Dicas

7 dicas de como investir suas poupanças

Você tem guardado dinheiro a algum tempo, mas gostaria que ele rendesse mais? Então veja aqui dicas de como e onde investir suas poupanças para realizar os seus sonhos mais rapidamente!

Anúncios

Saiba dicas incríveis de como investir suas poupanças

pessoa colocando moedas em um porquinho rosa
Conheça algumas dicas de como investir suas poupanças. Fonte: Canva.

Com nossas dicas de como investir suas poupanças você poderá conquistar bons investimentos e ver seu dinheiro se multiplicar! Afinal, sabemos que o mundo financeiro é complexo.

Além disso, também entendemos que não é possível simplesmente deixar seu dinheiro parado. Por isso, hoje viemos ajudar! Assim, você conseguirá guardar dinheiro para o futuro e projetos diversos.

Uma calculadora e um documento assinado, com uma caneta sobre ele.

Segurança Social Direta: o que é? Veja aqui!

Você sabe o que é Segurança Social Direta? Pois saiba que ela representa um importante canal para os cidadãos portugueses. Continue lendo e conheça mais sobre como funciona e como ela pode te ajudar!

Aliás, fazer investimentos é uma forma de não permitir que a inflação coma seu dinheiro. Sendo assim, continue lendo e entenda algumas dicas que ajudarão você a investir suas poupanças e fazer seu montante trabalhar para você.

1. Planeje

Planejamento é indispensável ao fazer investimentos. Afinal, você precisa saber o que espera ao investir, quanto tempo planeja aguardar e quais são as suas condições financeiras.

Assim, é importante que você levante algumas perguntas:

  • Quanto dinheiro você quer investir?
  • Quanto você pretende ganhar com o investimento?
  • Quanto tempo pretende manter o investimento?
  • Você tem condições de acompanhar seus investimentos e dedicar-se a eles?

Essas perguntas lhe trarão alguns direcionamentos que serão importantes para traçar o seu perfil de investidor e para as escolhas de que tipos de investimentos fazer.

2. Estude sobre investimentos

Antes de começar a investir suas poupanças, é importante que você estude sobre investimentos. Com isso você pode entender melhor como cada uma das modalidades disponíveis funciona.

Isto é, os riscos que oferece, o público-alvo e os benefícios prometidos. Além disso, ao estudar sobre investimentos você passa a entender melhor o mercado financeiro e suas mudanças.

Para isso, acompanhe o mercado financeiro, busque revistas e artigos que falem sobre o assunto e acompanhe especialistas em redes sociais, como em vídeos curtos ou lives, por exemplo.

Contudo, cuidado com falsos especialistas que prometem mundos e fundos sem terem qualquer qualificação no mercado financeiro, tudo bem? Aplique o que aprender à sua realidade!

3. Tenha uma reserva de emergências

Outra das dicas para investir suas poupanças com qualidade e segurança é não investir tudo o que você tem sobrando!

Afinal, é indispensável que você tenha à disposição uma reserva para emergências. Afinal, muitos dos investimentos não permitem resgate a qualquer momento ou impõem multas para isso.

Portanto, caso você passe por uma emergência sem ter uma reserva à disposição, provavelmente terá perdas financeiras ou passará por apuros.

Desse modo, é importante que você guarde uma parte das economias para fins de reserva. O restante, então, encaminhe para os investimentos.

Quanto a isso, não se preocupe! Existem diversos tipos de investimentos, sendo que alguns não pedem mais do que algumas dezenas de Euros para que você participe.

4. Diversifique seus investimentos

homem de gravata segurando um pote de vidro com várias moedas dentro
Diversifique seus investimentos para o seu dinheiro render mais. Fonte: Canva.

Se você tem um valor considerável para investir, não aposte todas as suas fichas em um só lugar. Ou seja: diversifique seus investimentos e escolha modalidades diferentes para eles.

Isso diminui os riscos de perda de dinheiro, assim como permite que você atue em várias frentes de uma vez só. Com isso, caso um investimento não dê certo, o outro pode compensá-lo.

5. Contrate seguros para os seus investimentos

Muitas instituições financeiras oferecem seguros para investimentos. Ou seja, eles prometem a cobertura de valores em caso de perdas.

Entretanto, note que isso pode ser uma grande segurança na hora de investir. Portanto, procure conhecer quais são os bancos e seguradoras que possuem essas opções.

Ao fazê-lo, dê atenção ao prêmio (valor que você pagará para aderir ao seguro), as condições de cobertura, a carência e outras informações relevantes.

Com isso, você pode fazer a melhor escolha e investir com menos preocupações, protegendo as suas finanças.

6. Busque auxílio de especialistas para fazer seus investimentos

Uma ótima dica para investir suas poupanças é buscar auxílio de especialistas. Hoje existem vários bancos, instituições financeiras e administradores que prestam consultoria.

Assim, eles ajudam você a analisar o seu perfil de investidor, os valores que você possui à disposição e as melhores opções a curto, médio e longo prazo.

Muitos gerenciam os seus investimentos ou lhe dão acesso a ferramentas nas quais você pode acompanhá-los e direcioná-los, bem como tirar dúvidas.

7. Conheça diferentes tipos de investimentos

Por fim, para investir as suas poupanças é importante que você conheça as principais opções disponíveis no mercado. Conheça algumas delas abaixo.

Fundos de Investimento

Esses são investimentos conjuntos e gerenciados por um gestor. Nesse caso, vários investidores reúnem suas poupanças. Para isso, compram cotas de investimento em fundos que podem ser abertos, fechados ou mistos.

Os valores reunidos, então, são utilizados em vários tipos de investimentos. Com isso, há diversificação deles, o que aumenta as chances de lucros para todos.

Além disso, há gestão de um especialista experiente em finanças, que gerencia os valores sem que você precise se preocupar.

Depois, os lucros dos investimentos são divididos entre os investidores, de acordo com o número de cotas de cada um.

Depósitos a prazo

Essa é outra forma de investir suas poupanças de forma segura e com baixos riscos. Nesse caso, você faz depósitos programados em um fundo.

É uma ótima opção para guardar dinheiro para um projeto futuro. Contudo, não tem uma grande lucratividade, especialmente pelo baixo risco (o que também pode ser uma vantagem).

O cuidado, aqui, refere-se à possibilidade da inflação ser superior aos juros pagos pela instituição financeira em favor dos seus depósitos a prazo. Nesse caso, seu dinheiro pode diminuir, e não aumentar.

Planos de Poupança Reforma (PPR)

Os PPR são opções para investir suas poupanças em médio ou longo prazo. Eles permitem poupar de maneira gradual.

Essa modalidade requer subscrição e reforços periódicos que garantem que ao alcançar a reforma a pensão de velhice terá uma adição financeira.

Ações

As ações também são alternativas de investimento das suas poupanças. Porém, elas possuem mais riscos do que as opções anteriores, então, se você for iniciante, é preciso cuidado.

Aqui você compra ações que correspondem a parcelas de capital social de uma empresa de sociedade anônima. Por fim, com a valorização da empresa ou das ações, você ganha, enquanto a desvalorização leva à perda de dinheiro.

Além disso, se você quiser saber um pouco mais sobre investimentos, leia o texto abaixo! Nele, discutimos se ainda vale a pena investir em criptomoedas, como bitcoin e outras. Acesse!

criptomoedas em fundo preto e escuro

Vale a pena investir em criptomoeda? Não decida antes de ler!

Vale a pena investir em criptomoedas? Elas são o assunto do momento e já atraíram muitos investidores. Mas será que realmente são tudo isso? Saiba hoje mesmo!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como fazer avaliação na Venda o seu Carro e ganhar dinheiro?

Veja como é possível fazer, gratuitamente, avaliação na Venda o seu Carro para vender seu veículo usado a um preço justo!

Continue lendo
content

Conheça a Conta AB Premium: acesse mais produtos e serviços por mensalidade reduzida

Já pensou em ter acesso a uma série de serviços e produtos bancários, descontos e cashback por 7,99€? Conheça a Conta AB Premium!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito pessoal Credibom?

Aprenda hoje mesmo como solicitar o crédito Credibom sem sair de casa e receba resposta à solicitação em até 24 horas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aplicar em uma vaga de emprego no Atacadão Continente?

Quer saber como aplicar a uma vaga do Atacadão Continente? Saiba que o envio do currículo é muito simples e pode ser feito online!

Continue lendo
content

Como comprar criptomoeda Cardano?

Saiba o passo a passo para comprar a criptomoeda Cardano, considerada uma das principais moedas digitais do mundo! O procedimento é simples.

Continue lendo
content

Como fazer avaliação na Vender o Meu Carro e ganhar dinheiro?

Aprenda hoje como fazer a avaliação na Vender o Meu Carro em poucos passos. Assim, garanta um valor justo e venda seu automóvel na hora!

Continue lendo