Finanças

Como obter bonificação no spread do crédito? Entenda o que é e como funciona

A bonificação no spread de crédito pode ajudar você a economizar uma grande quantidade por mês nas parcelas do seu empréstimo! Confira, abaixo, como ela funciona e o que fazer para obtê-la!

Anúncios

O que é spread de crédito?

imagem com um homem em frente a um computador pesquisando sobre como obter a bonificação no spread do crédito
Entenda o que é o spread do crédito. Fonte: Pexels.

O spread é uma das taxas que compõem as taxas de juros de um crédito. No entanto, existem algumas regras para obter bonificação no spread do crédito. Por isso, quando elas baixam a parcela mensal também tem seu valor limitado.

O spread muitas vezes é tido como o lucro que a instituição pode obter ao fornecer um empréstimo. Assim, ele representaria a diferença que ela ganharia ao aplicar esse valor em investimentos e com a concessão do empréstimo.

Homem segurando carteira, em frente a um notebook. Simbolizando como fazer crédito de alto valor

Consiga um crédito de alto valor: veja como fazer uma solicitação

Precisando de dicas de como fazer um crédito de alto valor? Então saiba que você está no lugar certo! Confira como conquistar o dinheiro do qual você precisa para seus sonhos, seja uma casa, veículo novo ou viagem!

Mas, não é só isso. O spread de crédito se refere ao risco que um banco assume ao conceder o crédito. Portanto, quando uma pessoa não tem boa pontuação de crédito no score, a tendência é que o spread de crédito seja maior.

Isso também acontece quando o próprio banco se encontra em dificuldades financeiras, assim como em épocas de crise econômica.

Como funciona o spread do crédito?

Não há um padrão, de forma que cada banco determina o seu por critérios próprios. Além disso, também varia de acordo com cada cliente.

Afinal, consumidores diferentes apresentam riscos de inadimplemento diferentes. Por isso, a forma como funciona e a determinação de suas taxas variam.

O que é bonificação no spread do crédito?

A bonificação no spread de crédito se refere à possibilidade de baixar essas taxas. Ou seja, reduzir um dos fatores que compõem os juros das parcelas.

Com isso, objetivamente o valor da própria parcela diminui, pois uma de suas duas bases (spread e indexante) diminuirá.

Desse modo, a bonificação se refere ao alcance de alguma condição que reduza o risco que o banco assume.

Com isso, ele bonifica o cidadão com a diminuição das taxas, o que reflete na redução das parcelas mensais e se revela como economia!

Como funciona a bonificação no spread do crédito?

A bonificação pode ser alcançada de diferentes formas. Contudo, cuidado! Uma vez que o spread faz parte do lucro do banco, nem sempre será fácil diminuí-lo.

Geralmente se trata de uma relação de troca. Por exemplo, o banco reduz a taxa desde que o consumidor contrate outros serviços da instituição.

Nesse caso, é como se o valor total utilizado se dividisse para que parte dele se volte a outros serviços. Assim, o que é compensado em uma parcela aparece em outra.

Imagem com uma bela casa que adquirida após contratar o crédito habitação BNICrédito Habitação BNI

Transferência de crédito habitação: o que é e como funciona?

As parcelas mensais da casa estão caras? Pode ser o momento de fazer a transferência de crédito habitação. Confira aqui o que é isso, como funciona e em quais bancos é possível solicitar esse serviço!

Todavia, mesmo nesse caso pode haver vantagens. Afinal, o valor antes pago por 1 serviço agora abarca 2 ou mais.

Porém, essa não é a única maneira de conseguir spread menor de crédito, seja no momento da contratação ou ao longo do contrato, com seu refinanciamento.

Confira, abaixo, 4 formas de conseguir a bonificação no spread de crédito sem complicações. Desse modo, veja como economizar e alcançar mais serviços!

Como conseguir bonificação no spread de crédito?

imagem com uma pessoa segurando um cartão de crédito, algumas notas de dinheiro em frente a um computador para pesquisar sobre obter bonificação no spread do crédito
Saiba como conseguir a bonificação no spread do crédito. Fonte: Canva.

Selecionamos 4 principais formas de obter a bonificação no spread de crédito. Para saber quais são, continue a sua leitura e veja cada uma delas nos itens que seguem.

Contratação de mais serviços ou produtos bancários

Essa é uma das principais formas de obter a bonificação de spread de crédito. Nesse caso o banco permite a redução das taxas de juros com uma contrapartida do consumidor.

Ela se revela na contratação de outros serviços e produtos. Por exemplo, cartões de crédito ou seguros. Também, investimentos e afins.

Portanto, nesse caso o consumidor que pagava X em parcelas de crédito pode continuar tendo uma dívida nesse mesmo valor. Contudo, agora X equivale a mais produtos!

Entrada maior

Essa é uma maneira de obter a bonificação de spread de crédito desde logo. Ela corresponde ao oferecimento de uma maior entrada no pagamento do empréstimo.

Geralmente se relaciona com o crédito habitação ou com o para obtenção de automóvel. No caso do voltado às habitações, normalmente ele é de 20 ou 10%.

pessoa segurando um cartão de crédito e um notebook no colo pesquisando sobre milhas

Empréstimo com cartão de crédito: como funciona?

O empréstimo com cartão de crédito é uma das alternativas de quem precisa de dinheiro extra. Mas, por ter juros mais altos, será que ele é a melhor opção? Continue lendo e descubra!

Contudo, nada impede o consumidor de oferecer uma taxa maior de entrada. Com isso, diminui-se o valor que o banco irá conceder em formato de crédito.

Além disso, o risco do banco diminui não apenas pelo menor valor emprestado, mas também pela demonstração de disposição apra quitar o empréstimo da maneira mais rápida.

Redução da taxa de esforço 

A taxa de esforço corresponde a quanto do seu orçamento mensal é comprometido com o pagamento das parcelas de crédito.

Quanto mais as parcelas comprometerem os seus ganhos, maior a taxa de esforço e o spread. Por isso, uma maneira de conseguir a bonificação de spread de crédito é com a redução da taxa de esforço.

Isso é benéfico na medida em que diminui as chances de que o consumidor seja inadimplente, o que reduz o risco do banco.

Para diminuir a taxa, uma boa maneira é aumentar o tempo de pagamento do empréstimo. Ou, então, juntar outras rendas do agregado familiar.

O ideal para obter a bonificação de spread de crédito pela redução da taxa de esforço é que ela não seja maior do que 35%.

Garantias

Por fim, nossa última dica para reduzir as parcelas e obter a bonificação de spread de crédito envolve as garantias.

Isto é, dar um bem em garantia ao  banco. Durante o pagamento das parcelas do crédito, então, ele permanece em sua posse, mas a propriedade está suspensa.

Um bem em garantia não pode ser vendido ou negociado com outras pessoas. Contudo, ele pode diminuir muito a taxa de spread.

Isso acontece porque o banco sabe que caso haja a inadimplência do consumidor ele pode tomar a propriedade do bem para si.

Dentre os bens que são geralmente dispostos como garantia de crédito estão os imóveis. Aliás, saiba que é possível oferecer o imóvel cujo crédito financiou.

Outra maneira de obter a bonificação de spread de crédito pelo oferecimento de garantias é com o uso de um fiador.

Todavia, se está precisando conseguir um crédito extra e não ter mais dor de cabeça, veja uma alternativa a seguir!

Logotipo do crédito Tenha Menos Dívidas

Conheça o crédito consolidado Tenha Menos Dívidas

O crédito consolidado Tenha Menos Dívidas oferece menos despesas e mais dinheiro para você! Conheça-o e confira vantagens, como adesão online e até 84 meses para pagamento!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cadastro NISS Digital: O que é e como pedir?

Todo cidadão estrangeiro que mora em Portugal deve fazer seu cadastro digital NISS. Assim, pode usufruir de todos os direitos trabalhistas!

Continue lendo
content

Promoções de passagem aérea Ryanair: conheça e viaje economizando!

As promoções de passagem na Ryanair podem te ajudar a viajar pelo mundo com menos de 10 Euros pelo bilhete. Conheça e saiba vantagens!

Continue lendo
content

O que são microcréditos e quais são as suas vantagens?

Precisa de dinheiro extra? Veja o que são microcréditos e suas vantagens para usá-los e conquistar sonhos a juros baixos e fáceis de pagar.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta digital da N26 Metal e seus benefícios!

A conta N26 Metal dá acesso a diversos tipos de seguro, cobertura médica emergencial, saques e transferências! Conheça mais vantagens.

Continue lendo
content

Veja como se tornar cliente do Banco Bankinter sem sair de casa

Descubra aqui como se tornar cliente do banco Bankinter para ter acesso a cartões, contas, linhas de crédito e muitos outros produtos!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de débito Best Visa Electron?

Aprenda em poucos passos como solicitar o cartão Best Visa Electron e aproveite suas vantagens, como app para controlar as finanças e mais!

Continue lendo