Investimentos

Criptomoeda Bitcoin ou Cardano: qual vale mais a pena?

Investir em criptomoedas pode representar ganhos de capital. Mas é um mercado de risco. Veja, então, o comparativo a seguir e decida qual vale mais a pena: Bitcoin ou Cardano?

Anúncios

Descubra a melhor criptomoeda para você investir!

criptomoeda Bitcoin suspensa em haste com computador ao fundo
Qual é a sua escolha: Bitcoin ou Cardano. Fonte: Unsplash.

Apesar de mais de 10 anos após o lançamento da primeira criptomoeda no mundo, tudo ainda parece muito novo, principalmente porque sempre há novas moedas digitais sendo lançadas no mercado. Por isso, veja as criptos bitcoin ou cardano, e veja qual é a melhor opçõa de investimento para você.

Ou seja, para quem quer investir em criptoativos, estar atento às novidades e tendências é fundamental para minimizar riscos e maximizar ganhos.

Por um lado, temos a Bitcoin, a primeira moeda digital do mundo, que chegou para revolucionar e facilitar as transações que acontecem no mundo virtual.

De outro lado, temos Cardano, uma plataforma lançada em 2017 que executa a rede blockchain para a moeda digital em alta ADA.

Num geral, ambas as criptomoedas em questão são excelentes opções em investimento, tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Mas, veja agora a análise comparativa entre essas criptomoedas com mais detalhes, para que assim você decida qual vale mais a pena de incluir em seu portfólio, se é a bitcoin ou cardano.

criptomoeda Cardano logotipo fundo azul

Como comprar criptomoeda Cardano?

Saiba o passo a passo para comprar criptomoeda Cardano, considerada uma das principais criptomoedas do mundo! O procedimento é simples, confira!

criptomoeda Bitcoin

Como comprar a criptomoeda Bitcoin?

Antes de investir em um modelo de moeda digital, muitos investidores se perguntam como realizar este procedimento. Conheça o passo a passo para comprar Bitcoin.

Criptomoeda Cardano 

criptomoeda Cardano logotipo fundo azul
Veja mais sobre a critpo Cardano. Fonte: Twitter Cardano org.

Cardano vem crescendo a velocidade galopante. Mas, antes de falar para você mais sobre isso, preciso te contar sobre o que se trata o sistema em questão. Para que assim você entender e decidir qual é a melhor cripto para seu portfólio, bitcoin ou cardano.

Cardano é na realidade a plataforma que executa a blockchain por onde navega a moeda ADA. 

Popularmente, chamamos a criptomoeda de Cardano. Mas, na realidade, a moeda é ADA para o sistema ou rede Cardano.

A plataforma em si foi desenvolvida e lançada pelo co-fundador da Ethereum, em 2017. E seu objetivo é muito claro: executar os chamados aplicativos descentralizados e os contratos inteligentes.

Além disso, o sistema busca atingir um baixo impacto ambiental, questão importante e em discussão especialmente quando falamos em mineração de criptoativos.

Ter todas essas funções faz com que a moeda seja valorizada e estável. O projeto, inclusive, é considerado como a terceira geração de criptomoedas, logo atrás do Bitcoin e Ethereum.

Por fim, o objetivo é aumentar ainda mais a velocidade das transações no mundo todo, tornar-se forma de pagamento e, assim, facilitar acesso às finanças onde ainda há dificuldade para isso.

Vantagens

  • Moeda digital em valorização;
  • Possui um objetivo claro, o que a torna estável e promissora;
  • Possui um sistema de baixo impacto ambiental;
  • Permite transações seguras e muito rápidas;
  • Executa aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.

Desvantagens

  • A blockchain é relativamente nova e ainda passa por melhorias.

Criptomoeda Bitcoin

Bitcoin logotipo
Saiba mais sobre essa cripto. Fonte: Bitcoin org.

Bitcoin surgiu em 2008, sendo a primeira moeda digital a ser lançada no mundo. Seu criador, todavia, nunca teve sua identidade revelada.

A ideia seria a descentralização e, portanto, agilizar e reduzir os custos das transações financeiras. 

Além disso, ela surgiu como uma resposta à crise financeira na época.

Antes das criptomoedas, o sistema financeiro, como conhecemos e estamos familiarizados, funcionava e ainda funciona com a regulamentação das instituições e governos.

O objetivo da tecnologia por trás dos criptoativos é facilitar as transações na internet, cortando intermediários.

E assim, a Bitcoin foi lançada. Atualmente, ela é a mais popular criptomoeda do mundo, o que a deixa em posição favorável em relação às demais que vieram depois.

Além de não ter pontos de falha, o que a torna extremamente segura, ela já é aceita até como forma de pagamento em vários estabelecimentos de bens e serviços do mundo todo.

A moeda Bitcoin já chegou a atingir sua máxima histórica no valor de mais de $66 mil. E já foram minerados mais de 18 milhões de bitcoins, dos 21 milhões no total disponíveis.

Mas, de acordo com pesquisadores e especialistas no assunto, ainda há um bom tempo para mais descobertas.

Vantagens

  • Criptomoeda de fácil acesso;
  • Já é aceito como forma de pagamento de bens e serviços;
  • Ativo extremamente popular e de alta liquidez;
  • Seguro e com tendência a continuar valorizando.

Desvantagens

  • A falta de regulamentação pode ser desfavorável para investidores conservadores;
  • Apesar de ser uma criptomoeda estável e popular, ainda é volátil.

Criptomoeda Bitcoin ou Cardano: qual escolher afinal?

O primeiro ponto que se deve ter em vista quando se procura investir em criptomoedas é o fato de que o mercado digital é permeado pela volatilidade.

Ou seja, perfis mais conservadores de investidores precisam adentrar este universo virtual com mais cautela.

Mesmo aqueles que estão confortáveis em correr riscos, recomendados que procurem estabelecer e definir seus perfis, suas metas, orçamento disponível e as necessidades que desejam cobrir ao investir em criptoativos.

O fato é que as moedas digitais estão entre nós e não deve demorar muito para que elas sejam completamente aceitas e melhor reguladas nas juridições.

Então, caso opte por investir, tenha sempre em mente que uma boa pesquisa é essencial para minimizar os riscos e focar nos lucros, a longo prazo.

Para os iniciantes, Bitcoin representa a segurança. Pela popularidade e estabilidade, investir em Bitcoin é recomendado.

E isso vale para os experts, também.

Além disso, por já ser aceito em muitos lugares, você ainda pode ter nessa moeda uma alternativa de meio de pagamento para bens e serviços.

Porém, se você deseja arriscar um pouco mais, Cardano é uma excelente opção, visto que seu objetivo claro pode se tornar garantia de um futuro promissor.

Inclusive, sua rápida ascenção e a busca por melhorias na rede já a tornam uma moeda valiosa a curto, médio e longo prazos.

Por fim, se estiver buscando uma outra opção para diversificar um pouco suas opções de investimentos, veja como comprar a criptomoeda Solana! É só acessar o conteúdo a seguir.

Celular, criptomoedas e mãos mexendo em tablet com corretora de criptomoedas na tela

Como comprar a criptomoeda Solana?

Criptomoedas revolucionaram a forma como vemos e fazemos transações financeiras. Agora, chegou a vez da SOL. Então, aprenda a comprar criptomoeda Solana, de alto valor de mercado!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, sou redatora aqui no blog, onde escrevo sobre finanças em geral, além de outros assuntos. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, além de estudar sobre finanças, tendências de mercado e criptomoedas.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Oney Auchan: sem anuidade e com muitos descontos!

O Cartão Oney Auchan facilita teu dia a dia e concede uma série de vantagens para tuas compras em mercados, postos, farmácias e mais!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Caixa In

Até 50 dias de crédito sem juros e pagamento fracionado são apenas duas das inúmeras vantagens do cartão de crédito Caixa In. Conheça mais!

Continue lendo
content

Conta N26 Metal ou Conta N26 You: qual a melhor?

Se você está em dúvida entre a conta N26 Metal ou N26 You, saiba que ambas são 100% digitais e oferecem vantagens exclusivas. Compare!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que é o Banco Big? Descubra como fazer login, depósitos e muito mais

O banco Big é uma instituição portuguesa totalmente digital. Assim, faça uma série de transações financeiras exclusivas ao se tornar cliente!

Continue lendo
content

IRS Jovem: o que é?

Queres saber o que é IRS Jovem e como solicitar? Pois esse é um benefício para todos os jovens que querem isenção parcial no Imposto!

Continue lendo
content

Descubra a magia da app Wizink: Simplifique sua vida financeira!

A app da Wizink é uma vantagem para clientes gerenciarem as suas contas, fazerem transferências e solicitar serviços sem sair de casa.

Continue lendo