Dicas

Como saber quantas contas bancárias estão em seu nome? Veja como descobrir

Hoje você confere, aqui, como saber quantas contas bancárias estão em seu nome. Com isso, evite confusões financeiras e tenha o melhor controle possível sobre as suas finanças!

Anúncios

Veja como saber quantas contas bancárias estão em seu nome

homem sentado em banco de praça mexendo no celular
Aprenda a saber quantas contas bancárias que estão em seu nome. Fonte: Pexels.

Saber quantas contas bancárias estão em seu nome é imprescindível para ter um bom controle financeiro. Afinal, você pode ter valores guardados que nem sabe possuir.

Ou, então, estar pagando taxas de manutenção de uma conta que sequer sabe que existe em seu nome. Complicado, certo? Então, é melhor se prevenir!

contratar Crédito Habitação CTT

Como contratar o Crédito Habitação CTT?

O Crédito Habitação CTT conta com condições especiais e descomplicadas que ajudam você a conquistar o sonho da casa própria. Confira como contratá-lo!

A boa notícia é que o Banco de Portugal oferece uma maneira de você acompanhar as contas abertas em seu nome.

O acesso às informações é gratuito e pode lhe dar uma nova noção sobre as suas finanças. Quer saber mais? Continue lendo e veja como acompanhar suas contas gratuitamente.

Como saber quantas contas bancárias estão em seu nome? Conheça o Mapa de Contas do Banco de Portugal

O Mapa de Contas é um documento desenvolvido pelo Banco de Portugal que identifica quais são as contas que estão em nome de um indivíduo ou empresa.

Sempre que há a abertura de uma conta o banco deve informar ao Banco de Portugal esse fato. Assim, ele registra-o no mapa. Isso ajuda no controle sobre circulações financeiras e na criação do perfil do consumidor, por exemplo.

Ao mesmo tempo, também é interessante para o consumidor, que pode ter maior controle sobre as contas que estão em seu nome.

Aliás, isso também auxilia no reconhecimento de fraudes. Por exemplo, quando alguém abre uma conta ou contrata um serviço financeiro em nome de terceiro.

Quais são as informações do Mapa de Contas?

Nesse documento é possível encontrar as seguintes informações sobre a conta:

  • Instituição de origem;
  • Número de conta;
  • Tipo de relação entre a instituição bancária e o consumidor;
  • Data de abertura e data de encerramento de cada conta;
  • Tipo de conta.

Portanto, o mapa traz informações bastante completas e que ajudam você no controle financeiro.

Quais contas aparecem no Mapa de Contas?

São 4 os tipos de contas que podem aparecer no mapa de contas:

  • De depósito;
  • De pagamentos;
  • De instrumentos financeiros;
  • De crédito.

Como obter o Mapa de Contas?

Confira o passo a passo de como ter o Mapa de Contas e saber quais contas bancárias estão em seu nome:

  • Para começar, vá até o site do Banco de Portugal;
  • Na página inicial, clique em “Particulares”, na parte superior direita da tela;
  • Logo depois, clique na opção “Base de Dados de Contas”.
  • Neste momento, leia as condições de acesso e as aceite;
  • Em seguida, clique em “Obter Mapa”;
  • Para seguir, você deverá informar suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou, então, usará o seu Cartão de Cidadão com um leitor próprio;
  • Por fim, depois de fazer sua identificação, o sistema dará acesso ao Mapa de Contas. Basta fazer o download para guardá-lo no seu computador ou celular.

Como ler o Mapa de Contas?

Veja quais são as expressões contidas no mapa de contas e saiba como ler o documento para saber quais contas bancárias estão em seu nome:

  • Informação comunicada pela instituição: indica qual foi a instituição (de pagamento, de depósito ou bancária) que comunicou a abertura de conta em seu nome;
  • Número de conta: sequência numérica que indica qual é a sua conta;
  • Tipo de conta: de depósito bancário, de pagamento, de crédito ou de instrumentos financeiros;
  • Subtipo de conta: informa tipos de depósitos ou produtos de crédito;
  • Abertura e Encerramento: indicam, respectivamente, qual foi a data de abertura da conta e qual a data de seu encerramento, caso já tenha ocorrido;
  • Relação: indica se você é um dos titulares da conta ou se tem outra relação com ela, como autorização do titular para movimentá-la.
  • Início: refere-se ao início da relação de terceiro (caso em que você não é dono da conta, mas pode movimentá-la), o que é diferente da data de abertura.

O que fazer com os dados do Mapa de Contas?

imagem de uma pessoa pesquisando no computador quantas contas bancárias estão em seu nome
É possível encerrar contas em desuso, por exemplo. Fonte: Pexels.

Após saber quais são as contas bancárias que estão em seu nome, você pode tomar algumas atitudes. Veja quais são!

Descubra a situação das contas

Por exemplo, caso tenha contas esquecidas, que você abriu, mas deixou de lado, busque contatar o banco. Descubra se há saldo ou se há alguma dívida referente à conta.

Afinal, caso ela exigisse o pagamento de taxas de manutenção é possível que eventual saldo tenha sido consumido, ao menos em parte, nele. Também, que você esteja em dívida com a instituição.

Mesmo que não seja este o caso, ao contatar o banco você pode descobrir saldo restante e, assim, resgatá-lo.

Encerre as contas em desuso

Além disso, encerre as contas que não são utilizadas. Principalmente aquelas que existiam, mas que foram apagadas da memória por falta de utilidade.

Assim, apenas resolva as pendências referentes a essas contas e as encerre. Isso facilita a sua gestão das finanças, evita confusões financeiras e dispensa taxas desnecessárias.

Contas não reconhecidas por você

Por outro lado, se houver conta aberta em seu nome cuja abertura você não reconheça, entre em contato com o banco. Nessa hipótese você pode ter sido vítima de uma fraude.

Não raro golpistas abrem contas ou contratam serviços financeiros diversos em nome de um consumidor. 

Assim, informe à instituição que não foi você quem abriu a conta, descubra a situação na qual ela se encontra e se houve a contratação de outros serviços.

A instituição bancária irá lhe orientar quanto ao que fazer nessa situação. Portanto, entre em contato o mais rapidamente possível.

Obtenha o Mapa de Contas periodicamente

Por fim, lembre-se de obter o Mapa de Contas para saber quais contas bancárias estão em seu nome com certa periodicidade. Assim, acompanhe seus dados financeiros e se proteja contra fraudes!

E, se quiser saber mais sobre educação financeira, contas bancárias e ainda possíveis dívidas em aberto, entenda a seguir mais informações sobre a lista negra do Banco de Portugal!

Logo Banco de Portugal

Saiba se está na lista negra do Banco de Portugal e como sair: passo a passo!

Saber se está na lista negra do Banco de Portugal é essencial para todos que possuem contratos com serviços financeiros. Aprenda, hoje, como verificar se está na lista e como sair dela!

Em Alta

content

Como conseguir um passaporte europeu: guia prático!

Quer saber como conseguir o passaporte europeu? Antes de mais nada, é necessário ter ascendência europeia para ter a dupla cidadania!

Continue lendo
content

Como abrir sua conta poupança no Openbank?

Veja aqui como abrir conta poupança Openbank e aproveite todas as suas vantagens, como adesão online e anuidade gratuita!

Continue lendo
content

Caixa Geral de Depósitos Review: conheça tudo sobre esse banco português

Neste Review da Caixa Geral de Depósitos, conheça tudo sobre esse banco português fundado em 1876! Ele oferece seguros, créditos e mais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guia completo para comprar passagem Ryanair: Dicas e melhores preços

Comprar passagem com a Ryanair é fácil, rápido e que pode ser realizado em poucos minutos. Não perca a oportunidade de saber como economizar!

Continue lendo
content

Banco CTT: saiba como a instituição funciona e os principais serviços disponíveis

O banco CTT oferece linhas de crédito, seguros, opções de investimento e muito mais para seus clientes. Conheça tudo sobre o banco aqui!

Continue lendo
content

Como aderir à plataforma ActivoTrader?

Aderir à ActivoTrader pode dar a você acesso a uma série de serviços de investimentos com auxílio de especialistas. Confira como aproveitar!

Continue lendo