Dicas

Jogos para aprender finanças: confira os principais e divirta-se!

Já pensou em utilizar jogos para aprender finanças? Pois saiba que isso pode ser uma ótima ideia para aprender de forma lúdica. Veja, abaixo, porque usá-los e quais são os melhores para educação financeira!

Anúncios

Por que apostar em jogos para aprender finanças?

tabuleiro, dados e peças de jogos
Pode ser simples aprender sobre finanças se você utilizar jogos! Fonte: Canva.

Usar jogos para aprender sobre finanças pode ser uma excelente ideia. Afinal, com eles você pode adquirir inúmeros conhecimentos financeiros para aplicar no seu dia a dia, mas de forma lúdica.

Aliás, sendo as finanças tão importantes na nossa rotina, saber sobre elas é essencial para um bom desenvolvimento financeiro, aquisição de propriedades e gestão do bem-estar.

pessoa indo em direção ao embarque no aeroporto

Quanto dinheiro posso levar no avião? Saiba como lidar com as finanças nas viagens

É comum que quem esteja se organizando para viajar questione: "quanto dinheiro posso levar no avião?". Para acabar com essa dúvida, continue lendo e veja a resposta!

Além disso, é evidente que há um déficit de inteligência financeira na sociedade, principalmente porque os órgãos de educação tradicionais tendem a ignorá-las.

Então, saiba, nos itens abaixo, como os jogos podem ajudar e porque você deve utilizá-los em favor dos seus conhecimentos financeiros!

Jogos despertam a atenção

Quantas vezes você já tentou ler sobre finanças ou ver vídeos sobre o assunto e viu sua atenção se esvaindo? Nem sempre é fácil manter o foco.

Por outro lado, isso geralmente não se mostra um problema em jogos. A atenção rapidamente é despertada e em poucos minutos regras e lógicas são aprendidas.

Desse modo, os jogos são ótimos condutores de conhecimento. Eles conseguem ensinar sem esforços e colocam os jogadores em contato com o aprendizado sem sequer percebam.

Aprenda sem perceber

Outro ponto que evidencia a importância de usar jogos para aprender finanças é que com isso você aprende de uma forma natural, sem sequer perceber ou fazer grandes esforços.

Isso torna todo o aprendizado mais interessante. É como se você aprendesse em ações naturais do dia a dia conhecimentos que farão toda a diferença nas finanças.

Inclui a família toda no aprendizado

Existem diversos tipos de jogos para aprender finanças, para todos os gostos e idades. Por isso, você pode incluir a família toda na brincadeira.

Desse modo, todos os participantes, independentemente da faixa etária, podem aprender noções financeiras, termos típicos desse universo e conhecerem sobre transações, investimentos, poupanças e mais!

Modelos diversos

Ainda, saiba que ao usar jogos para aprender finanças você encontra variedade, o que ajuda a não cair na rotina e a manter o foco e a atenção. Por exemplo, você pode se valer de jogos individuais para o celular.

Igualmente, de jogos clássicos de tabuleiros, assim como de outros que não requerem materiais específicos. Assim, não faltam motivos para utilizar jogos e brincadeiras para aumentar seus conhecimentos financeiros, não é mesmo?

Ainda, lembre-se de que ao apostar neles você prepara outras pessoas do seu entorno a lidarem com finanças. Especialmente crianças, que têm a chance de crescerem com mais noção sobre o assunto.

Conheça 4 jogos para aprender finanças

dados e peças de xadrez
É possível aprender sobre finanças com jogos de tabuleiro. Fonte: Canva.

Agora que você já sabe como jogos podem ajudar na educação financeira, continue lendo e veja alguns que são ótimas alternativas para jogar sozinho ou em família!

Meu dinheiro, Meu negócio

Um dos jogos para aprender finanças que estão em alta atualmente é o “Meu dinheiro, Meu negócio”. Digital, ele fica disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.

Nele, os jogadores desenvolvem personagens e devem determinar características pessoais. Por exemplo, detalhes sobre a personalidade do personagem, assim como sobre as aspirações que ele possui para o futuro.

Com isso, o jogador acompanha o personagem em todas as fases da vida, depara-se com alternativas diversas e toma decisões sobre compromissos, obrigações etc.

Monopoly

Um grande clássico dos jogos para aprender finanças, o Monopoly também é uma excelente alternativa. Originalmente um jogo de tabuleiro  – que ainda é vendido e atualizado – ele também fica disponível para uso digital.

Independentemente do formato, a lógica do jogo é sempre a mesma: os jogadores são convidados a participar do mercado imobiliário e negociar da melhor forma possível.

Assim, passam a ter contato com noções de propriedade, gestão de finanças, arrendamento e falência. Ainda, conceitos como hipoteca também entram em jogo.

Além disso, é comum que os jogadores estipulem algumas regras próprias que fomentam a negociação entre eles. Com isso, entram ainda mais no mundo das finanças.

Jogo da Vida

Também um clássico, o Jogo da Vida não poderia ficar de fora da nossa lista de jogos para aprender finanças. Assim como a opção anterior, ele também é um famoso jogo de tabuleiro, embora também tenha em versão online.

O jogo consiste basicamente em passar pelas fases da vida e, consequentemente, pelas decisões financeiras que se apresentam nelas, como acontece com uma pessoa comum.

Por exemplo, durante o jogo o jogador decidirá se o seu personagem irá diretamente ao mercado de trabalho ou se passará pela universidade.

Note que cada uma das alternativas propõe um caminho completamente diferente, com responsabilidades e possibilidades diversas. A escolha entre dois caminhos diversos é imposta durante todo o jogo.

Além disso, esse jogo também requer a gestão financeira, assim como cumprimento de obrigações. Portanto, ele é bastante completo. Ainda, destaca-se por permitir a inclusão de toda a família!

The Sims

Assim como as duas alternativas acima, este também é um jogo clássico. Porém, surgiu no formato digital, no qual se mantém até hoje. Inclusive, conquistou milhões de fãs ao longo de sua existência que já completa 22 anos.

Ainda, está em sua 4ª versão e pode ser jogado pelo computador ou pelo celular. Basicamente, o The Sims imita a vida real. Nele, os jogadores assumem personagens e se responsabilizam por traçar a personalidade e a trajetória deles.

Para a primeira, definem desejos e necessidades. Já para o segundo, fazem escolhas que vão desde os hábitos de saúde até os cuidados financeiros.

Por exemplo, dentro do jogo é possível gerir uma carreira profissional, ter lucros e adquirir propriedades. Ao mesmo tempo, deve-se arcar com as despesas delas. Incrível, não?

E, se você estiver procurando por mais formas de se entreter com as crianças ou sua família, conheça o Disney Plus! Essa é uma plataforma de streaming de filmes, séries e documentários divertidos! Conheça abaixo.

pessoa segurando celular com aplicativo Disney Plus aberto ao lado de notebook

Disney Plus: veja séries, filmes e documentários em um só lugar

Quer ter mais conteúdos para curtir em qualquer lugar? Então veja o que é o serviço de streaming Disney Plus, como funciona, o que oferece e se vale a pena fazer a assinatura mensal ou anual!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Transferência de crédito habitação: o que é e como funciona?

Veja como poupar com as parcelas mensais de quitação da casa com a transferência de crédito habitação e como contratá-lo com segurança.

Continue lendo
content

Seguradora MetLife: conheça e garanta tranquilidade para o seu futuro

Conheça a seguradora MetLife, que garante assistência para acidentes médicos, como fraturas, hospitalização, doenças graves e mais!

Continue lendo
content

Como fazer o cartão Activo Pré-pago Internacional? Tenha facilidade em viagens!

Aprenda como fazer o cartão Activo Pré-pago Internacional e tenha controle e economia nos seus gastos em viagens!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aderir à corretora Banco Invest?

Aprenda hoje mesmo como aderir à Corretora Banco Invest online e comece a fazer seu dinheiro render e garanta muitos lucros!

Continue lendo
content

Cuidados a ter ao constituir uma conta poupança: não cometa estes erros comuns!

Entre os cuidados ao constituir uma conta poupança é importante se atentar para os prazos, juros, mobilidade, reforços e até mesmo renovação!

Continue lendo
content

Como usar a Plataforma Linha Valor: crédito em 48 horas!

Para usar a plataforma Linha Valor precisas acessar o site e preencher todos os teus dados com atenção e aguardar o contato da instituição!

Continue lendo