Curiosidades
Recibo Verde: o que é?
Já ouviu falar do termo “Recibo Verde”? Esse é um termo do universo do trabalho que faz referência ao emprego autônomo. Descubra se você se enquadra nessa definição e entenda como emitir o seu.
Anúncios
Conheça mais sobre o Recibo Verde: trabalhe como autônomo!
Se você quer descobrir o que é o Recibo Verde, fique tranquilo que vamos te explicar todos os detalhes! Além disso, você ainda vai saber para que serve e tudo sobre como emitir o seu!
Então, o Recibo Verde é a forma pela qual trabalhadores autônomos são conhecidos em Portugal. Ou seja, são profissionais independentes que prestam algum tipo de serviço a uma empresa ou terceiro.
Quais os tipos de visto em Portugal?
São diversos os tipos de visto que você pode solicitar em Portugal. Descubra qual é o tipo que mais se relaciona com a sua necessidade.
Ou seja, para aqueles que não possuem vínculo empregatício. Assim, você pode trabalhar de forma pontual ou permanente.
Além disso, sendo Recibo Verde, você não é elegível para alguns benefícios e tem maior dificuldade de acesso à Segurança Social. Então, fique atento e avalie sua proposta de trabalho.
Porque Recibo Verde?
Aliás, o termo Recibo Verde existe em relação ao comprovante de pagamento pelo serviço. Antigamente, o papel preenchido para o recibo era verde. Assim o nome permaneceu mesmo com a modernização do sistema.
Desse modo, você pode emitir seu recibo pela internet através do Portal das Finanças. Além disso, você também pode emitir outros dois tipos de documentos: fatura e recibo-fatura. Vamos conhecer mais sobre cada um?
Você será redirecionado a outro site
Recibo
Esse é o documento que precisa ser emitido quando você recebe o pagamento pelo serviço prestado à empresa que se associou.
Fatura
Sempre que você fizer uma transação comercial, deve emitir uma fatura. Mas, fique atento, a fatura não substitui a emissão do recibo!
Recibo-Fatura
Este documento junta os dois documentos anteriores em apenas um, facilitando a emissão e contabilidade.
Recibo Verde ou Contratado?
A diferença entre trabalhar como Recibo Verde ou contratado de uma empresa é bem grande e toca em diferentes pontos.
Assim, no caso de ser um recibo verde você tem alguns direitos a menos, mas também possui algumas vantagens. Além disso, o trabalhador autônomo tem algumas obrigações.
Como, por exemplo, pagar os devidos impostos IRS e IVA. Além disso, é necessário contribuir com a Segurança Social, contratar seguro de trabalho. Ademais, deve fazer uma declaração periódica dos valores recebidos.
Mas vamos ver mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens de ser Recibo Verde? Assim você entender melhor como o sistema funciona.
Vantagens e Desvantagens
Primeiramente, uma boa vantagem é trabalhar com horário flexível. Ou seja, você não precisa cumprir um horário pré-estabelecido. Mas deve entrar no prazo combinado o serviço contratado.
Além disso, como Recibo Verde, você não precisa trabalhar diariamente na sede da empresa. Você também organiza sua locomoção.
Por outro lado, uma das desvantagens é a ausência de alguns direitos e benefícios que contemplam trabalhadores contratados. Como, ausência de direito a férias remuneradas e subsídio de natal.
Ademais, você também precisa se planejar para momentos em que a oferta de serviço diminui. Isso porque os trabalhos não são constantes e você pode fazer mais dinheiro em um mês do que no seguinte.
Direitos
Assim, alguns direitos de que quem contribui com a Segurança Social são:
- Seguro desemprego;
- Seguro doença;
- Seguro parentalidade.
Contudo, como mencionado antes, as regras para a obtenção desse benefícios é mais complexa e exige mais regras de você. Mas, fique atento aos seus direitos profissionais!
Se torne um Recibo Verde
Para começar a trabalhar como autônomo é bastante simples. Assim, você deve realizar o cadastro da sua atividade profissional no sítio do Portal das Finanças.
Desse modo, entregue alguns documentos, como declaração da atividade. Por fim, é só escolher o regime de contabilidade da sua empresa.
Esse regime pode ser Simplificado, para pessoas que ganham menos de 200 mil euros por ano. Mas também pode ser de Contabilidade Organizada para valores superiores ao mencionado.
Ademais, basta aguardar a confirmação e aprovação do Portal das Finanças. Depois,já pode prestar serviços e emitir seus recibos. Mas, como fazer isso?
Como emitir o Recibo Verde
Aliás, caso se interesse em ser um recibo verde, isso é possível e fácil de ser realizado. Primeiramente, você precisa entrar no sítio do Portal das Finanças.
Em seguida, na barra de pesquisa no canto direito da tela você deve escrever “recibo verde” e clicar na lupa.
Como encontrar vaga de trabalho?
Descubra diferentes oportunidades de emprego e dicas sobre como encontrar uma boa vaga. São diversas empresas que oferecem múltiplos cargos, basta saber se eles se adequam ao seu perfil.
Assim, você será redirecionado para uma nova página com algumas opções. Clique em aceder na primeira que aparecer: “Faturas e Recibos Verdes”.
Vale lembrar que nesse ponto você já deve estar cadastrado e logado com sua conta no sítio. Caso ainda não esteja, esse é o momento de fazê-lo. Preencha suas informações e entre na plataforma.
Passo a passo para emitir o Recibo Verde
Agora, na página de faturas e recibos verdes, você pode tanto consultar quanto emitir. Assim, clique na opção “emitir”.
Em seguida, você deve escolher entre “fatura/fatura-recibo” e “Recibo”. Clique na primeira opção e preencha as informações solicitadas.
Assim, algumas das informações solicitadas são: data da prestação do serviço, o tipo de documento, nome, endereço, NIF.
Além disso, você deve adicionar outros dados pessoais e relativos ao exercício da sua atividade profissional e do serviço em questão. Como, por exemplo, dados do seu cliente.
“Transmissão de bens ou da Prestação de serviços”
Essa etapa pode ser a mais complexa para emitir seu recibo. Isso porque precisará colocar o seu regime de IVA, valor da nota e descrever o serviço. Então, preste atenção e siga o passo a passo!
Para escolher seu regime de IVA você deve saber se sua atividade é isenta de taxa. Além disso, se você arrecada anualmente até 12.500 euros, também está isento do pagamento do IVA.
Então investigue todas essas informações. Além disso, se seu arrecadamento anual não ultrapassa o valor citado, também está isento do IRS. A porcentagem mais comum é a de 100%.
Mas, se esse não for seu caso, procure a porcentagem que deve aplicar de acordo com sua situação, como emigrante, médicos ou pessoas com invalidez. Ainda se você tem receita superior ao valor mencionado deve preencher a retenção na fonte do IRS.
Descubra como trabalhar na Glovo!
E então, gostou de conhecer mais sobre o Recibo Verde? Mas, que tal conhecer algumas opções de trabalho em Portugal?
Uma das empresas que fazem sucesso no trabalho autônomo é o Glovo! Esse é um app de entregas. Assim, você pode trabalhar como estafeta, ou seja, entregador.
Para isso, você só precisa de um celular e um veículo qualquer, pode até ser uma bicicleta! Achou interessante?
Então, clique no link abaixo e descubra como fazer para trabalhar nesta empresa seguindo o nosso passo a passo exclusivo!
Como aplicar a vaga de estafeta no Glovo?
Começar a trabalhar no Glovo é muito fácil. Você só precisa acessar o sítio do app da empresa e realizar um breve cadastro. Entenda como funciona o procedimento e concorra a vagas!
Em Alta
Saiba como contratar a Finance Star e tenha assistência para empréstimo!
Ao contratar a Finance Star Crédito Pessoal você tem assistência de qualidade para contratar o crédito de sua preferência. Saiba como fazer!
Continue lendoGuia completo: Abrir conta em um banco de Portugal
Abrir uma conta em qualquer banco em Portugal é fundamental para quem quer realizar transações monetárias e ter liberdade financeira no país.
Continue lendoComo solicitar o Crédito habitação Millennium BCP?
O crédito habitação Millennium BCP é indicado para pessoas que buscam praticidade e segurança ao comprar um imóvel. Veja como contratá-lo!
Continue lendoVocê também pode gostar
O que são microcréditos e quais são as suas vantagens?
Precisa de dinheiro extra? Veja o que são microcréditos e suas vantagens para usá-los e conquistar sonhos a juros baixos e fáceis de pagar.
Continue lendoConheça o crédito pessoal MrFinan!
O MrFinan crédito pessoal é perfeito para quem acumula mais de uma dívida e precisa de um alívio financeiro. Conheça aqui como ele funciona!
Continue lendoCrédito Habitação vs Crédito Pessoal: qual a melhor opção?
Crédito habitação vs Crédito Pessoal: Confira qual é o melhor e como cada um funciona e faça a melhor escolha na hora de contratar!
Continue lendo