Finanças

Lista negra do Banco de Portugal: conheça a lista de devedores que você deve evitar!

A lista negra do Banco de Portugal é, sem sombra de dúvidas, um local a ser evitado. Confira tudo sobre ela, veja como funciona e como consultar!

Anúncios

Será que você está na lista negra do cadastro de devedores do Banco de Portugal?

logotipo Fonte: Banco de Portugal YouTube
Descubra como consultar se seu nome está na lista. Fonte: Banco de Portugal YouTube.

Quem reside em Portugal e possui produtos financeiros deve ficar de olho na lista negra do Banco de Portugal. Afinal, a presença do seu nome nela não é um bom sinal.

Essa é uma lista que se relaciona com o monitoramento de dívidas dos residentes do país lusitano. Isto é, ela monitora empréstimos e outros produtos financeiros em relação ao pagamento deles. Caso não haja o cumprimento com a obrigação financeira, o nome do consumidor entra na lista.

Continue lendo para conferir mais sobre essa lista e dos perigos que ela ilustra!

Tela do site Banco de Portugal com mapa de dívidas

Como saber se está na lista negra do Banco de Portugal: passo a passo

Veja o passo a passo para saber se está na lista negra do Banco de Portugal e aprenda como tirar seu nome da lista.

O que é a Lista Negra do Banco de Portugal?

Essa lista nada mais é do que um compilado sobre quem são as pessoas que se encontram em dívida ou em atraso de pagamento com bancos e instituições financeiras. Assim, quem não cumpre com suas obrigações financeiras vai parar nela.

É como se fosse órgãos de restrição de crédito como o SPC e Serasa, que atuam no Brasil. A diferença, todavia, é que a lista do Banco de Portugal se concentra nas dívidas que são feitas em desfavor de bancos e outras instituições financeiras.

Ou seja, caso a dívida se refira a outras questões e naturezas, então ela não consta nessa lista.

O que pode levar à lista de devedores da Central de Responsabilidades de Crédito?

Moedas sendo medidas, calculadora e documento com dívidas ao fundo
Saiba mais sobre a lista. Fonte: Canva.

O não pagamento de dívidas e o atraso na quitação de mensalidades e parcelas. Basicamente isso. Portanto, é essencial ficar de olho nas datas de vencimento de cada uma das obrigações financeiras do cidadão para evitar a inclusão na lista, que tem atualização mensal.

Quais as consequências de estar na Lista Negra de devedores e como sair?

As consequências de entrar na lista negra do Banco de Portugal se referem justamente à obtenção de produtos e serviços financeiros. Afinal, a inclusão na lista indica que aquele cidadão não é um bom pagador. Ou seja, representa um risco para as entidades financeiras na concessão de crédito.

Com isso, então, criam-se dificuldades para a obtenção desses produtos, como cartões de crédito com alto limite. Ou, então, empréstimos e financiamentos. Saiba, aliás, que é basicamente impossível obter um serviço desses quando se está na lista.

Algumas das soluções nessas situações é a busca de crédito consolidado como o que a Kreditiweb oferta. O crédito consolidado é um produto financeiro que permite juntar vários créditos que esteja a pagar num só com melhores condições. 

Ao juntar todas as prestações numa, pode pagar uma taxa de juro inferior à do crédito que tem em curso e, logo aí, gasta menos.

Além disso, os bancos e instituições financeiras, muitas vezes, cobram comissões que, ao agregar todas as prestações numa, deixam de existir, o que também lhe permite poupar dinheiro.

Assim, é possível sair da lista e recuperar a boa fama no mercado. Você pode descobrir como solicitar o crédito Kreditiweb no conteúdo a seguir.

Crédito Kreditiweb

Conheça e veja como solicitar o Crédito Kreditiweb

O Crédito Kreditiweb é uma opção que deve ser considerada por quem está buscando crédito com altos valores, com aprovação de crédito online e prazo longo para pagamento. Saiba mais aqui!

Afinal, como saber se tem dívidas no Banco de Portugal?

Basta entrar na página da Central de Responsabilidades de Crédito, fazer um cadastro e depois realizar a consulta. Veja o passo a passo a seguir.

Tela do site Banco de Portugal com mapa de dívidas

Como saber se está na lista negra do Banco de Portugal: passo a passo

Veja o passo a passo para saber se está na lista negra do Banco de Portugal e aprenda como tirar seu nome da lista.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão de débito Novo Banco?

Aprenda como solicitar o cartão Novo Banco de forma simples. Assim, tenha em mãos um produto com anuidade grátis e cobertura internacional!

Continue lendo
content

Como contratar o Crédito Habitação CTT online?

Contratar o Crédito Habitação CTT é simples e rápido. Veja como fazer a simulação e a proposta e aproxime-se da casa própria!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Millenium BCP Platinum

O cartão de crédito millenium bcp platinum visa é uma boa opção para quem está em busca de ofertas especiais de crédito! Veja mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que é salário líquido? Entenda melhor os seus ganhos e rendimentos

Veja o que é o salário líquido e como ele é calculado. Esse valor corresponde a sua remuneração após uma série de descontos!

Continue lendo
content

Conheça a Skrill: receba, envie e faça pagamentos com a carteira digital

Entenda o que é Skrill, como funciona e as vantagens de aderir à carteira digital multimoeda que permite mais de 100 métodos de pagamento.

Continue lendo
content

Melhores cartões Mastercard em Portugal

Existem muitas opções de cartões Mastercard em Portugal, mas quais são os melhores? Veja como analisar para escolher e confira alguns!

Continue lendo