Crédito

O que são depósitos a prazo simples e estruturados?

Depósitos a prazo simples e estruturados são opções disponíveis no mercado para quem quer proteger suas finanças contra a inflação. Eles têm condições variáveis, como taxas e rendimentos. Saiba mais!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 07/01/2023

Conheça os depósitos a prazo simples e estruturados

imagem com um papel com diversas taxas e uma calculadora que a pessoa pode calcular a diferença entre o depósito a prazo simples e estruturado
Esse tipo de operação ajuda você a manter o valor do dinheiro. Fonte: Pexels.

Os depósitos a prazo simples e estruturados são opções financeiras de investimento para os consumidores portugueses. O principal objetivo deles é impedir que a inflação consuma o dinheiro.

Uma calculadora e um documento assinado, com uma caneta sobre ele.

Segurança Social Direta: o que é? Veja aqui!

Você sabe o que é Segurança Social Direta? Pois saiba que ela representa um importante canal para os cidadãos portugueses. Continue lendo e conheça mais sobre como funciona e como ela pode te ajudar!

Sendo assim, é possível proteger o montante e evitar perdas ao longo do ano. Ou seja, ao final de um período de tempo, se o dinheiro estiver investido em um depósito do tipo, ele ainda comprará os mesmos itens (e não menos).

Mas, se você está um pouco confuso sobre como isso funciona, não se preocupe. Acompanhe a seguir o que é cada operação dessa e quais são suas diferenças. Depois, você saberá ainda qual escolher entre as opções!

Depósitos a prazo: use-os para proteger o seu dinheiro da inflação!

Considere, por exemplo, que você possui 200 Euros que seriam destinados a um fim específico. Contudo, você resolve postergar a compra. Nada garante que no próximo ano, contudo, seu valor valha tanto quanto vale agora.

O mais comum, aliás, é que não apenas o valor do bem esteja maior, mas também que seu dinheiro não tenha mais tanta força: é assim que atua a inflação, certo? É ela que regula o poder de compra do dinheiro.

E é exatamente aqui que o depósito a prazo entra em cena. Com ele, você aplica um valor por um período fixo. Ao final, você recebe o valor e, também, uma remuneração sobre ele, como se essa quantia compensasse a inflação.

Contudo, um ponto importante de se ressaltar é que o dinheiro não pode ser movimentado durante o período pré-determinado, tudo bem? E é exatamente por isso que a instituição o remunera.

Bankinter logotipo fundo laranja

Cartão Bankinter Power ou Bankinter Premier: qual o melhor?

Quer escolher um cartão e está em dúvidas entre o Bankinter Power ou Bankinter Premier? Pois conheça suas vantagens, como cobertura internacional e seguros, e decida qual o melhor para você!

Nesse caso há ao menos a garantia de que o valor será mantido. Ou seja, não será afetado pela inflação. Além disso, é possível que você receba um adicional, o que pode te ajudar com as finanças, inclusive.

Aliás, o sistema que protege os depósitos em Portugal corresponde ao Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), regulado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF). 

Esse sistema, então, garante que, mesmo que o banco em que você fez os depósitos a prazo venha a ficar insolvente, você não perderá o valor que veio a depositar.

Mas, saiba que a garantia se refere apenas à possibilidade de recuperar o seu dinheiro sem que ele perca poder de compra para a inflação, tudo bem? Não há garantia de receber remuneração em caso de insolvência bancária.

Depósitos a prazo simples: taxas de juros fixas ou variáveis

Nos depósitos simples, a remuneração segue uma taxa de juros fixa ou variável. Desse modo, no vencimento do depósito, você receberá o que depositou mais um valor referente aos juros.

Além disso, essa é uma operação que não tem risco financeiro de perdas. Aqui, desde logo você sabe quando e quanto receberá. Portanto, pode ser uma boa escolha para investidores conservadores que não querem assumir riscos.

Por outro lado, justamente por ser uma operação de risco limitado, esse tipo de depósito a prazo também conta com juros menores do que a outra modalidade. Então, você precisará pensar bem e escolher!

Crédito pessoal rápido pré-aprovado

A partir de 100€. Solicite em menos de 2 minutos.

Você será redirecionado a outro site

Cuidados ao contratar os depósitos a prazo simples

Um dos principais cuidados com qualquer operação financeira como investimento ou contratação de crédito é a análise da Ficha de Informação Normalizada (FIN).

E a FIN continua sendo importante mesmo quando estamos falando de depósitos a prazo simples. Isso acontece porque ela estabelece todos os detalhes da operação.

Portanto, é por meio deste documento que você pode se informar sobre o rendimento que receberá. Também, sobre a data de recebimento, montantes mínimos e máximos e movimentação de fundos.

Outro detalhe importante e que você deve saber antes de buscar um dos tipos de depósitos a prazo é que terá de pagar IRS de 28% sobre os juros aplicáveis a eles. 

Portanto, mesmo que você tenha informações de rendimentos do depósito no início da operação, use a Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) e não a Taxa Anual Nominal (TAN). Afinal, a primeira já considera os descontos necessários.

Depósitos a prazo estruturados: valores variáveis e mais riscos

Nesse caso, a remuneração do valor depositado depende de mais fatores. Por exemplo, essas operações podem estar associadas à evolução de outros instrumentos financeiros.

Desse modo, nesse caso a remuneração da aplicação é calculada tão somente no final do prazo da operação. É por isso que o consumidor não tem certeza de qual será o valor que ele receberá.

O montante pode incluir o valor original e sem perdas inflacionárias, assim como uma remuneração. Contudo, não há garantia de que a remuneração realmente será aplicada e possível.

Portanto, trata-se de uma operação que apresenta riscos ao consumidor. Por outro lado, justamente por isso, ela pode gerar um rendimento maior do que nos depósitos a prazo simples.

O que escolher: depósitos a prazo simples ou estruturados?

euros enrolados em elástico
Saiba qual escolher para proteger melhor o seu dinheiro. Fonte: Pexels.

Isso depende do perfil de cada consumidor. Por exemplo, você é um investidor que aceita mais ou menos risco? No caso de ser mais liberal, os depósitos estruturados podem ser boas opções.

Já para os mais conservadores, por outro lado, os depósitos simples se mostram melhores. Mas não é só isso. Você também deve analisar as condições específicas que são oferecidas por cada instituição bancária.

Ainda, as condições gerais do mercado. Outro ponto que merece a sua reflexão se refere ao tempo em que o dinheiro ficará fora do seu alcance. Afinal, esse tipo de depósito a prazo depende disso.

Assim, você deve ter outras reservas às quais você tenha acesso em eventuais emergências financeiras antes de optar pelos depósitos a prazo simples e estruturados, combinado?

Outras opções para investir o seu dinheiro

O principal objetivo dos depósitos a prazo, sejam simples ou estruturados, é impedir que o seu dinheiro se perca em razão da inflação. Além disso, eles também podem trazer remunerações.

Mesmo assim, existem várias opções de investimento no mercado que permitem esse rendimento e o crescimento do montante. Então, por que não aprender mais sobre isso? Acesse o link abaixo e comece!

pessoa colocando moedas em um porquinho rosa

7 dicas de como investir suas poupanças

Você tem guardado dinheiro a algum tempo, mas gostaria que ele rendesse mais? Então veja aqui dicas de como e onde investir suas poupanças para realizar os seus sonhos mais rapidamente!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por

Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Millenium BCP Go Changer: a novidade do banco BCP!

O cartão Millenium BCP Go Changer é uma novidade do BCP. Focado em jovens e em sustentabilidade, pode ser uma boa opção para você.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito BCP Prestige?

Saiba como solicitar o cartão BCP Prestige e assim ter acesso às vantagens especiais do cartão. É um processo simples e rápido, veja!

Continue lendo
content

Conheça a conta Santander com Mundo 123 e seus benefícios!

A conta Santander com Mundo 123 oferece excelentes vantagens, como descontos, taxa de juros reduzida e muito mais. Conheça agora!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão TAP Business ou TAP Gold: qual o melhor?

Veja a comparação do cartão TAP Business e TAP Gold e conheça suas vantagens incríveis, como programa de milhas, bandeira Visa e mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito consolidado Cofidis?

Quer fazer sobrar dinheiro ao final do mês? Então conheça o crédito Cofidis e veja o passo a passo de como contratá-lo.

Continue lendo
content

Como aderir à Naga e abrir uma conta?

Saiba aqui como aderir à Naga para investir em mais de 950 ativos, como cripto, commodities e mais! A abertura da conta é grátis.

Continue lendo