Educação Financeira

Como obter o seu NISS facilmente? Passo a passo para fazer

Confira, hoje, como obter o NISS para trabalhar em Portugal e garantir a cobertura dos benefícios da Segurança Social. Conheça os documentos necessários e saiba como fazer a solicitação online!

Anúncios

Descubra como tirar seu NISS de maneira simples com nosso guia

Segurança social logotipo
Saiba como pedir seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS). Fonte: ePortugal.

Tirar o NISS é muito importante para quem reside ou quer residir em Portugal. Afinal, é ele que dá o visto de trabalho e que faz a inscrição do trabalhador na Segurança Social portuguesa.

Desse modo, todos que pretendem prestar serviços em terras portuguesas devem obter essa inscrição. O processo de solicitação desse documento é simples e, abaixo, te direcionamos para a página oficial se você quiser continuar.

card

Número de Identificação da Segurança Social

NISS

Portugal Direitos sociais

Garanta seu acesso a benefícios como aposentadoria, licença-maternidade e paternidade.

Você será redirecionado a outro site

Mas, se você ainda não tem certeza sobre como obter o NISS, não se preocupe! Abaixo, você entenderá quem pode encaminhar o pedido do cadastro e quais são os documentos necessários para isso.

Então, continue lendo a seguir para ler um passo a passo completo e opções de como fazer a inscrição para conseguir o Número de Identificação da Segurança Social. Acompanhe!

Como obter seu NISS: passo a passo

Mulher de óculos em sala usando notebook, encostada no sofá
Aprenda como tirar o NISS facilmente e quais são os documentos necessários. Fonte: Unsplash.

O NISS é a inscrição do trabalhador na Segurança Social Portuguesa. Por isso mesmo ele é obrigatório quando alguém vai ser contratado por uma empresa.

Igualmente, para quem trabalha de forma autônoma e presta serviços sem vínculo de emprego. Portanto, confira abaixo as opções de como fazer essa inscrição sem demora!

Documentos necessários

Antes de tudo é necessário reunir os documentos indispensáveis no processo de como obter o NISS. Confira quais são eles:

  • Passaporte válido que contenha o carimbo de entrada legal na Europa (Espaço Schengen) (Documento original e uma cópia);
  • Documento do Número de contribuinte de Portugal (Documento original e uma cópia);
  • Título de Residência (Documento original e uma cópia);
  • Contrato de trabalho assinado pela empresa. Ou, então, documento que indique a abertura de atividade como trabalhador independente;
  • Formulário Mod RV 1006 – DGSS.

Nesse caso, note que para obter o NISS existem duas possibilidades. A primeira se refere a quem possui uma proposta de emprego, um contrato para ser assinado.

Aqui, então, é o empregador quem encaminha o pedido de inscrição na Segurança Social. Por outro lado, caso se trate de trabalhador independente que preste serviços autônomos e por conta própria, quem faz a inscrição é ele mesmo.

NISS na hora

O NISS na hora é uma proposta que permite a concessão imediata da inscrição na Segurança Social. São mais de 100 balcões espalhados por Portugal onde o atendimento é imediato, assim como a obtenção do NISS.

Contudo, em razão da pandemia parte desses serviços sofreu alteração. Com isso, passou-se a permitir que os cidadãos obtivessem o NISS online. Nesse caso funciona assim:

  • Trabalhadores independentes: devem enviar o pedido para obter o NISS por e-mail junto aos documentos digitalizados. O endereço é [email protected];
  • Para registro de empregados de empresas: a empresa encaminha o pedido online por meio do portal da Segurança Social Direta. O pedido, mais uma vez, deve acompanhar os documentos autenticados e digitalizados.

É obrigatório obter o NISS em Portugal?

Sim. Em outras palavras, qualquer pessoa que resida em Portugal e queira prestar serviços de forma independente ou obter emprego precisa dessa inscrição.

Vale lembrar que ao fazê-la o cidadão pode contar o tempo de contribuição, caso volte ao Brasil, como recolhimento ao INSS. O contrário também é verdadeiro (usar tempo de contribuição no Brasil para Portugal).

Ademais, alguns bancos portugueses também têm soluções para não-residentes que ainda não possuem NISS, mas querem abrir uma conta no país. Nossa sugestão é a opção prática oferecida pela conta digital Wise.

Então, que tal conferir essa dica caso ainda não possua o NISS mas precise de uma conta em Portugal? Veja abaixo como solicitar o cartão de débito Wise para começar a usá-lo!

Aplicativo e cartão de débito Wise

Como solicitar o cartão Wise?

Aprenda o rápido passo a passo de como solicitar online o cartão de débito Wise!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o crédito consolidado eLoan?

Precisa de dinheiro extra? Aprenda como contratar o crédito eLoan de forma simples e rápida, sem sair de casa, e economize!

Continue lendo
content

Como solicitar e ativar o cartão Bankinter Power?

Pedir e ativar o cartão Bankinter Power é muito simples. Aprenda em poucos passos como fazer um cartão internacional e sem anuidade!

Continue lendo
content

Conheça o crédito consolidado Cofidis: até 84 meses para pagar!

O crédito consolidado Cofidis é uma solução para quem precisa organizar dívidas. Veja todas as vantagens que ele oferece!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Wizink Flex

O cartão de crédito Wizink Flex tem inúmeras vantagens, como adesão online e programa de vantagens exclusivo. Veja mais sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de débito BPI Electron

Com bandeira Visa internacional, contactess e compatibilidade com caixas eletrônicos, o cartão de débito BPI Electron é completo. Conheça!

Continue lendo
content

Conheça a conta digital da N26 e seus benefícios!

A conta N26 possui vantagens como transferências grátis, atendimento via chat no app, além de não ter taxas de manutenção. Conheça mais!

Continue lendo