Dicas

5 dicas para evitar a ansiedade financeira

A ansiedade financeira é mais comum do que se imagina nos dias atuais. Muitas pessoas sofrem e não sabem como lidar, mas aqui te oferecemos um passo a passo de como sair dessa situação. Confira!

Anúncios

O que é ansiedade financeira? 

imagem de uma pessoa passando por ansiedade financeira
Tudo que você precisa saber sobre ansiedade financeira. Fonte: Pexels.

Ansiedade financeira é um estado geral de ansiedade, causado pelo fato do indivíduo não conseguir lidar com dinheiro ou sua situação econômica de maneira equilibrada. 

Afinal, para muitos, dinheiro é a solução de todos os problemas. Porém, saber lidar com ele é algo que muitos adultos não aprenderam durante a vida. Então, podem até ter um bom salário, mas vivem endividados. 

pessoa jogando dado em cima de tabuleiro com peças de jogos

Jogos para aprender finanças: confira os principais e divirta-se!

Já pensou em utilizar jogos para aprender finanças? Pois saiba que isso pode ser uma ótima ideia para aprender de forma lúdica. Veja porque usá-los e quais são os melhores para educação financeira!

Portanto, não é somente a falta de dinheiro, como em uma situação de desemprego, por exemplo, que leva à ansiedade financeira. Existem muitos outros fatores que podem contribuir para essa situação.

Inclusive, falar sobre dinheiro sempre foi um tabu em muitas sociedades e até hoje, muitos pais não falam sobre dinheiro com seus filhos, pois eles também não foram educados a saber lidar com dinheiro e se planejarem. 

Você já teve ansiedade financeira?

Para se ter uma ideia do que é ansiedade financeira, veja algumas situações e se você já passou por elas: 

  • Começou a suar, sentir tremores ou ficou tenso ao se lembrar da fatura do cartão de crédito? 
  • Não gosta nem de pensar nos boletos que têm para pagar e como fará para pagá-los ao final do mês, já sentindo irritação? 
  • Tem episódios de insônia ou dificuldade para dormir, ao se lembrar da sua conta corrente no negativo? 

Essas são algumas situações de pessoas com ansiedade financeira. Mas, afinal, como evitar que tenhamos crises de ansiedade assim? Vamos te dar algumas dicas para evitá-las. 

Como lidar com a ansiedade financeira?

imagem de uma pessoa passando por ansiedade financeira
Entenda como fugir da ansiedade financeira. Fonte: Pexels.

Aprenda algumas dicas para lidar com a ansiedade financeira e não passe mais aperto!

1 – É preciso falar sobre dinheiro 

Muitas pessoas preferem “ignorar” seus problemas financeiros, o que não ajuda em nada. Ignorar dívidas ou simplesmente fingir que seus problemas financeiros não existem não fará com que eles magicamente desapareçam. 

Portanto, é preciso começar a falar sobre dinheiro e sobre sua real situação financeira. Mas, calma, você não precisa sair falando sobre dinheiro com a primeira pessoa que encontrar na rua. Não é isso!

Quando damos a dica sobre “é preciso falar sobre dinheiro”, significa que você precisa encarar o problema. À medida que fizer isso, poderá começar a entender porque chegou onde chegou e como sair dessa situação e não voltar mais. 

Mão oferecendo notas de euro

8 aplicativos para ganhar dinheiro e fazer renda extra

Alguns apps oferecem oportunidades únicas de se ganhar dinheiro. Descubra algumas plataformas para fazer um dinheiro extra e aproveite!

Além disso, é importante contar com ajuda. Ou seja, você pode chegar para seus filhos e abrir o jogo sobre porque não conseguirão tirar férias para aquele resort, visto que a situação financeira não permite. 

Além disso, conversar com seu esposo/esposa sobre possíveis cortes de gastos também é um passo muitas vezes necessário. Daí a importância sobre conversar sobre dinheiro. É difícil, mas vale a pena!

2 – Saiba sua realidade financeira 

Você não tem ideia como estão suas dívidas? Não sabe ao certo nem quanto ganha por mês? Então, já passou da hora de saber exatamente como anda sua realidade financeira. 

Para isso, seu melhor amigo poderá ser um caderno ou uma simples planilha do Excel. Anote todos seus gastos. Independente de quais sejam: compras no supermercado, farmácia e combustível, por exemplo. Faça isso por 30 dias. 

Ainda nesses 30 dias, anote todas as suas entradas de dinheiro em sua conta: pode ser seu salário ou cada vez que você recebeu um pagamento, se for autônomo. 

Porquinho olhando pilhas de moedas crescentes

10 dicas para poupar mais no dia a dia

Economizar é um hábito que precisa ser desenvolvido, estimulado e mantido. Então confira nossas dicas para o dia a dia e poupe o máximo de dinheiro possível para você realizar suas metas!

Em uma outra folha (ou outra coluna do Excel), anote todas as suas contas: aluguel, água, energia elétrica, celular e a fatura do cartão de crédito. Some tudo isso também. 

Depois, ao final desses 30 dias, some todos os seus gastos e contas e subtraia da soma de todas as suas entradas de dinheiro. O valor deu negativo ou positivo? 

Se o valor deu negativo, significa que você gasta mais do que ganha. Nesse caso, será preciso reequilibrar a balança. Se deu positivo, ótimo! Está na hora de aprender a investir.

3 – Busque ajuda 

Ainda sente ansiedade financeira mesmo já tendo seguido as dicas 1 e 2? Busque ajuda! Nem sempre enxergamos saída quando estamos no meio do caos. Portanto, isso não é sinal de fraqueza. É inteligência para sair do sufoco! 

Seja na área da saúde, com um profissional que te auxilie com os sintomas da ansiedade, seja com um profissional financeiro, ou algum familiar que possa te ajudar na parte de finanças, tudo bem?

Trace um plano usando as informações que você buscou ou possui, de como você pode sair da situação que está: com renda extra? Por quantos meses? Quanto precisará ganhar a mais para reequilibrar-se financeiramente? 

Quantas contas poderá cortar e como esse dinheiro a mais pode te ajudar? Lembre-se que crises de ansiedade se revelam em momentos em que buscamos ter o total controle de algo que não temos controle.

4 – Lembre-se: é uma fase 

Quando a situação ficar difícil, lembre-se que isso é uma fase. Tendo paciência, organização e disciplina, você conseguirá sair dessa situação. Fique firme em seu plano! 

5 – Não desconte em compras 

E por último, quando se tem ansiedade pode-se tomar atitudes intempestivas, que só trarão mais problemas depois.  Uma delas é ficar desanimado com o desequilíbrio financeiro e sair fazendo mais e mais compras.

É óbvio que isso não trará benefício algum para você. Dessa forma, não tente diminuir sua ansiedade e descontar em compras.  Respire, desfoque e dedique sua energia a outra atividade que não inclua gastar dinheiro.

Siga seu plano de como sair da crise financeira e tenha disciplina. Dessa forma, as crises de ansiedade financeira, com um bom equilíbrio, tendem a melhorar. 

No entanto, se você já está no meio do caminho e busca investir dinheiro, continue aqui! Abaixo, saiba mais sobre criptomoedas e se elas valem a pena! É só clicar no link.

criptomoedas em fundo preto e escuro

Vale a pena investir em criptomoeda? Não decida antes de ler!

Vale a pena investir em criptomoedas? Elas são o assunto do momento e já atraíram muitos investidores. Mas será que realmente são tudo isso? Saiba hoje mesmo!

Em Alta

content

Como aderir à corretora Crypto.com?

Aderir à corretora Crypto.com é um procedimento simples e prático. Descubra aqui o passo a passo para começar a utilizá-la!

Continue lendo
content

Contratar a CrediSolutions é rápido e fácil: confira como fazer!

Quer contratar a CrediSolutions para ter assistência profissional ao buscar empréstimos pessoais, consolidados e mais? Saiba o passo a passo!

Continue lendo
content

Conheça a criptomoeda Bitcoin: o que é e quanto vale?

Descubra o que é a criptomoeda Bitcoin e saiba se vale a pena o investimento na moeda digital mais famosa do mundo! Acompanhe aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como criar um cartão de pagamento virtual: veja dicas!

Saiba como criar um cartão de pagamento virtual e veja todas as vantagens de aderir a esse modo de pagamento. É prático e seguro!

Continue lendo
content

Vale a pena investir em criptomoeda? Não decida antes de ler!

A dúvida se vale a pena investir em criptomoeda é natural. Mesmo após 13 anos no mercado, ainda existem riscos. Saiba mais sobre o assunto!

Continue lendo
content

O que é o Banco Big? Descubra como fazer login, depósitos e muito mais

O banco Big é uma instituição portuguesa totalmente digital. Assim, faça uma série de transações financeiras exclusivas ao se tornar cliente!

Continue lendo