Dicas

Visto de Residência para Estudo, Intercâmbio, Estágio ou Voluntariado: o que é?

Um visto serve para quem quer permanecer em Portugal por mais de um ano. Veja quais os tipos de visto e as diferenças entre eles.

Anúncios

Conheça o Visto de Residência: estudantes, intercambistas, estagiários ou voluntários

Menino feliz segurando passaporte portguês
Afinal, como funciona o visto para residência? Fonte: AdobeStock.

Um visto é muito importante para ter residência em um país, seja para estudo, intercâmbio, estágio ou voluntariado. Então, está precisando entender melhor como funciona esse tipo de serviço?

Bom, o Visto é um tipo de autorização emitida por um governo para que você possa entrar ou ficar por um tempo no país.

Menina segurando livros e uma pequena bandeira de Portugal

Como solicitar o Visto de Residência para Estudo, Intercâmbio, Estágio ou Voluntariado?

Um Visto de Residência é fundamental para quem quer permanecer em Portugal de forma legal. Descubra como solicitar seu.

Existem vários tipos de visto. Aqui vamos falar sobre um tipo em específico para estudantes, intercambistas, estagiários ou voluntários.

Aliás, estamos falando sobre vistos de residência, não estada temporária. Mas, fique calmo, se você não sabe a diferença, explicamos com detalhes abaixo.

Como funciona o Visto de Residência para estudo, intercâmbio, estágio ou voluntariado?

Óculos e formulário de visto sobre mesa com bandeira de Portugal
Entenda tudo sobre o visto! Fonte: AdobeStock.

Sem mais delongas, vamos entender como funciona e o que é o Visto de Residência para estudo e outros motivos.

Mas quem pode pedir esse tipo de visto? Qualquer cidadão estrangeiro que não seja membro da União Europeia e que queira estudar, fazer estágio, voluntariado ou intercâmbio.

O Visto é uma das únicas formas que você tem de entrar em Portugal sem ser cidadão. Para isso, o governo português deve emitir sua autorização.

Qual a diferença entre Visto de Estada Temporária e de Residência?

Primeiramente, o Visto de Estada Temporária te permite permanecer no território português por até um ano.

Por outro lado, o Visto de Residência tem duração de apenas quatro meses. Contudo, você pode fazer a solicitação uma segunda vez, totalizando 8 meses.

Lembrando que aqui estamos falando do Visto de Residência para estudo, intercâmbio, voluntariado ou estágio. A maior diferença é que você deve fazer a solicitação da Autorização de Residência para permanecer no país.

Qual a diferença entre Visto de Residência e Autorização de Residência?

Desse modo, diferente do Visto de Residência, a Autorização alonga o tempo de duração da sua residência no país. Essa autorização vale de dois a cinco anos, dependendo do seu caso.

Assim, quer ficar em portugal por mais um ano? Então, você precisa obter um Visto de Residência para estudo, intercâmbio, estágio ou voluntariado e depois sua Autorização de Residência.

Além disso, é importante destacar que você deve solicitar o Visto de Residência no seu país de origem. Já a Autorização deve ser feita em Portugal!

Como solicitar o Visto de residência para estudo, intercâmbio, estágio ou voluntariado?

Se interessou pelas informações e quer adquirir seu visto para permanecer em Portugal? Estudantes, intercambistas, estagiários ou voluntários, você deve fazer sua solicitação pessoalmente.

Assim, você deve se dirigir até um posto consular português. Por outro lado, talvez você não encontre um consulado português. Então, procure uma embaixada ou outro consulado que tenha a jurisdição portuguesa!

Quer saber mais informações sobre como realizar sua solicitação e vir o quanto antes para Portugal?

Então, leia o passo a passo exclusivo que preparamos para você. Assim, faça o pedido do seu visto o quanto antes. Clique no link abaixo e descubra todas as informações!

Menina segurando livros e uma pequena bandeira de Portugal

Como solicitar o Visto de Residência para Estudo, Intercâmbio, Estágio ou Voluntariado?

Um Visto de Residência é fundamental para quem quer permanecer em Portugal de forma legal. Descubra como solicitar seu.

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como usar os serviços do Simulador Comparajá?

O simulador Comparajá ajuda você a encontrar as melhores ofertas disponíveis em finanças, telecomunicações e energia. Veja como usá-lo!

Continue lendo
content

Programa Apoiar Gás 2022: o que é?

Se sua dúvida é sobre o que é o Programa Apoiar Gás 2022, saiba que este projeto custeia parte do gasto de empresas com a conta do gás.

Continue lendo
content

Abono de Família para crianças e jovens 2022: entenda o benefício!

Saiba o que é e como funciona o Abono de Família 2022, um auxílio do governo português para crianças e adolescentes de até 16 anos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba tudo sobre e-Faturas

As e-Faturas combatem a sonegação de impostos, então saiba tudo sobre elas aqui: vantagens, como se cadastrar para vê-las e mais.

Continue lendo
content

Como conseguir um passaporte europeu: guia prático!

Quer saber como conseguir o passaporte europeu? Antes de mais nada, é necessário ter ascendência europeia para ter a dupla cidadania!

Continue lendo
content

Soluções Crédito Habitação: como aderir e poupar até 20%!

É possível aderir a Soluções de Crédito Habitação para encontrar a melhor oferta para sua nova casa! Aproveite o menor spread do mercado!

Continue lendo