Crédito
O que são depósitos a prazo simples e estruturados?
Depósitos a prazo simples e estruturados são opções disponíveis no mercado para quem quer proteger suas finanças contra a inflação. Eles têm condições variáveis, como taxas e rendimentos. Saiba mais!
Anúncios
Conheça os depósitos a prazo simples e estruturados
Os depósitos a prazo simples e estruturados são opções financeiras de investimento para os consumidores portugueses. O principal objetivo deles é impedir que a inflação consuma o dinheiro.
Segurança Social Direta: o que é? Veja aqui!
Você sabe o que é Segurança Social Direta? Pois saiba que ela representa um importante canal para os cidadãos portugueses. Continue lendo e conheça mais sobre como funciona e como ela pode te ajudar!
Sendo assim, é possível proteger o montante e evitar perdas ao longo do ano. Ou seja, ao final de um período de tempo, se o dinheiro estiver investido em um depósito do tipo, ele ainda comprará os mesmos itens (e não menos).
Mas, se você está um pouco confuso sobre como isso funciona, não se preocupe. Acompanhe a seguir o que é cada operação dessa e quais são suas diferenças. Depois, você saberá ainda qual escolher entre as opções!
Depósitos a prazo: use-os para proteger o seu dinheiro da inflação!
Considere, por exemplo, que você possui 200 Euros que seriam destinados a um fim específico. Contudo, você resolve postergar a compra. Nada garante que no próximo ano, contudo, seu valor valha tanto quanto vale agora.
O mais comum, aliás, é que não apenas o valor do bem esteja maior, mas também que seu dinheiro não tenha mais tanta força: é assim que atua a inflação, certo? É ela que regula o poder de compra do dinheiro.
E é exatamente aqui que o depósito a prazo entra em cena. Com ele, você aplica um valor por um período fixo. Ao final, você recebe o valor e, também, uma remuneração sobre ele, como se essa quantia compensasse a inflação.
Contudo, um ponto importante de se ressaltar é que o dinheiro não pode ser movimentado durante o período pré-determinado, tudo bem? E é exatamente por isso que a instituição o remunera.
Cartão Bankinter Power ou Bankinter Premier: qual o melhor?
Quer escolher um cartão e está em dúvidas entre o Bankinter Power ou Bankinter Premier? Pois conheça suas vantagens, como cobertura internacional e seguros, e decida qual o melhor para você!
Nesse caso há ao menos a garantia de que o valor será mantido. Ou seja, não será afetado pela inflação. Além disso, é possível que você receba um adicional, o que pode te ajudar com as finanças, inclusive.
Aliás, o sistema que protege os depósitos em Portugal corresponde ao Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), regulado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF).
Esse sistema, então, garante que, mesmo que o banco em que você fez os depósitos a prazo venha a ficar insolvente, você não perderá o valor que veio a depositar.
Mas, saiba que a garantia se refere apenas à possibilidade de recuperar o seu dinheiro sem que ele perca poder de compra para a inflação, tudo bem? Não há garantia de receber remuneração em caso de insolvência bancária.
Você será redirecionado a outro site
Depósitos a prazo simples: taxas de juros fixas ou variáveis
Nos depósitos simples, a remuneração segue uma taxa de juros fixa ou variável. Desse modo, no vencimento do depósito, você receberá o que depositou mais um valor referente aos juros.
Além disso, essa é uma operação que não tem risco financeiro de perdas. Aqui, desde logo você sabe quando e quanto receberá. Portanto, pode ser uma boa escolha para investidores conservadores que não querem assumir riscos.
Por outro lado, justamente por ser uma operação de risco limitado, esse tipo de depósito a prazo também conta com juros menores do que a outra modalidade. Então, você precisará pensar bem e escolher!
Cuidados ao contratar os depósitos a prazo simples
Um dos principais cuidados com qualquer operação financeira como investimento ou contratação de crédito é a análise da Ficha de Informação Normalizada (FIN).
E a FIN continua sendo importante mesmo quando estamos falando de depósitos a prazo simples. Isso acontece porque ela estabelece todos os detalhes da operação.
Portanto, é por meio deste documento que você pode se informar sobre o rendimento que receberá. Também, sobre a data de recebimento, montantes mínimos e máximos e movimentação de fundos.
Outro detalhe importante e que você deve saber antes de buscar um dos tipos de depósitos a prazo é que terá de pagar IRS de 28% sobre os juros aplicáveis a eles.
Portanto, mesmo que você tenha informações de rendimentos do depósito no início da operação, use a Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) e não a Taxa Anual Nominal (TAN). Afinal, a primeira já considera os descontos necessários.
Depósitos a prazo estruturados: valores variáveis e mais riscos
Nesse caso, a remuneração do valor depositado depende de mais fatores. Por exemplo, essas operações podem estar associadas à evolução de outros instrumentos financeiros.
Desse modo, nesse caso a remuneração da aplicação é calculada tão somente no final do prazo da operação. É por isso que o consumidor não tem certeza de qual será o valor que ele receberá.
O montante pode incluir o valor original e sem perdas inflacionárias, assim como uma remuneração. Contudo, não há garantia de que a remuneração realmente será aplicada e possível.
Portanto, trata-se de uma operação que apresenta riscos ao consumidor. Por outro lado, justamente por isso, ela pode gerar um rendimento maior do que nos depósitos a prazo simples.
O que escolher: depósitos a prazo simples ou estruturados?
Isso depende do perfil de cada consumidor. Por exemplo, você é um investidor que aceita mais ou menos risco? No caso de ser mais liberal, os depósitos estruturados podem ser boas opções.
Já para os mais conservadores, por outro lado, os depósitos simples se mostram melhores. Mas não é só isso. Você também deve analisar as condições específicas que são oferecidas por cada instituição bancária.
Ainda, as condições gerais do mercado. Outro ponto que merece a sua reflexão se refere ao tempo em que o dinheiro ficará fora do seu alcance. Afinal, esse tipo de depósito a prazo depende disso.
Assim, você deve ter outras reservas às quais você tenha acesso em eventuais emergências financeiras antes de optar pelos depósitos a prazo simples e estruturados, combinado?
Outras opções para investir o seu dinheiro
O principal objetivo dos depósitos a prazo, sejam simples ou estruturados, é impedir que o seu dinheiro se perca em razão da inflação. Além disso, eles também podem trazer remunerações.
Mesmo assim, existem várias opções de investimento no mercado que permitem esse rendimento e o crescimento do montante. Então, por que não aprender mais sobre isso? Acesse o link abaixo e comece!
7 dicas de como investir suas poupanças
Você tem guardado dinheiro a algum tempo, mas gostaria que ele rendesse mais? Então veja aqui dicas de como e onde investir suas poupanças para realizar os seus sonhos mais rapidamente!
Em Alta
Como aderir à corretora AvaTrade?
Uma das melhores corretoras de investimentos no mercado português está aqui. Veja agora mesmo como é simples aderir à Corretora AvaTrade.
Continue lendoComo pedir o cartão pré-pago Stream?
Veja como pedir o seu cartão Stream e aproveite todas as suas vantagens, como bandeira Visa e descontos exclusivos. Confira!
Continue lendoRecibo Verde: o que é?
O que é Recibo Verde? Esse termo pode se referir tanto ao trabalhador autônomo quanto ao recibo emitido por ele para prestação de serviços.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o simulador CréditoConsolidado.pt: poupe mais!
Conheça o simulador CréditoConsolidado.pt e descubras as melhores opções de crédito consolidado para ti. Poupe agora!
Continue lendoQuanto dinheiro posso levar no avião? Saiba como lidar com as finanças nas viagens internacionais
"Quanto dinheiro posso levar no avião?". Você já deve ter se feito essa pergunta caso esteja querendo viajar, então saiba tudo sobre aqui!
Continue lendoMB Net no app MB Way: o que é e como usar?
Você sabe o que é MB Net e como usar o app MB Way? Pois conheça tudo sobre eles e veja como podem facilitar sua vida financeira!
Continue lendo