Investimentos

Vale a pena fazer um PPR como investimento?

Você pode optar por um investimento PPR para ter acesso a condições de rendimento boas e acumular um montante maior para sua velhice!

Anúncios

Um investimento PPR pode apresentar altos índices de rentabilidade, mas os resultados chegam no longo prazo!

Mulher sorrindo apontando para dinheiro nas mãos
Mas, será que é a opção ideal? Fonte: AdobeStock.

Caso esteja em dúvida se um PPR realmente vale a pena como um investimento a longo prazo para ti, tire suas dúvidas e decida-te finalmente sobre o que é melhor fazer com o teu dinheiro!

Assim, caso não saiba o que é um PPR, vamos te explicar todos os detalhes, para quem é recomendado e como pode escolher a opção ideal para ti! Dessa forma, poderá aproveitar o momento da tua reforma da melhor maneira possível!

imagem com duas pessoas segurando uma chave de uma casa em mãos ao pesquisar tudo sobre fundos imobiliários

Tudo sobre Fundos de Investimento Imobiliário

Quer saber tudo sobre Fundos de investimento imobiliário? Então você está no lugar certo. Confira, hoje, como eles funcionam e as vantagens em apostar neles!

Aliás, é recomendável que comece a poupar desde cedo, pois, quanto antes começar, maior o montante que poderá manter reservado para a sua reforma no futuro! Pois, nunca é cedo demais para começar a guardar dinheiro!

Com apenas 50 euros mensais, já é possível fazer uma grande diferença no teu rendimento! E quanto antes começar, maior será o valor guardado. Então, não perca tempo e se subscreva a um PPR agora mesmo!

O que é um PPR?

Homem de negócios sorrindo e conversando com casal de idosos
Afinal, como funciona esse tipo de investimento? Fonte: AdobeStock.

Antes de saber se vale a pena se subscrever a um PPR, é importante saber o que é um desses! Pois bem, PPR é a sigla para Plano Poupança Reforma. Ou seja, esse é um plano de investimento a longo prazo.

Ele serve para complementar a sua reforma da Segurança Social e apresenta altos índices de rentabilidade comparado com outras poupanças. Além disso, um PPR pode trazer alguns benefícios fiscais, principalmente com o IRS.

Contudo, é importante se atentar a alguns detalhes antes de se subscrever a um desses planos. Por exemplo, é importante descobrir todas as condições da instituição financeira que escolher.

Tela de computador com lente de óculos na frente com página da Autoridade Aduaneira aberta

Quem não precisa de entregar o IRS em 2023?

Obtenha sua certidão de dispensa da declaração do IRS o quanto antes e fique tranquilo em relação a esse compromisso com o governo.

O que levar em conta para escolher um PPR?

Para escolher um investimento PPR que vale a pena, é necessário comparar as propostas em alguns pontos.

Por exemplo, é necessário conferir qual é o nível de tributação, quais e qual o valor total de comissões, encargos e as condições de resgate! Muitas instituições financeiras cobram valores que não compensam o investimento.

Mais detalhes sobre como o PPR funciona

Mulher apontando porquinho para câmera
Então, que tal conhecer as opções? Fonte: AdobeStock.

Caso queira, é possível escolher entre um PPR com um pouco mais de risco e um com menos complicações. Assim, existe uma opção de subscrição de PPR que faz investimentos em ações, escolha o que vale mais a pena para ti.

Proporcionalmente, quanto maior o risco, maior a possibilidade de rendimento. Contudo, fique atento, a opção com mais risco é recomendada para quem está longe de entrar na reforma.

Assim, para quem está a se aproximar desse momento, o ideal é a com menor risco, para manter o rendimento. Ademais, o rendimento da PPR pode variar de 3% a 5% bruto! Então, escolha bem a tua!

Benefício fiscal na IRS

Existem diversos benefícios ligados ao imposto para quem subscrever ao PPR. Dessa maneira, é possível obter uma dedução de 20% do valor do investimento. Contudo, se já for reforma, não há dedução. Então, fique atento!

De qualquer modo, o montante total da dedução varia de acordo com a idade. Por exemplo, até aos 35 anos, o valor máximo é de 400 euros. Por outro lado, dos 35 aos 50, o valor é de 350 euros. E, por fim, depois dos 50, o máximo é de 300 euros!

Ou seja, quanto antes investir num PPR, melhor as vantagens, tanto do ponto de vista do rendimento, quanto da dedução do IRS.

Benefícios de IRS no resgate

Por outro lado, no momento de resgatar o seu investimento PPR, também é o que faz ele valer a pena! Isso porque a taxa do imposto pode ser bastante reduzida, de maneira a favorecer a sua escolha!

Dessa maneira, a taxa de retenção do IRS é de 8% sobre o rendimento obtido, caso retire o montante completo. Ao comparar a taxa com outras poupança que são de 28%, percebe-se porque é um investimento favorável.

Contudo, essa taxa baixa que o PPR oferece depende de alguns fatores, como realizar o resgate ao menos após 5 anos de subscrição, se já tiver idade superior aos 60 anos, em caso de reforma por velhice.

Em caso de crédito habitação

Além disso, é possível retirar seu investimento PPR a qualquer momento com a mesma taxa de apenas 8% de retenção do IRS caso seja motivado para pagar o crédito habitação. Aliás, nesse caso, não precisa ter idade mínima!

Por outro lado, quanto mais tempo deixar o seu dinheiro a render no PPR, maior será o seu rendimento e a sua tranquilidade financeira na época da reforma. Então, não perca tempo com poupanças de baixa rentabilidade.

Escolha uma oportunidade que te trará conforto financeiro e faça o teu dinheiro trabalhar para ti! Por isso, o investimento no PPR vale a pena. Ademais, pesquise e investigue o melhor banco para ti!

Conheça outras opções: Depósito a prazo ActivoBank

Assim, como já sabe que o investimento PPR vale a pena e te trará muitas oportunidades financeiras no momento da reforma, que tal conhecer outros tipos de investimentos mais tranquilos?

Assim, o depósito a prazo do AB é uma ótima oportunidade para clientes novos, ou para quem está a criar uma primeira conta, ou ainda a aprender a investir. Ou seja, entre as poupanças simples, é uma das melhores.

Quer conhecer mais detalhes para realizar seu investimento o quanto antes? O AB é um banco online que resolve seu investimento em apenas 30 minutos! Então, não perca tempo e aceda ao link abaixo para subscrever!

Meninas conversando e rindo com logo AB

Depósito a Prazo para Novos Clientes AB: como funciona?

Quer ver o seu dinheiro render, mas ainda não conhece tanto sobre investimentos? Com o ActivoBank você deixa seu dinheiro rendendo por apenas um ano com boas taxas de juros!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  / 

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Montepio + Vida

O cartão de crédito Montepio + Vida tem inúmeros benefícios, cobertura internacional, adesão gratuita, entre outros. Veja mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Como comprar a criptomoeda Shiba Inu?

Descubra o passo a passo de como comprar a criptomoeda Shiba Inu, a mais nova aposta do mercado financeiro. Confira agora!

Continue lendo
content

Como escolher crédito habitação? Faça de forma segura e com boas condições de pagamento

Quer saber como escolher crédito habitação com segurança e boas condições? Então use simuladores! Veja aqui outras dicas especiais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cadastro NISS Digital: O que é e como pedir?

Todo cidadão estrangeiro que mora em Portugal deve fazer seu cadastro digital NISS. Assim, pode usufruir de todos os direitos trabalhistas!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Caixa ISIC?

Solicitar o cartão Caixa ISIC é simples! Aprenda o passo a passo e aproveite suas vantagens, como bandeira Visa internacional e seguros!

Continue lendo
content

Como pedir o cartão de crédito Unibanco Clássico?

Veja o passo a passo de como solicitar o cartão de crédito Unibanco Clássico, um cartão que possui anuidade grátis e inúmeros benefícios!

Continue lendo