você consiga escolher o seu primeiro cartão de crédito com consciência!

Pesquise antes de adquirir seu primeiro cartão de crédito

Menina frustrada olhando para cartão de crédito e notebook
Então, saiba o que você vai adquirir! Fonte: Pexels.

Dessa maneira, a melhor forma de você fazer uma escolha certeira é pesquisar muito! Consulte todas as informações, verifique diferentes opções de diferentes bancos. Se for necessário, monte uma tabela.

Isso porque, um cartão pode acabar te gerando prejuízos caso você não esteja numa situação financeira adequada. Além disso, fique atento: cartão de crédito não é sinônimo de ter dinheiro livre na sua conta!

Ou seja, é muito importante que você conheça seus gastos e sua receita e tenha um controle financeiro adequado antes de solicitar um cartão. Além disso, pense no motivo pelo qual precisa do seu cartão.

Pois, todos esses pontos são importantes antes de encontrar o cartão certo! Vamos para as dicas para obter seu primeiro cartão de crédito?

8 dicas para o primeiro cartão de crédito

Menino com os braços atrás da cabeça olhando notebook
Afinal, como ter certeza de fazer a escolha certa? Fonte: Pexels.

Bom, vamos direto ao ponto. Assim, quais são os tópicos e dicas que demandam sua atenção no momento de solicitar seu primeiro cartão de crédito? Confira a seguir!

Conheça seus hábitos de consumo

Fazer compras por impulsividade ou ansiedade não é uma atitude financeira muito saudável e segura. Assim, se esse for o seu caso, um cartão de crédito pode vir a piorar e intensificar seu consumo desenfreado.

Pois, o cartão de crédito oferece facilidade imediata de compra. Assim, um cartão de crédito pode ser uma lâmina de dois gumes. Isso porque, caso você tenha controle dos seus gastos ele pode auxiliar suas finanças.

Como diremos adiante, os benefícios de descontos e cashback podem te ajudar a economizar muito no fim do mês, fazendo seu dinheiro render mais! Mas, claro, o primeiro passo é saber se você está preparado para ter um cartão.

Ademais, lembre-se que o cartão não resolverá problemas financeiros. Ele apenas trará mais flexibilidade para o seu dia a dia. Os juros dos cartões podem ser altos e piorar sua situação caso já esteja endividado.

Gaste o que pode pagar

Assim, seguindo a dica anterior, é importante tomar cuidado com o plafond. “O que é isso?”, talvez você esteja se perguntando.

O plafond é o teto de gasto que você pode ter no seu cartão. Ou seja, muitos cartões oferecem um limite maior do que o dinheiro que você tem na sua conta.

Assim, num cartão de débito, por exemplo, você só usa o dinheiro disponível. Então, fique atento, pois no cartão de crédito, você pode comprar além das suas reais possibilidades.

Ou seja, é importante ter controle financeiro e conhecimento da sua situação. Caso você gaste mais do que pode pagar, isso pode rapidamente te levar a dever para o banco e precisar pagar juros!

Não fracione o pagamento

Assim, evitar o fracionamento é uma boa medida para não pagar juros. Toda vez que uma compra fica pendente para meses seguintes, ela pode vir acrescida de juros.

Ou seja, evitar juros é a melhor maneira de conseguir usar o cartão de crédito ao seu favor. Já que o juros é um dinheiro que você apenas perde!

Não pague o valor mínimo

Aliás, junto com as dicas anteriores para seu cartão de crédito, também é importante evitar o pagamento mínimo. Mas você pode se perguntar o que pagamento mínimo significa e o porquê de ser recomendável evitá-lo.

Bom, sempre que você recebe a fatura da sua conta mensal do cartão de crédito, você pode liquidá-la de uma só vez ou fazer um pagamento mínimo.

Ou seja, esse pagamento dá conta de uma parte pequena da sua dívida. Em consequência, sua conta acumula para o mês seguinte, gerando juros para você pagar. Isso pode acabar se tornando uma bola de neve!

Assim, essa é uma forma fácil de se endividar sem querer. Tome cuidado e faça ao máximo para pagar todas suas contas em dia! Saiba o quanto você gastou e o quanto ainda pode gastar!

tabuleiro, dados e peças de jogos

Jogos para aprender finanças: confira os principais e divirta-se!

Já pensou em utilizar jogos para aprender finanças? Pois saiba que isso pode ser uma ótima ideia para aprender de forma lúdica.

Pague na data

Outra dica de extrema importância para se atentar na hora de ter seu primeiro cartão de crédito. Assim, preste atenção na data da cobrança e pague pontualmente.

Pois, quanto mais tempo você atrasar para quitar sua dívida, mais juros você terá que pagar. Por outro lado, você pode escolher cartões que oferecem menores taxas de juros nessas situações.

Mas, é sempre importante permanecer atento, porque o atraso pode acarretar alguns prejuízos na obtenção de créditos.

Taxas de juros e Anuidade

Bom, você percebe que é sempre aconselhável que você fuja de situações que gerem juros para você! Agora, tratando de temas mais práticos para você escolher o melhor cartão!

Assim, confira as taxas de juros! Veja qual cartão possui a menor tarifa para caso alguma emergência ocorra.

Além disso, verifique quais situações e transações requerem que você pague e quais são gratuitas. Esse é um ponto fundamental para orientar a sua escolha.

Ademais, saiba se você precisa pagar comissão disponibilizadora do seu cartão e, além disso, se precisa pagar anuidade para usar os benefícios do cartão. Muitas opções para jovens e estudantes são livres de taxas desse tipo.

Benefícios Associados

Por outro lado, outro ponto de análise importante na hora de escolher seu primeiro cartão de crédito são os benefícios que o cartão oferece.

Assim, atualmente, muitos bancos oferecem cashback, descontos, milhas aéreas e pontos para acumular. Então, procure as opções que se encaixem no seu perfil e que ofereçam mais benefícios.

Ou seja, se você é uma pessoa que gosta de viajar, procure cartão que tenha descontos em hotéis, seguro viagem, e que acumule milhas aéreas.

Por outro lado, se você usa muito seu carro, procure cartões com descontos e cashback em combustível. Enfim, essa é uma ótima forma de você receber pequenos lucros com o seu cartão.

Outros dados

Além de todos os pontos que foram citados, vale dizer que você pode considerar outras variações para escolher seu primeiro cartão de crédito.

Por exemplo, você pode levar em conta as vantagens de cada banco, da bandeira do cartão, entre outras questões.

Além disso, saiba que você precisará fornecer alguns dados importantes como, estado civil, nacionalidade, rendimento, comprovativo de morada, por exemplo.

Conheça uma opção de primeiro cartão de crédito: WiZink Benfica!

E então, se sente preparado para escolher o seu primeiro cartão de crédito com base nas nossas dicas? Pois então saiba que você pode conhecer algumas opções aqui mesmo no nosso sítio!

Que tal conhecer mais sobre o cartão WiZink Benfica? Esse é um cartão de crédito que oferece oportunidades exclusivas para adeptos e sócios do Benfica!

Além disso, solicitar o cartão é muito simples. Quer saber mais? Então venha conhecer o nosso passo a passo. Clique agora no link abaixo!

Cartão WiZink Benfica com fundo vermelho

Como aderir ao cartão WiZink Benfica

Você pode solicitar o cartão de crédito WiZink Benfica do conforto da sua casa, e de modo totalmente seguro, pelo site, app do banco ou em postos oficiais.

Em Alta

content

Como escolher um seguro de saúde para si?

Veja dicas de como escolher um seguro de saúde para si de modo a garantir o melhor atendimento para você e para a sua família.

Continue lendo
content

Qual o melhor cartão de crédito CGD: 6 opções para escolher em 2022!

O melhor cartão de crédito CGD faz toda a diferença para as finanças pessoais. Escolha entre cartão para estudantes, para viagens e mais!

Continue lendo
content

Como fazer o cartão Abanca Gold?

Para fazer o cartão de crédito Abanca Gold basta você acessar o site oficial e preencher a proposta! Seguindo as instruções. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão TAP Gold ou TAP Platinum: qual o melhor?

Seja o cartão TAP Gold ou TAP Platinum, ambos contam com bandeira Visa internacional e assistência em viagens. Compare aqui!

Continue lendo
content

Millenium BCP Platinum Visa: o que é o cartão Millenium BCP Platinum?

O cartão millenium bcp platinum visa é uma opção muito interessante para quem está buscando novas opções de crédito no mercado! Veja aqui.

Continue lendo
content

Descubra como abrir agora a tua Conta Poupança Aforro Millennium BCP!

Tu podes abrir uma Conta Poupança Aforro Millennium BCP pela internet. Para isso, só precisa possuir uma conta à ordem no banco!

Continue lendo