Dicas

Chave Móvel Digital: conheça e assine documentos pelo celular!

Você sabia que é possível assinar documentos digitais online com a Chave Móvel Digital? Com ela, você pode usar portais públicos e autenticar suas assinaturas. Saiba mais sobre isso e veja como registrar uma chave!

Anúncios

Saiba tudo sobre a Chave Móvel Digital: como funciona, vantagens e formas de utilizar

Logotipo Chave Móvel Digital e escrito Autenticaçao.gov
Descubra tudo sobre a Chave Móvel Digital. Fonte: YouTube AMA.

A Chave Digital Móvel é uma ferramenta bem interessante para quem quer ter mais facilidade no dia a dia. Com ela é possível assinar documentos públicos e privados sem sair de casa.

Além disso, você também consegue tornar mais prática a relação com entidades. Sendo assim, continue lendo e veja como ela funciona e o que você precisa fazer para registrar uma!

Logotipo Autenticação Gov, responsável pela Chave Móvel Digital

Como registrar uma Chave Móvel Digital?

Saiba aqui como registrar facilmente uma Chave Digital Móvel para assinatura de documentos públicos e privados online, assim como comunicações e outros papéis. Tudo isso sem sair de casa!

Aliás, a Chave Móvel Digital corresponde a um meio de autenticação e assinaturas. Por isso, é uma maneira de aumentar a segurança em documentos digitais.

Também, de garantir uma relação equilibrada entre as instituições públicas ou privadas e o cidadão, uma vez que você pode navegar em portais online de instituições públicas ou privadas e assinar documentos com ela.

O que é a Chave Móvel Digital?

Também conhecida como CMD, a Chave é um instrumento que relaciona um PIN, concedido para um cidadão ou residente português, e um número de telemóvel que ele tenha.

É isso, então, que dá autenticidade às assinaturas. Elas somente ocorrem após a autenticação com um código que é enviado ao telefone do portador daquele PIN.

Isso, então, facilita a vida de todos e torna as relações mais fáceis e menos burocráticas. Sendo assim, após obter essa chave, sempre que houver a necessidade de assinar um documento digital você pode usá-la.

Ela possui um PIN imutável. Contudo, para que termine a assinatura, sempre haverá um código novo e transitório. Isto é, assim que você autenticar a assinatura receberá, no seu telemóvel, uma mensagem com um código.

Ele é temporário e serve apenas por um período e naquela específica situação. Assim, ao concedê-lo você comprova a autenticidade para assinar o documento.

Veja o passo a passo da autenticação:

  • Ao assinar um documento, escolha o separador “Chave Móvel Digital”;
  • Logo depois, autorize a utilização dos seus dados;
  • Então, informe o número do seu telemóvel, bem como o PIN da CMD;
  • Aguarde o recebimento do código de autenticação. Ele pode ser enviado por SMS, aplicação Autenticação.gov móvel, e-mail ou mensagem direta no Twitter;
  • Informe o código, confirme seus dados pessoais e pronto! Assinatura feita e autenticada.

Quem pode obter a Chave Móvel Digital?

Três cadeados em ordem de tamanho. Simbolizando a Chave Móvel Digital
Veja quem pode conseguir uma Chave Móvel Digital. Fonte: Unsplash.

Em resumo, tanto cidadãos portugueses quanto estrangeiros residentes em Portugal podem obter a CMD.

No caso do cidadão português, ela se relaciona ao número de identificação civil do indivíduo. Por outro lado, quando se trata de estrangeiro, ele se atrela ao número do passaporte ou cartão de residência do cidadão.

Além disso, as empresas também têm acesso à Chave Móvel por meio do NIF.

Qual é a validade da Chave Móvel Digital?

A validade varia de acordo com o tipo de utilizador da CMD. No caso de cidadão português, o documento é válido até 30 dias após o vencimento do documento de identificação, seja o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade.

Quando se trata de cidadão estrangeiro, a validade será idêntica à do título de residência, cartão de residência ou do passaporte.

Porém, saiba que a Chave Móvel Digital não perde a validade caso você renove seu documento antes do prazo de vigência dele. Com isso, a CMD também é automaticamente renovada.

Conheça as vantagens da CMD

As vantagens da CMD se resumem a praticidade e segurança que elas trazem ao dia a dia. Isso porque ela permite acesso a documentos, comunicações, prestações de informações e cumprimento de deveres de forma remota.

Ou seja, o cidadão pode ter acesso a uma série de serviços sem sair de casa. Com isso, pode assinar documentos e garantir a autenticidade deles.

E tudo isso em segurança, que é justamente a segunda principal vantagem. Afinal, com o processo de validação, ela permite processos seguros, com a proteção dos seus dados.

Como fazer o pedido de uma Chave?

Existem diversas formas de pedir a CMD. A solicitação pode ser feita online, presencialmente em diversos locais ou nos balcões de serviços do Instituto dos Registros e Notariado.

Mas, não se preocupe! Pode parecer muita informação, mas vamos te explicar tudo sobre isso no texto a seguir. Nele, você confere todos os detalhes sobre como solicitar e registrar uma Chave Móvel Digital.

Logotipo Autenticação Gov, responsável pela Chave Móvel Digital

Como registrar uma Chave Móvel Digital?

Saiba aqui como registrar facilmente uma Chave Digital Móvel para assinatura de documentos públicos e privados online, assim como comunicações e outros papéis. Tudo isso sem sair de casa!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Millenium BCP Go Changer: a novidade do banco BCP!

O cartão Millenium BCP Go Changer é uma novidade do BCP. Focado em jovens e em sustentabilidade, pode ser uma boa opção para você.

Continue lendo
content

10 dicas para poupar mais no dia a dia

Dentre as dicas para poupar mais estão pagar a vista e pedir emprestado. Então, crie esse hábito, o seu bolso vai agradecer!

Continue lendo
content

Conheça o cartão pré-pago Stream

O cartão pré-pago Stream é indicado para jovens de até 20 anos de idade e conta com benefícios exclusivos, como bandeira Visa. Descubra mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Unibanco Life ou Unibanco Clássico: qual o melhor cartão?

Unibanco Life ou Unibanco Clássico, qual escolher? Veja o comparativo completo dos cartões e aproveite programa de pontos, descontos e mais!

Continue lendo
content

Conheça a conta Openbank e benefícios!

A conta digital Openbank veio para revolucionar o mercado! Do Banco Santander, ela permite saques gratuitos, acesso a cartão e investimentos!

Continue lendo
content

Conheça a Conta Poupança Openbank e benefícios!

A conta poupança Openbank tem inúmeras vantagens, como adesão online e proteção de dados garantida pela lei europeia. Confira!

Continue lendo