Curiosidades
Principais medidas do governo para Habitação 2023!
Quer saber quais são as mudanças mais prováveis para acontecerem na área da habitação em Portugal? Então fique de olho na lista que inclui redução de taxa especial de IRS e benefícios fiscais!
Anúncios
Governo procura aumentar o número de casas disponíveis para venda!
No início de 2023 houve uma consulta do governo com todos os segmentos da população para entender melhor quais medidas para habitação eram mais necessárias e quais deveriam ser melhoradas.
Dessa forma, uma série de propostas foram expostas. Quer conhecer mais quais são? Entender quais as medidas que o governo planeja aplicar ou ainda reestruturar em relação às habitações em Portugal?
Prepare-se financeiramente para pedir crédito habitação! Veja 7 dicas que lhe ajudarão
Pensando em comprar um imóvel? Pois, então, prepare-se para pedir crédito habitação com nossas dicas. Com elas, você aumenta suas chances de ter sucesso na operação!
Assim, apesar de não ser mais possível opinar e se manifestar em relação a cada uma delas, ainda é possível entender as possibilidades abertas para mudança nesse ano e para os próximos!
Então, vamos conferir alguns dos itens da lista de medidas governamentais e dos planos habitacionais para 2023!
Quais casas não entram no arrendamento obrigatório?
Assim, vamos começar falando sobre o arrendamento obrigatório. Essa é uma medida que prevê que habitações paradas sejam arrendadas para o Estado para subarrendamento! Contudo, existem alguns poréns!
Aliás, o arrendamento forçado já é legal em Portugal e o proprietário já tem um tempo para colocar o imóvel em uso. O primeiro porém para não se colocar em prática o arrendamento obrigatório é se a propriedade for de emigrantes!
Além disso, caso a morada seja de alguém deslocado por razões de saúde e razões profissionais ou formativas, como estando em equipamento social ou lar, também não é praticado o arrendamento obrigatório!
Você será redirecionado a outro site
Apoio extraordinário às rendas
Essa é uma das medidas do governo para habitação, que prevê uma ajuda financeira para o pagamento do arrendamento.
Segundo essa proposta do governo, todas famílias com contratos realizados até dezembro de 2022 podem ter apoio à renda. Esse apoio vai até o limite de 200 euros e pode ser renovado por no máximo 5 anos.
Quais são os tipos de taxa de crédito habitação? Saiba como funcionam
Existem, basicamente, 3 tipos de taxa de crédito habitação, com características e benefícios diferentes ao consumidor. Por isso, conhecê-las é imprescindível antes de fechar negócio.
Mas, sofrerá uma redução constante no valor. No entanto, só poderiam participar desse programa os agregados familiares com taxas de esforço superiores a 35%.
Além disso, o rendimento deve estar até o sexto escalão. Então no primeiro ano a diferença é de 35%, depois de 40% e até o final do prazo de 5 anos, 45%!
Apoio na subida da taxa de juro de empréstimo de habitação
Primeiramente, com a subida na taxa dos juros, os bancos e instituições financeiras devem manter a taxa de juros fixa em empréstimos no crédito habitação! Dessa maneira, isso deixa o acesso mais justo.
Além disso, a nova proposta do governo prevê um apoio financeiro para todos que usufruem de um empréstimo habitacional e sofreram com a subida dos juros. Aliás, os empréstimos afetados serão apenas os que antecedem 2023.
Então, apenas para pessoas no agregado familiar de rendimento até o sexto escalão do IRS. Ademais, apenas empréstimos com valor inferior a 200 mil euros soferarão alguma mudança. Os valores superiores permanecem.
Mudanças no Alojamento Local
Outra das medidas do governo para a habitação é que, a partir desse ano, a emissão das licenças de alojamento local param e deixam de existir!
Além disso, todas que já possuem licença serão reavaliadas até 2030! Aliás, todos que retirarem a casa dessa modalidade e arrendarem terão benefícios.
Assim, um dos benefícios principais é a isenção da renda no IRS até o ano de 2030 numa tentativa compensatória da queda de receita que prevê-se nesses casos. Mas, os que se mantiveram, deverão fazer uma contribuição especial!
Pagamento de rendas em atraso
Após três meses de incumprimento, o Estado prevê assumir o pagamento das rendas. Mas, cada situação deve passar por uma avaliação individual.
No caso, poderá cobrar o valor do inquilino de acordo com as formas que têm disponíveis hoje em dia.
Além disso, caso a falta do pagamento seja por questões de carência, as medidas cabíveis serão tomadas pela Segurança Social, visando o bem estar de todos. Nesse caso, o Estado assume o papel de apoio ao inquilino!
Isenção de IRS nas mais-valias de casas vendidas ao Estado e municípios
Atualmente, a mais-valia que provém da venda de imóveis em determinadas circunstâncias pode chegar a uma tributação de até 50%.
Contudo, nessa situação específica, o governo se compromete com a criação de uma isenção tributária no IRS no caso da venda de casas nas mais-valias em vendas para o Estado ou para municípios!
Benefícios fiscais para obras de casas colocadas no arrendamento acessível
Para aumentar o número de casas e residências em arrendamento acessível para todos através do programa PAA, o governo pretende criar uma taxa de 6% nas obras em habitações do programa!
Além disso, prevê-se uma isenção de IMI de três a cinco anos, além de isenção de IMT!
Redução de 28% para 25% da taxa especial de IRS
Entre as medidas do governo para habitação está a redução da taxa especial de IRS no caso de contratos com duração de até dois anos. Assim, de 28% atualmente, a taxa cairia 3%.
Vale destacar que em caso de contratos mais longos a redução já existe, sendo que naqueles superiores a 20 anos, de 10% cai para 5%!
Limites à subida da renda dos novos contratos
Numa tentativa de estabilizar as rendas em novos contratos, uma das novas medidas do governo para habitação é para casas que estiverem no mercado de arrendamento a mais de 5 anos.
Nesse caso, essas casas não podem ultrapassar 2% da renda inicial nos novos contratos!
Conversão de imóveis de comércio e serviços em habitação
Para finalizar a nossa lista com as medidas do governo para a habitação, podemos citar a mudança em relação aos imóveis de comércio e serviços.
Dessa maneira, será possível converter esses tipos de imóveis para arrendamento de habitação sem precisar passar por qualquer tipo de reavaliação ou modificação de licença, facilitando a transição!
Conheça outras opções: Crédito habitação para jovens Novo Banco
Agora que sabe que existe a possibilidade de criar uma estabilidade nos juros dos créditos de habitação a partir das medidas do governo, que tal conhecer algumas possibilidades de crédito?
O crédito para jovens do Novo Banco é uma maneira de começar a sua vida numa casa nova contanto com a ajuda dos seus familiares. As condições que o Novo Banco oferece são ideais!
Então, não perca tempo e venha conhecer todas as facilidades e preços acessíveis para quem ainda não tem uma renda robusta!
Conheça o Crédito Habitação para Jovens Novobanco!
Conheça a linha de crédito oferecida pelo Novobanco que é voltada para jovens de até 35 anos com o sonho de ter sua casa própria.
Em Alta
Cartão NB Verde ou NB Gold: qual o melhor?
Em dúvida entre cartões NB Verde ou NB Gold? Os dois são internacionais e possuem vantagens. Veja tudo sobre e saiba qual a melhor escolha.
Continue lendoApoio Social a Emigrantes Carenciados das Comunidades Portuguesas: o que é?
Está com dificuldades financeiras fora de Portugal? Conhece o Apoio Social a Emigrantes Carenciados? Veja como ele pode ajudar clicando aqui!
Continue lendoComo contratar a DS Intermediários de Crédito?
Ao contratar os serviços da DS Intermediários de Crédito você tem assistência gratuita na contratação de empréstimos. Veja como fazer!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o empréstimo online Younited!
O empréstimo online Younited é uma excelente oportunidade para quem busca por um crédito especial e reside em Portugal!
Continue lendoOs 6 melhores cartões Mastercard com pontos em 2022
Um programa de pontos permite que você ganhe enquanto gasta. Assim, confira os melhores cartões Mastercard com pontos e garanta benefícios!
Continue lendoCrédito na hora: entenda como funciona e requisitos para conseguir
Está precisando de dinheiro extra? Então confira como obter crédito na hora com taxas justas e resposta em até 48 horas!
Continue lendo