Cartões

Cartão de Cidadão 2023: novidades e como renovar

Foi anunciado uma série de mudanças em relação ao Cartão Cidadão para 2023. Fique por dentro das novidades e saiba como renovar, quais os valores e condições.

Anúncios

Descubra as novidades sobre o Cartão de Cidadão para este ano!

Cartão Cidadão e logo do Governo de Portugal
Confira as novidades do Cartão Cidadão! Fonte: Portugal.gov.

Em 2023 o Cartão de Cidadão vai sofrer algumas alterações! Essa informação foi fornecida por Mário Campolargo, o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

As novas mudanças pretendem modernizar o cartão e deixá-lo mais seguros para todos os cidadãos! Além disso, as mudanças vão agilizar as operações!

Logotipo Chave Móvel Digital e escrito Autenticaçao.gov

Chave Móvel Digital: conheça e assine documentos pelo celular!

Você sabia que é possível assinar documentos digitais online com a Chave Móvel Digital? Com ela, você pode usar portais públicos e autenticar suas assinaturas.

Apesar de estarem programadas para esse ano, as mudanças ainda não possuem uma data fixa. Ou seja, se o seu cartão estiver próximo de vencer, ou já tiver vencido, a renovação que ainda virá será no modelo antigo.

Mas, caso você não tenha ou não saiba para que serve o Cartão Cidadão, vamos refrescar sua memória. É muito importante que você solicite o seu Cartão em 2023.

O que é o Cartão de Cidadão?

Dessa maneira, o Cartão Cidadão é um documento português que concentra todos os seus dados e informações. Assim, ele substituiu o antigo Bilhete de Identidade e se tornou o documento oficial de Portugal!

Ou seja, é imprescindível que você tenha o seu cartão e o renove regularmente, para poder usar todos os seus benefícios de cidadão.

Aliás, esse cartão condensa ainda dados civis, eleitorais, fiscais, da Segurança Social e de saúde. Além disso, você tem acesso aos portais do governo via internet através do Cartão Cidadão.

Ademais, obter bolsas de estudo e se inscrever em concursos públicos, apenas com o Cartão Cidadão, mas quais as mudanças para 2023?

Quais mudanças estão previstas?

Duas mulheres rindo e logo do Governo de Portugal com Cartão Cidadão no centro da imagem
Afinal, quais são as novidades? Fonte: Portugal.gov.

Primeiramente, o governo anunciou as mudanças de forma genérica. Ou seja, ainda não se sabe todos os detalhes. Mas, algumas mudanças previstas são estéticas e outras no nível de segurança. Vamos entender melhor?

A principal mudança no Cartão Cidadão para o ano de 2023 é que ele vai contar com a tecnologia contactless. Ou seja, você poderá usar o cartão por aproximação. Assim, não haverá necessidade dos leitores de cartão.

Além disso, foi dito que o Cartão será mais seguro, criando um esquema de criptografia para proteger os dados dos usuários!

Uma mudança que está fazendo bastante sucesso é a gratuidade do Cartão para recém-nascidos de até 20 dias. Outra novidade é em relação a imagem do cartão, vamos conferir mais detalhes!

Mudanças estética do Cartão de Cidadão em 2023

Assim, a primeira mudança estética no Cartão é o aumento de alguns elementos, como a sua fotografia e dos elementos textuais!

Além disso, será adicionado o ícone da bandeira da União Europeia no Cartão com as siglas PT. Outra mudança estética é a adição do termo em inglês “Identity Card”. Ademais, o chip será transferido para a parte traseira do documento.

Ou seja, todas essas medidas pretendem criar um Cartão Cidadão apelativo e atrativo!

Outras novidades

Além das novidades sobre o Cartão Cidadão, o governo de Portugal pretende abrir novas Lojas do Cidadão pelo território nacional em 2023. Assim, serão inauguradas oito novos estabelecimentos no total!

Além disso, o atendimento continua sendo parcialmente presencial. Ou seja, 50% do atendimento deve ser através de marcação via internet.

Essas mudanças e o lançamento do novo Cartão Cidadão estão previstos para o último trimestre de 2023. Desse modo, a substituição será realizada aos poucos, conforme os cartões forem vencendo e os cidadãos forem renovando.

Home de avental usando tablet

Recibo Verde: o que é?

Já ouviu falar do termo “Recibo Verde”? Esse é um termo do universo do trabalho que faz referência ao emprego autônomo.

Mas, ainda falta um tempo para que isso ocorra. Então, caso seu cartão esteja vencendo ou já esteja vencido, é necessário fazer a renovação o quanto antes, não é mesmo? Vamos ver como solicitar a renovação em 2023?

Como renovar o seu Cartão?

Bom, para renovar seu Cartão de Cidadão em 2023 é necessário que ele tenha vencido ou que você precise alterar algum dado importante! Assim, vamos te orientar com um passo a passo para você não se perder!

Assim, primeiramente, você deve fazer o agendamento online! Você pode realizar esse agendamento através da aplicação Siga! Outra opção é agendar via telefone, no número (+351) 210 990 111, seguindo o horário de atendimento.

Depois, você pode se dirigir a um balcão de uma das instituições que atendem as solicitações de renovação, como:

  • IRN;
  • Lojas do Cidadão;
  • Postos consulares (fora de Portugal);
  • Rede de Espaços Cidadão;

E se eu perder meu Cartão?

No caso de perda, furto, destruição, do seu cartão de cidadão, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, cancele o documento antes de renová-lo.

Assim, esse processo pode ser feito através da internet, em balcões ou até mesmo por telefone.

Ademais, apenas depois do cancelamento que você pode solicitar um novo. Nesse caso, a solicitação pode ser feita totalmente online!

Vale a pena reforçar que por enquanto você ainda não receberá o Cartão de Cidadão com as mudanças previstas para 2023. Então, seja paciente!

Qual o prazo e o valor da renovação?

Para pedidos normais, o prazo de entrega do cartão é de 7 dias para Portugal Continental, Madeira e algumas regiões dos Açores. Por outro lado, em caso de pedido urgente, o prazo reduz para 3 dias!

Em pedidos normais para o estrangeiro, os prazos são em média 11 dias úteis. Já no caso de pedidos de urgência o prazo cai para sete dias úteis!

Além disso, os valores variam se você solicitar online ou presencial. Além disso, a data de validade do seu cartão também dita o preço.

Assim, cartões vencidos ou mais próximos do vencimento o valor cobrado é maior. Além disso, pedidos urgentes também são mais caros. Assim, os valores variam de 15 euros a 53 euros.

Conheça outros programas do governo: Bolsa de Documentos

Logo da República Portuguesa com fundo azul
Então, confira outros programas favoráveis! Fonte: Portugal.gov.

Agora que você já está por dentro de todas as novidades do Cartão Cidadão para 2023 e como proceder para fazer a renovação, que tal conhecer outros programas de Portugal?

Você já ouviu falar da Bolsa de Documentos? Essa é uma aplicação criada para facilitar o dia a dia dos cidadãos e agentes públicos. Desse modo, com ela você consegue condensar vários documentos em apenas um lugar virtual.

Isso deixa todos seus documentos seguros! Então, quer saber como fazer o download e usar a aplicação?

Então, confira o nosso passo a passo exclusivo sobre como subscrever a Bolsa de Documentos a seguir!

Logo ePortugal com fundo vermelho

Como subscrever a Bolsa de Documentos?

A Bolsa de Documentos é uma aplicação para quem quer facilidade e segurança para cuidar de seus documentos. Veja como subscrever!

Em Alta

content

Cartão Depois BBVA Gold ou Depois BBVA Classic: qual o melhor?

Dúvidas entre o cartão Depois BBVA Gold ou Depois BBVA Classic? Pois veja aqui suas vantagens, como seguros e Clube BBVA, e faça sua escolha!

Continue lendo
content

Conheça a corretora Mind the Coin: o que é e como funciona?

Veja como funciona a corretora Mind the Coin e comece a investir em bitcoin, litecoin e monero! Conheça tudo sobre a plataforma.

Continue lendo
content

7 dicas de como investir suas poupanças

Fazer seu dinheiro trabalhar para você é uma maneira de aumentar sua renda! Conheça dicas de como investir suas poupanças com segurança.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Chave Móvel Digital: conheça e assine documentos pelo celular!

A Chave Móvel Digital é uma maneira de autenticar assinaturas em documentos digitais. Saiba como funciona e como obtê-la!

Continue lendo
content

Conheça o crédito consolidado Cofidis: até 84 meses para pagar!

O crédito consolidado Cofidis é uma solução para quem precisa organizar dívidas. Veja todas as vantagens que ele oferece!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Millenium BCP Go Changer: a novidade do banco BCP!

O cartão Millenium BCP Go Changer é uma novidade do BCP. Focado em jovens e em sustentabilidade, pode ser uma boa opção para você.

Continue lendo